Skip to content
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2020/2021
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário (candidatos)
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Núcleo de Empresas e Tecnologias
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
    • Política de Privacidade
  • Ensino
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
  • Prestação de Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
    • Travel with UPT
  • Incoming Students Country Flag EN
    • About UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Useful Information
      • Enjoying life
    • Course Catalogue
    • Erasmus+ Partnerships
    • Enjoying life
    • Portuguese language and Culture
    • Living in the town
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Participation in Projects
    • Buddy UPT
    • Contacts
    • Photos and Testimonials
    • International Credit Mobility
      • ICM 2019-2021 description
      • ICM 2018-2020 description
      • ICM 2017-2019 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (China) - FINALISED
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (Brasil) - FINALISED
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2020/2021
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário (candidatos)
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Núcleo de Empresas e Tecnologias
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
    • Política de Privacidade
  • Ensino
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
  • Prestação de Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
    • Travel with UPT
  • Incoming Students Country Flag EN
    • About UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Useful Information
      • Enjoying life
    • Course Catalogue
    • Erasmus+ Partnerships
    • Enjoying life
    • Portuguese language and Culture
    • Living in the town
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Participation in Projects
    • Buddy UPT
    • Contacts
    • Photos and Testimonials
    • International Credit Mobility
      • ICM 2019-2021 description
      • ICM 2018-2020 description
      • ICM 2017-2019 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (China) - FINALISED
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (Brasil) - FINALISED
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
Address Icon
Como chegar
| Envelope Icon
Contactos
Country Flag EN
Perguntas
Frequentes

Está a utilizar uma versão desatualizada do seu Internet Explorer (A versão atualmente suportada pela Microsoft - Internet Explorer 11 - ficou disponível em Novembro de 2013). As versões anteriores deixaram de ser suportadas pela Microsoft em 12 de Janeiro de 2016. Por favor atualize a sua versão ou utilize outro browser para usufruir em pleno de todas as funcionalidades do SIUPT, obrigado.

contactos e horários

×

localização

×

Copyright e agradecimentos

×

Gestão e Desenvolvimento de Projetos 2020/2021

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

corpo docente

  • Andreia dos Santos Gouveia
  • apresentação
  • conteúdos
  • competências relevantes

Objetivos

No final desta Unidade Curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Identificar e relacionar os componentes fundamentais de um projeto educativo;
2. Analisar e refletir sobre projetos educativos de âmbito nacional e internacional;
3. Distinguir e articular o projeto educativo com outros instrumentos de gestão curricular;
4. Estruturar um projeto coerente com as necessidades educativas da escola e com a gestão autónoma e local do currículo;
5. Avaliar a importância da gestão e desenvolvimento de projetos no exercício dos cargos de gestão da escola.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

A presente unidade curricular tem um caráter teórico- prático, uma vez que existirá por parte da docente exposição e clarificação de conceitos, assim como recurso a leitura e análise individual de documentos de trabalho (de natureza normativa e teórica) considerados pertinentes, para posterior reflexão conjunta e elaboração de trabalhos. Serão ainda realizados debates sobre as temáticas em análise sustentados nos conteúdos lecionados enriquecidos com pesquisas bibliográficas. Recorrer-se-á à análise e discussão de estudos de caso. Relativamente à avaliação, esta será do tipo contínua. Neste sentido, a avaliação será composta por assiduidade/participação (10%); uma reflexão crítica - estudo de caso (peso de 30%); e um trabalho final escrito e defesa oral(peso 60%).

Conteúdos Programáticos

1.Projeto Educativo
1.1.Polissemia do conceito de projeto
1.2.Evolução político normativa no contexto do sistema educativo português
1.3.Como se distinguem e articulam o projeto educativo e outros instrumentos de gestão curricular
2.A autonomia da escola e os seus projetos como desafio para a definição de estratégias de gestão.
3.Processo de construção, monitorização e avaliação de projetos educativos:
3.1.1. Conteúdos e fases;
3.1.2. Participação dos diferentes membros da comunidade educativa.
3.1.3. Diagnóstico estratégico - importância e procedimentos.
3.1.4. Missão e visão – construção.
3.1.5. Metas e indicadores de verificação.
3.1.6. Dispositivos de avaliação.
3.1.7. Plano de comunicação/divulgação.
4.Estudos de caso.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Azevedo, R. (coord.) (2011). Projetos Educativos: elaboração, monitorização e avaliação – guião de apoio. Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos – guião prático. Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Costa. J. (2007). Projectos em Educação: contributos de análise educacional. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Fontoura, M. (2006). Do projecto educativo de escola aos projectos curriculares. Fundamentos, processos e procedimentos. Porto: Porto Editora.
Roldão, V. (2007). Gestão de Projectos. Lisboa: Monitor

Bibliografia Complementar

Alves, M. (2003). Organização, gestão e projectos educativos as escolas. Porto: Edições ASA.
Costa, J. (2003). Projectos educativos das escolas: um contributo para a sua (des)construção. Revista Educação & Sociedade, 24 (85). Campinas (pp. 1319-1340).
Costa. J. (2004). Construção de projectos educativos nas escolas: traços de um percurso debilmente articulado. Revista Portuguesa de Educação, 17, 2. Universidade do Minho – Braga (pp. 85-114).
European Commission (2004). Project Cycle Management. Brussels: EC.
Freitas, C. (1997). Gestão e avaliação de projectos nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional

Planificação Semanal

Apresentação da UC
1.Projeto Educativo
1.1.Polissemia do conceito de projeto
1.2.Evolução político normativa no contexto do sistema educativo português
1.3.Como se distinguem e articulam o projeto educativo e outros instrumentos de gestão curricular
2.A autonomia da escola e os seus projetos como desafio para a definição de estratégias de gestão.
3.Processo de construção, monitorização e avaliação de projetos educativos:
3.1.1. Conteúdos e fases;
3.1.2. Participação dos diferentes membros da comunidade educativa.
3.1.3. Diagnóstico estratégico - importância e procedimentos.
3.1.4. Missão e visão – construção.
3.1.5. Metas e indicadores de verificação.
3.1.6. Dispositivos de avaliação.
3.1.7. Plano de comunicação/divulgação.
4.Estudos de caso.
Avaliação e encerramento da UC.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos curriculares enumerados como 1 e 2 permitirão aos estudantes construir um referencial teórico que permita a problematização e reflexão crítica, e compreender a importância da gestão e desenvolvimento de projetos no exercício dos cargos de gestão da escola; A lecionação do conteúdo curricular 1.3, permitirá distinguir e articular o projeto educativo com outros instrumentos de gestão curricular A lecionação dos conteúdos curriculares que compõem o ponto 3 permitirão atingir os seguintes objetivos de aprendizagem: Identificar e relacionar os componentes fundamentais de um projeto educativo; e estruturar um projeto coerente com as necessidades educativas da escola e com a gestão autónoma e local do currículo; O conteúdo curricular enumerado como 4 permitirá analisar e refletir sobre projetos educativos de âmbito nacional e internacional.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A leitura e interpretação de textos e legislação fornecidos pela docente, seguido de debate em grande grupo com os estudantes permitirão aos mesmos “distinguir e articular o projeto educativo com outros instrumentos de gestão curricular” e “avaliar a importância da gestão e desenvolvimento de projetos no exercício dos cargos de gestão da escola. A elaboração de trabalhos de pares e em grupo, associados a trabalhos de pesquisa e exposição teórica da docente contribuirão para a concretização dos objetivos, a saber: “identificar e relacionar os componentes fundamentais de um projeto educativo” e “Estruturar um projeto coerente com as necessidades educativas da escola e com a gestão autónoma e local do currículo. A análise de casos de estudo contribuirá para o desenvolvimento de competências de análise e reflexão sobre projetos educativos de âmbito nacional e internacional.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Parceiros
logótipo apesplogótipo universialogótipo b onlogótipo empregos managerlogótipo degoislogótipo aulplogótipo aulp
Contactos Universidade Portucalense
  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541
  • 4200-072 Porto
  • Telefone: +351 225 572 000 | Email: upt@upt.pt
  •  
  • mais contactos e horários
  • localização e acessibilidades
  • mapa do site
  • visita virtual
iso9001iso9001
Siga-nos
  •  
  •  
  •  
  •  
Portais
  • SIUPT
  • Moodle
  • Webmail - Estudantes
  • Webmail - Colaboradores
  • Biblioteca
  • Solicitação Serviço
  • Portal de Emprego novo
  • COVID-19 novo
  • Livro de Reclamações
© 2021 Universidade Portucalense