Skip to content
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2021/2022
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário (candidatos)
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Núcleo de Empresas e Tecnologias
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
    • Política de Privacidade
  • Ensino
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
  • Prestação de Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
    • Travel with UPT
  • Incoming Students Country Flag EN
    • About UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Useful Information
      • Enjoying life
    • Course Catalogue
    • Erasmus+ Partnerships
    • Enjoying life
    • Portuguese language and Culture
    • Living in the town
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Participation in Projects
    • Buddy UPT
    • Contacts
    • Photos and Testimonials
    • International Credit Mobility
      • ICM 2019-2021 description
      • ICM 2018-2020 description
      • ICM 2017-2019 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (China) - FINALISED
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (Brasil) - FINALISED
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2021/2022
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário (candidatos)
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Núcleo de Empresas e Tecnologias
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
    • Política de Privacidade
  • Ensino
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
  • Prestação de Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
    • Travel with UPT
  • Incoming Students Country Flag EN
    • About UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Useful Information
      • Enjoying life
    • Course Catalogue
    • Erasmus+ Partnerships
    • Enjoying life
    • Portuguese language and Culture
    • Living in the town
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Participation in Projects
    • Buddy UPT
    • Contacts
    • Photos and Testimonials
    • International Credit Mobility
      • ICM 2019-2021 description
      • ICM 2018-2020 description
      • ICM 2017-2019 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (China) - FINALISED
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (Brasil) - FINALISED
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
Address Icon
Como chegar
| Envelope Icon
Contactos
Country Flag EN
Perguntas
Frequentes

Está a utilizar uma versão desatualizada do seu Internet Explorer (A versão atualmente suportada pela Microsoft - Internet Explorer 11 - ficou disponível em Novembro de 2013). As versões anteriores deixaram de ser suportadas pela Microsoft em 12 de Janeiro de 2016. Por favor atualize a sua versão ou utilize outro browser para usufruir em pleno de todas as funcionalidades do SIUPT, obrigado.

contactos e horários

×

localização

×

Copyright e agradecimentos

×

Investigação e Intervenção em Património Museológico 2020/2021

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

corpo docente

  • Maria de Fatima Matos da Silva
  • Ana Patricia S. Lapa Remelgado
  • apresentação
  • conteúdos
  • competências relevantes

Objetivos

- Aprofundar os conhecimentos sobre as boas práticas na área do Património Museológico;
- Articular os conhecimentos científicos com as valências técnicas e práticas dos distintos contextos profissionais;
- Aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos pelo estudo histórico-artístico dos bens patrimoniais à prática da gestão, interpretação e conservação e restauro do Património Museológico;
- Definir objetivos e metodologias de trabalho;
- Adquirir as valências fundamentais para efetuar a gestão de coleções museológicas;
- Estudar e desenvolver métodos de conservação preventiva aplicável ao Património Museológico;
- Adquirir valências para implementar projetos de interpretação, valorização, acessibilidades e mostra pública do Património Museológico;
- Apresentar demonstrado os resultados obtidos com a investigação;
- Definir a área de especialidade de investigação.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

De acordo com o caráter teórico/prático da unidade curricular serão adotados:
- Método expositivo em articulação com o método interrogativo de forma a promover a transmissão de conhecimentos em aulas teórico-práticas;
Estudo de casos com resolução de situações de casos reais ou simulados, em actividades individuais ou de grupos, de forma cooperativa; seminários; visitas externas ou de estudo; visitas virtuais.
- Aprendizagem autónoma através da realização de projectos de pesquisa sobre um tema à escolha apresentado posteriormente pelo aluno promovendo um debate reflexivo;
- Orientação académica: acompanhamento tutorial, presencial ou virtual (com uso do correio electrónico), em carácter de atenção individual; actividades de busca e recuperação da informação, na Internet.

Conteúdos Programáticos

1 - Revisão de conceitos fundamentais em investigação e intervenção do Património Museológico
2 - Evolução histórica da Museologia
3 - Investigação e intervenção no Património Museológico: a importância da conservação preventiva e da acessibilidade universal
4 - Análise, interpretação, valorização e comunicação acessível do Património Museológico: práticas de intervenção e atuação
4. 1. Estudos de caso
5 - Projetos de investigação: definição de temas; objetivos; metodologia; desenvolvimento das distintas fases
6 - Análise e debate dos resultados obtidos com a pesquisa/investigação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ALONSO FERNÁNDEZ, L.; GARCIA Fernández, I. (2003) – Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montage, Madrid, Alianza Edit.S.A.
AMBROSE,Timothy; PAINE, Crispin (1993) – Museum Basics, London, Leicester Univ. Press.
DROTNER, Kirsten; SCHRODER, Kim Christian (2021) -, Museum Communication and Social Media. The Connecte Museum, RoutledGE.
EDSON, Garry, DEAN, David (1994) – The handbook for museums, Routledge.
GARCIA FERNÁNDEZ, Isabel (1999) – La conservación preventiva y la exposición de objetos y obras de arte, Murcia, Editorial K.
HARVEY, R., MAHARD, M. (2014) – The Preservation Management Handbook: a 21st century guide for libraries, archives and museums. Maryland: Rowman & Littlefield.
HERNANDÉZ HERNANÉZ, Francisca (1994) – Manual de Museologia, Madrid, Editorial Síntesis S.A.
McCARTHY, C. (Ed.) (2015) - Museum Practice. Malden, MA: Wiley Blackwell.
MCMANUS, P. (2009). Archaeological displays and the public: Museology and interpretation. Walnut Creek, CA: Left Coast

Bibliografia Complementar

De acordo com as necessidades apresentadas serão disponibilizadas e entregues outras fontes de informação.

Planificação Semanal

Semana 1 - Apresentação da unidade curricular e considerações gerais sobre os conteúdos programáticos, a metodologia de ensino e sua planificação, a análise da bibliografia e o tipo de sistema de avaliação.
Revisão de conceitos fundamentais em investigação e intervenção do Património Museológico.

Semana 2 - Evolução histórica da Museologia.

Semanas 3 e 4 - Investigação e intervenção no Património Museológico: a importância da conservação preventiva e da acessibilidade universal.

Semana 5 - Apresentação e análise dos objetivos dos projetos de investigação a desenvolver pelos alunos.

Semanas 6 e 7 - Análise, interpretação, valorização e comunicação acessível do Património Museológico.

Semanas 8, 9, 11 e 12 - Organização e participação em diversos webinares, seminários, visitas de estudo.

Semanas 10, 13, 14 e 15 - Projetos de investigação em Museologia: definição de temas; objetivos e metodologia¸ desenvolvimento das distintas fases. Análise e debate dos resultados obtidos com a pesquisa/investigação.

Coerência do programa para com os objetivos

De acordo com os objetivos traçados para a unidade curricular, as aulas estarão fortemente baseadas no estudo de casos reais e na resolução de problemas, sempre o objetivo principal o desenvolvimento do conhecimento de conceitos fundamentais e investigação e intervenção em Património Museológico e sua evolução histórica. Desta forma o aluno será acompanhado e levado a desenvolver a sua capacidade crítica e de análise, estabelecendo e definindo uma postura coerente e fundamentada perante a investigação e intervenção, com destaque para a conservação preventiva e para a acessibilidade universal, resultando na capacidade de apresentar e defender um ponto de vista coerente. Com um conhecimento alargado de boas práticas, instituições e teorias, o aluno terá a capacidade de estabelecer uma visão coerente, rigorosa, completa e crítica quanto aos diversos tipos de investigação e intervenção no Património Museológico, assim como desenvolver a sua capacidade de investigação individual.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

De acordo com as exigências da unidade curricular, os métodos de ensino são ajustáveis tendo em conta as necessidades apresentadas pelo grupo. Maioritariamente, a unidade curricular desenvolve-se através de aulas com breves exposições teóricas, no sentido de rever conceitos e princípios éticos e teóricos que caracterizam a atividade, passando para a interpretação e avaliação de situações concretas e efetivas da prática da conservação/restauro através de estudos de caso, trabalhos de grupo e visitas de estudo. De forma a consolidar os conhecimentos serão transmitidos através da análise e interpretação de artigos e documentos variados, dando grande importância à análise de situações e casos reais. É de salientar a dinâmica criada em aula, através da discussão e compreensão de situações apresentadas pelos próprios alunos, resultado da sua experiência profissional e extra académica e de um orientação tutorial próxima e empenhada. O aluno desta forma alcança a maturidade teórica necessária

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações Sim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a qualidade Sim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Parceiros
logótipo apesplogótipo universialogótipo b onlogótipo empregos managerlogótipo degoislogótipo aulplogótipo aulp
Contactos Universidade Portucalense
  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541
  • 4200-072 Porto
  • Telefone: +351 225 572 000 | Email: upt@upt.pt
  •  
  • mais contactos e horários
  • localização e acessibilidades
  • mapa do site
  • visita virtual
iso9001iso9001
Siga-nos
  •  
  •  
  •  
  •  
Portais
  • SIUPT
  • Moodle
  • Webmail - Estudantes
  • Webmail - Colaboradores
  • Biblioteca
  • Solicitação Serviço
  • Portal de Emprego novo
  • COVID-19 novo
  • Livro de Reclamações
© 2021 Universidade Portucalense