Deteção Remota Aplicada ao Património 2020/2021
- 8 ECTS
- Lecionada em Português
- Avaliação Final
- apresentação
- conteúdos
- competências relevantes
Objetivos
O objectivo geral desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos em técnicas de análise e documentação não invasiva de obras de património com recurso às mais recentes técnicas de fotografia e imagiologia digital, aplicada ao registo e georreferenciação de património histórico, artístico, arqueológico e arquitetónico. No final do semestre, no âmbito desta disciplina os alunos deverão atingir os seguintes objectivos:
1-Serem capazes de captar e produzir as suas próprias imagens fotográficas, com boa gestão de cor, operando em total autonomia;
2-Os alunos deverão ser capazes de georreferenciar as suas próprias imagens fotográficas com recurso a aplicações informáticas simples.
3-Deverão descrever (e interpretar) as principais características de uma imagem de Deteção Remota (resolução espacial e radiométrica).
4-Capacidade compreender e utilizar Sistemas de Informação Geográfica simples.
Pré-Requisitos Recomendados
Não se aplica.
Método de Ensino
De acordo com o caráter teórico/prático da unidade curricular serão adotados:
- métodos expositivo: aulas teóricas e teórico práticas;
- estudo e discussão de casos: através do contato com casos reais (in situ ou através de imagens, descrições, artigos, etc.);
- projeto e estudo independente: exposição e discussão dos temas a desenvolver, apresentação oral e defesa do tema selecionado;
- orientação académica: presenciais e virtuais.
Conteúdos Programáticos
A luz e suas características. A máquina fotográfica e seu uso. A iluminação natural e artificial. Sensores digitais e imagens digitais. A fotografia de obras de arte e suas técnicas específicas – luz directa, rasante e transmitida e sua interpretação. O uso de radiação não-visível no estudo e documentação de património e interpretação das imagens registadas com estes tipos de radiação. Introdução à detecção remota e definição de conceitos. Principais características de uma imagem de Deteção Remota (resolução espacial e radiométrica, bandas, formatos e compressão). Aplicação da Deteção Remota às várias áreas do saber (ex. geografia, geologia, história, arqueologia, biologia, urbanismo, planeamento local e regional). Uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) associado a georreferenciação de imagens, obtidas por métodos de detecção remota ou por registo fotográfico simples. Estudo de casos de detecção remota aplicada à investigação e salvaguarda do património.
Bibliografia e Webgrafia Recomendada
BERNARDO, L.M. Histórias da Luz e das Cores. U. Porto Editorial: Porto, 2010. Vol. 3.
BIGRAS, C.; Choquette, M. Powel, J. Lighting Methods for photographing Museum objects. Canadian Conservation Institute: Ottawa, 2010.
FONSECA, A.D; Fernandes, J.C. Detecção Remota: Lidel: Lisboa, 2004.
MACDONALD, L. dir. Digital Heritage – Applying Digital Imaging to Cultural Heritage. 1st ed. Elsevier: Oxford, 2006.
ALDROVANDI, A.; Picollo, M. Metodi di documentazione e indagini non invasive sui dipinti. Il Prato: Padova, 2001.
HART, R. Photographing your artwork. 2nd ed. Amherst Media: Buffalo, 2000.
SADDINGTON, R. The Quick & Easy guide to photographing your artwork. 1st ed. North Light Books: Cincinnati, 2003.
CASINI, A. et al. Image spectroscopy mapping technique for non-invasive analysis of paintings. Studies in conservation, N.º 44. (1999), pp. 39-48.
COLLINS, Sheldan. How to photograph works of art. 2nd ed., Amphoto: New York, 1992.
Bibliografia Complementar
DEALENEY, J. et al. Multispectral Imaging of Paintings in the Infrared to Detect and Map Blue Pigments. [Em linha]. Disponível em WWW: URL<http://orsted.nap.edu/openbook.php?chapselect=yo&page=120&record_id=11413&Jump+to+Specified+Page.x=14&Jump+to+Specified+Page.y=13>. [Consult: 5 Jan.2007].
DURÁN-DOMINGUEZ, G.; Sanjosé-Blasco, J., dir.- Inovaciones en las Tecnologías de la Información Aplicadas a la Conservación del Património. AGCEX: Merida, 2008.
FISCHER, C. et al. Multispectral and hyperspectral imaging Technologies in conservation: current research and potential applications. Reviews in conservation, N.º 7. (2006), pp. 3-16.
Planificação Semanal
Semana 1: Apresentação da unidade curricular: considerações sobre os conteúdos programáticos, a bibliografia, o sistema de avaliação. Informações diversas e enquadramento dos trabalhos a desenvolver no âmbito da disciplina. Introdução à detecção remota e à captação de imagens digitais para documentação Património Artístico, Arquitectónico e Arqueológico. Exemplos.
Semana 2 a 5: O registo fotográfico com câmaras digitais. Funcionamento da câmara e parâmetros a ter em conta para realizar registo fotográfico com qualidade documental e boa gestão de cor
Semana 6: Introdução aos sistemas de Informação Geográfica (SIG ou GIS).
Profundidade de campo e efeito na nitidez das imagens fotográficas.
Semana 7 a 10: Imagiologia com radiação invísível aplicada ao património artístico e cultural.
Semana 11 e 12: Trabalho prático de SIG.
Deteção Remota aplicada às várias áreas do saber. Georferenciação de imagens e percursos. Ficheiros Log, Google Earth e outros. Trabalho prático de georreferenciação.
Coerência do programa para com os objetivos
Os conteúdos programáticos são claramente coerentes com os objectivos da unidade curricular dado que foram criados conjunta e harmonicamente como uma unidade indissociável sem a qual a unidade curricular não teria qualquer sentido. Por exemplo, a deteção remota às várias áreas do património articula claramente com os objectivos, tal como outros conteúdos mencionadas para que os mesmos sejam transmitidos aos estudantes de uma forma directa, numa interação conjugada que passa pelo aprender vendo fazer e fazendo.
Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos
As metodologias de ensino são manifestamente coerentes com os objectivos da unidade curricular na medida em que estas promovem um ensino teórico-prático aliado à realização de trabalhos de práticos (aprendizagem por projecto), numa metodologia de investigação-ação para que sejam cumpridos os principais objectivos da deteção remota aplicada aos bens culturais. Essa coerência fica clara no exposto relativo aos objectivos e à metodologia de ensino.
competência genérica relevante | desenvolvida? | avaliada? |
---|---|---|
Análise e síntese | Sim | |
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos | ||
Capacidade crítica e de avaliação | ||
Capacidade de investigação | ||
Comportamento ético e responsável | ||
Preocupação com a qualidade |