Skip to content
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2021/2022
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário (candidatos)
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Núcleo de Empresas e Tecnologias
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
    • Política de Privacidade
  • Ensino
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
  • Prestação de Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
    • Travel with UPT
  • Incoming Students Country Flag EN
    • About UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Useful Information
      • Enjoying life
    • Course Catalogue
    • Erasmus+ Partnerships
    • Enjoying life
    • Portuguese language and Culture
    • Living in the town
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Participation in Projects
    • Buddy UPT
    • Contacts
    • Photos and Testimonials
    • International Credit Mobility
      • ICM 2019-2021 description
      • ICM 2018-2020 description
      • ICM 2017-2019 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (China) - FINALISED
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (Brasil) - FINALISED
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2021/2022
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário (candidatos)
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Núcleo de Empresas e Tecnologias
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
    • Política de Privacidade
  • Ensino
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Comunicação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
  • Prestação de Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
    • Travel with UPT
  • Incoming Students Country Flag EN
    • About UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Useful Information
      • Enjoying life
    • Course Catalogue
    • Erasmus+ Partnerships
    • Enjoying life
    • Portuguese language and Culture
    • Living in the town
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Participation in Projects
    • Buddy UPT
    • Contacts
    • Photos and Testimonials
    • International Credit Mobility
      • ICM 2019-2021 description
      • ICM 2018-2020 description
      • ICM 2017-2019 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (China) - FINALISED
      • ICM 2017-2019 Ongoing Project (Brasil) - FINALISED
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
Address Icon
Como chegar
| Envelope Icon
Contactos
Country Flag EN
Perguntas
Frequentes

Está a utilizar uma versão desatualizada do seu Internet Explorer (A versão atualmente suportada pela Microsoft - Internet Explorer 11 - ficou disponível em Novembro de 2013). As versões anteriores deixaram de ser suportadas pela Microsoft em 12 de Janeiro de 2016. Por favor atualize a sua versão ou utilize outro browser para usufruir em pleno de todas as funcionalidades do SIUPT, obrigado.

contactos e horários

×

localização

×

Copyright e agradecimentos

×

Deteção Remota Aplicada ao Património 2020/2021

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

corpo docente

  • Luis Emanuel Bravo de Abreu Santos Pereira
  • Maria de Fatima Matos da Silva
  • apresentação
  • conteúdos
  • competências relevantes

Objetivos

O objectivo geral desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos em técnicas de análise e documentação não invasiva de obras de património com recurso às mais recentes técnicas de fotografia e imagiologia digital, aplicada ao registo e georreferenciação de património histórico, artístico, arqueológico e arquitetónico. No final do semestre, no âmbito desta disciplina os alunos deverão atingir os seguintes objectivos:
1-Serem capazes de captar e produzir as suas próprias imagens fotográficas, com boa gestão de cor, operando em total autonomia;
2-Os alunos deverão ser capazes de georreferenciar as suas próprias imagens fotográficas com recurso a aplicações informáticas simples.
3-Deverão descrever (e interpretar) as principais características de uma imagem de Deteção Remota (resolução espacial e radiométrica).
4-Capacidade compreender e utilizar Sistemas de Informação Geográfica simples.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica.

Método de Ensino

De acordo com o caráter teórico/prático da unidade curricular serão adotados:
- métodos expositivo: aulas teóricas e teórico práticas;
- estudo e discussão de casos: através do contato com casos reais (in situ ou através de imagens, descrições, artigos, etc.);
- projeto e estudo independente: exposição e discussão dos temas a desenvolver, apresentação oral e defesa do tema selecionado;
- orientação académica: presenciais e virtuais.

Conteúdos Programáticos

A luz e suas características. A máquina fotográfica e seu uso. A iluminação natural e artificial. Sensores digitais e imagens digitais. A fotografia de obras de arte e suas técnicas específicas – luz directa, rasante e transmitida e sua interpretação. O uso de radiação não-visível no estudo e documentação de património e interpretação das imagens registadas com estes tipos de radiação. Introdução à detecção remota e definição de conceitos. Principais características de uma imagem de Deteção Remota (resolução espacial e radiométrica, bandas, formatos e compressão). Aplicação da Deteção Remota às várias áreas do saber (ex. geografia, geologia, história, arqueologia, biologia, urbanismo, planeamento local e regional). Uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) associado a georreferenciação de imagens, obtidas por métodos de detecção remota ou por registo fotográfico simples. Estudo de casos de detecção remota aplicada à investigação e salvaguarda do património.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

BERNARDO, L.M. Histórias da Luz e das Cores. U. Porto Editorial: Porto, 2010. Vol. 3.
BIGRAS, C.; Choquette, M. Powel, J. Lighting Methods for photographing Museum objects. Canadian Conservation Institute: Ottawa, 2010.
FONSECA, A.D; Fernandes, J.C. Detecção Remota: Lidel: Lisboa, 2004.
MACDONALD, L. dir. Digital Heritage – Applying Digital Imaging to Cultural Heritage. 1st ed. Elsevier: Oxford, 2006.
ALDROVANDI, A.; Picollo, M. Metodi di documentazione e indagini non invasive sui dipinti. Il Prato: Padova, 2001.
HART, R. Photographing your artwork. 2nd ed. Amherst Media: Buffalo, 2000.
SADDINGTON, R. The Quick & Easy guide to photographing your artwork. 1st ed. North Light Books: Cincinnati, 2003.
CASINI, A. et al. Image spectroscopy mapping technique for non-invasive analysis of paintings. Studies in conservation, N.º 44. (1999), pp. 39-48.
COLLINS, Sheldan. How to photograph works of art. 2nd ed., Amphoto: New York, 1992.

Bibliografia Complementar

DEALENEY, J. et al. Multispectral Imaging of Paintings in the Infrared to Detect and Map Blue Pigments. [Em linha]. Disponível em WWW: URL<http://orsted.nap.edu/openbook.php?chapselect=yo&page=120&record_id=11413&Jump+to+Specified+Page.x=14&Jump+to+Specified+Page.y=13>. [Consult: 5 Jan.2007].
DURÁN-DOMINGUEZ, G.; Sanjosé-Blasco, J., dir.- Inovaciones en las Tecnologías de la Información Aplicadas a la Conservación del Património. AGCEX: Merida, 2008.
FISCHER, C. et al. Multispectral and hyperspectral imaging Technologies in conservation: current research and potential applications. Reviews in conservation, N.º 7. (2006), pp. 3-16.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação da unidade curricular: considerações sobre os conteúdos programáticos, a bibliografia, o sistema de avaliação. Informações diversas e enquadramento dos trabalhos a desenvolver no âmbito da disciplina. Introdução à detecção remota e à captação de imagens digitais para documentação Património Artístico, Arquitectónico e Arqueológico. Exemplos.
Semana 2 a 5: O registo fotográfico com câmaras digitais. Funcionamento da câmara e parâmetros a ter em conta para realizar registo fotográfico com qualidade documental e boa gestão de cor
Semana 6: Introdução aos sistemas de Informação Geográfica (SIG ou GIS).
Profundidade de campo e efeito na nitidez das imagens fotográficas.
Semana 7 a 10: Imagiologia com radiação invísível aplicada ao património artístico e cultural.
Semana 11 e 12: Trabalho prático de SIG.
Deteção Remota aplicada às várias áreas do saber. Georferenciação de imagens e percursos. Ficheiros Log, Google Earth e outros. Trabalho prático de georreferenciação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são claramente coerentes com os objectivos da unidade curricular dado que foram criados conjunta e harmonicamente como uma unidade indissociável sem a qual a unidade curricular não teria qualquer sentido. Por exemplo, a deteção remota às várias áreas do património articula claramente com os objectivos, tal como outros conteúdos mencionadas para que os mesmos sejam transmitidos aos estudantes de uma forma directa, numa interação conjugada que passa pelo aprender vendo fazer e fazendo.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino são manifestamente coerentes com os objectivos da unidade curricular na medida em que estas promovem um ensino teórico-prático aliado à realização de trabalhos de práticos (aprendizagem por projecto), numa metodologia de investigação-ação para que sejam cumpridos os principais objectivos da deteção remota aplicada aos bens culturais. Essa coerência fica clara no exposto relativo aos objectivos e à metodologia de ensino.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de investigação  
Comportamento ético e responsável  
Preocupação com a qualidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Parceiros
logótipo apesplogótipo universialogótipo b onlogótipo empregos managerlogótipo degoislogótipo aulplogótipo aulp
Contactos Universidade Portucalense
  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541
  • 4200-072 Porto
  • Telefone: +351 225 572 000 | Email: upt@upt.pt
  •  
  • mais contactos e horários
  • localização e acessibilidades
  • mapa do site
  • visita virtual
iso9001iso9001
Siga-nos
  •  
  •  
  •  
  •  
Portais
  • SIUPT
  • Moodle
  • Webmail - Estudantes
  • Webmail - Colaboradores
  • Biblioteca
  • Solicitação Serviço
  • Portal de Emprego novo
  • COVID-19 novo
  • Livro de Reclamações
© 2021 Universidade Portucalense