Metodologias de Investigação Científica 2020/2021
- 8 ECTS
- Lecionada em Português
- Avaliação Final
- apresentação
- conteúdos
- competências relevantes
Objetivos
- Desenvolver uma atitude crítica.
- Desenvolver competências básicas de conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação;
- Refletir criticamente metodologias adotadas na investigação científica
- Reconhecer o papel e a importância da formação teórica e prática no domínio da metodologia de investigação;
- Identificar as metodologias e os recursos de consulta bibliográfica e de bases de dados bibliográficos.
- Identificar os principais instrumentos de recolha de dados;
- Identificar as etapas de elaboração e apresentação de trabalhos científicos
Pré-Requisitos Recomendados
Não aplicável
Método de Ensino
Disciplina de carácter teórico-prático, para a qual se adotam os seguintes métodos e técnicas de ensino:
Método expositivo (apresentação de PowerPoint): classes teórico-práticas; estudos de caso; análise critica das opções individuais dos estudantes.
Conteúdos Programáticos
1) Paradigmas do conhecimento científico.
2) Investigação: questões teóricas, éticas e respetiva aplicabilidade;
3) As fases de um projeto de investigação científica: as opções metodológicas;
4) Instrumentos de avaliação;
5) A apresentação académica dos resultados da investigação.
Bibliografia e Webgrafia Recomendada
Andrés, Margarita San, (2010). Algunos recursos online en conservación y restauración del patrimonio", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 2, 136-167, https://doi.org/10.34618/ecr.2.3161.
Blaxter, L., Hughes, C., & Tight, M. (2005). Como se hace una investigación. Barcelona: Editorial Gedisa.
Fortin,N,Marie-Fabienne.(2009). Fundamentos e Etapas do processo de Investigação: Loures, Lusociência.
Merriam, S. B., & Tisdell, E. J. (2016). Qualitative Research: A Guide to Design and Implementation. San Francisco: Jossey-Bass.
Pereira,A; Poupa,C.(2004). Como apresentar em Público teses, relatórios, comunicações usando power-point. Lisboa, edições Silabo.
Poupa, C. e Pereira, A. (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. Lisboa: Sílabo.
Turabian, K. (2018). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. Chicago: The University of Chicago Press.
Bibliografia Complementar
De acordo com as necessidades apresentadas serão disponibilizadas e entregues outras fontes de informação.
Planificação Semanal
Semana 1
Apresentação da unidade curricular e considerações gerais sobre os conteúdos programáticos e sua planificação, a metodologia de ensino, a análise da bibliografia disponível e o tipo de sistema de avaliação.
Definição conjuntamente com os mestrandos dos temas do projeto de investigação com vista a artigo científico.
Semana 2
Paradigmas do conhecimento científico.
Participação em Webinar/Seminário.
Semana 3
Investigação: questões teóricas, éticas e respetiva aplicabilidade.
A conservação e restauro como ciência: a evolução em Portugal.
Semana 4
A investigação em Conservação e Restauro e aos métodos de investigação.
Semana 5
As fases de um projeto de investigação científica: as opções metodológicas.
Apresentação dos objetivos dos projetos de investigação a desenvolver.
Semana 6
Projetos de investigação - desenvolvimento das distintas fases.
Semana 7
Instrumentos de avaliação.
Semana 8
A apresentação académica dos resultados da investigação.
Semana 9
Debate sobre os resultados obtidos com a investigação/artigo científico.
Coerência do programa para com os objetivos
As questões dos paradigmas do conhecimento científico; a investigação e as questões teóricas, éticas e respetiva aplicabilidade; as fases de um projeto de investigação científica e as opções metodológicas permitem desenvolver uma atitude crítica e desenvolver competências básicas de conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação.
Os instrumentos de avaliação e apresentação académica dos resultados da investigação permitem desenvolver competências básicas de conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação e refletir criticamente relativamente às metodologias adotadas na investigação científica.
Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos
Método expositivo (apresentação de PowerPoint): classes teórico-práticas que permitem desenvolver competências básicas de conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação. Identificar as metodologias e os recursos de consulta bibliográfica e de bases de dados bibliográficos reflete-se na importância da formação teórica e prática no domínio da metodologia de investigação e na identificação das etapas de elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Os estudos de caso permitem refletir criticamente sobre as metodologias adotadas na investigação científica. A análise crítica das opções individuais dos estudantes permitem desenvolver uma atitude crítica e identificar os principais instrumentos de recolha de dados.
competência genérica relevante | desenvolvida? | avaliada? |
---|---|---|
Análise e síntese | Sim | Sim |
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos | Sim | Sim |
Capacidade de adaptação a novas situações | Sim | Sim |
Capacidade de investigação | Sim | Sim |
Comportamento ético e responsável | Sim | Sim |
Comunicação oral e escrita | Sim | Sim |
Preocupação com a qualidade | Sim | Sim |