Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Seminário de Investigação 2019/2020

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A UC tem como objetivo geral aprofundar questões epistemológicas e treinar competências metodológicas, para a planificação de um projeto de investigação.
Em particular, o estudante deverá ser capaz de:
1.Definir um problema de investigação a partir de um enquadramento teórico, revendo a literatura científica atualizada sobre o estado da arte do tema ou problema selecionado.
2. Demonstrar a pertinência teórico-prática da questão de investigação e formular objetivos e hipóteses de investigação.
3. Delinear, de forma sustentada, um plano de investigação de tipo experimental, relacional ou descritivo, assim como quantitativo, qualitativo ou misto, de acordo com os objetivos e o contexto particular da investigação.
4. Selecionar e aplicar métodos e técnicas de recolha e análise de dados.
5. Preparar posters, assim como relatórios e artigos, segundo as normas da APA.
6. Elaborar e debater um projeto de investigação.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de metodologia de investigação.

Método de Ensino

O modelo de Seminário visa potenciar a co-construção e o treino colaborativo de competências, estimulando o trabalho em equipa e a monitorização permanente das aprendizagens. Os estudantes progridem no seu processo de planificação mediante supervisão científica do docente e discussão contínua com a turma.

Conteúdos Programáticos

1. Problemáticas emergentes na pesquisa em Ciências da Educação.
2. Enquadramento teórico das pesquisas e procedimentos de revisão da literatura.
3. Questões aprofundadas de Metodologia em CE.
3.1. Seleção e construção de instrumentos.
3.2. Técnicas de análise de dados.
4. Comunicação científica em CE: posters, papers e relatórios de investigação.
5. Elaboração de projetos de pesquisa.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Porto: Ed ASA.
APA (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA.
Boavida, J., & Amado, J. (2008). Ciências da Educação: Epistemologia, identidade e perspetivas. Coimbra: Imprensa da UC.
Bryman, A., & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Oeiras: Celta Editora.
Cone, J.D., & Foster, S.L. (2006). Dissertations and theses from start to finish. Washington: APA.
Martella, R.C., Nelson, J.R., Morgan, R.L, & Marchand-Martella, N.E. (2013). Understanding and interpreting educational research. NY: Guilford.
Mertens, D. M. (2014). Research and evaluation in education and psychology. Los Angeles: Sage.

Bibliografia Complementar

Ghiglione, R. & Matalon, B. (1995). O Inquérito – Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora, LDA.
Reason, P. & Bradbury, H. (2001). Handbook of Action Research. Londres: Sage.
Yin, Robert (1989). Case study research: design and methods. London: SAGE.

Planificação Semanal

Aula 1: Comunicação científica em Ciências da Educação: posters, artigos e relatórios de investigação.
Aula 2: Elaboração de projetos de investigação. Definição de áreas estratégicas e fontes de financiamento.
Aula 3: Escrita científica e a revisão da literatura.
Aula 4: Discussão e monitoria do trabalho de pesquisa.
Aula 5: Metodologia: procedimentos, amostra e recolha de dados.
Aula 6: Seleção e construção de instrumentos.
Aula 7: Análise qualitativa de dados.
Aula 8: Utilização de software para análise de dados qualitativos: NVivo.
Aula 9: Análise quantitativa de dados.
Aula 10: Utilização do SPSS e do Excel.

Coerência do programa para com os objetivos

O Seminário de Investigação visa aprofundar e treinar as competências adquiridas em Metodologia de Investigação Científica para que os estudantes elaborem um projeto de investigação potencialmente a implementar no 2º ano de Mestrado.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino procuram desenvolver competências de investigação nos estudantes, no sentido de os orientar para a formulação dos problemas, de questões, objetivos e hipóteses de investigação e para a construção de um projeto de investigação. O Seminário envolve atividades individuais e grupais de planificação de um projeto de investigação, segundo as várias etapas, enunciadas nos Objetivos de Aprendizagem.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)