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Educação e Processos de Comunicação 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Identificar os elementos inerentes à dimensão comunicativa, sendo esta uma dimensão central no ato educativo.
- Desenvolver estratégias de comunicação e de relacionamento interpessoal.
- Refletir sobre o papel das tecnologias nos diferentes contextos educativos, especificamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências digitais.
- Debater sobre os potenciais impactos da utilização das tecnologias no contexto da educação social.
- Identificar os elementos dos jogos educativos e da gamificação como estratégias que potenciam a utilização das tecnologias no contexto da educação social.
- Criar instrumentos educativos e formativos no contexto da educação social, mobilizando a utilização das tecnologias.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Os métodos de ensino privilegiados no contexto desta unidade curricular centram-se nos princípios da aprendizagem ativa, em que se espera que o estudante tenha um papel ativo e participativo no processo de ensino e de aprendizagem. Assim, serão consideradas diversas estratégias no desenvolvimento dos conteúdos, numa lógica de de articulação entre a teoria e a prática. De referir: exercício de projeto, aprendizagem entre pares, think-pair-share, gamificação e brainstorming.

Conteúdos Programáticos

Parte A: Comunicação
1. A Educação como um processo comunicativo.
2. Estratégias de comunicação e de relacional interpessoal.
3. Apresentações públicas de excelência: competências necessárias e diferentes formatos.

Parte B: Tecnologias na Educação
1. Introdução das tecnologias no domínio educacional.
2. A utilização das tecnologias nos diferentes contextos educativos.
3. A Gamificação nos contextos educativos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática (4ª Ed.). Lisboa: Sílabo.
Freixo, M. J. V. (2011). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
Jung, C. G. (2011). Tipos Psicológicos. Petrópolis: Editora Vozes.
Veraszto, Silva, Miranda & Simon (2008). Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito, Prisma.com, 7, pp. 60-85.
Monteiro, D., Barros, M. & Moreira. J. A. (2015). Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. Santo Tirso: White Books.
Coutinho, C. & Lisbôa, E. (2011). Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, pp.5-22.

Bibliografia Complementar

União Europeia (2017). Quadro Europeu de Competência Digital para os Cidadãos. Disponível em: https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp2.1_0.pdf
União Europeia (2018). Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Disponível em: http://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf
União Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/education-in-the-eu/digital-education-action-plan_pt

Planificação Semanal

A Unidade Curricular encontra-se organizada em duas partes. A primeira parte, dedicada à temática da Comunicação. A segunda parte, dedicada à temática da Tecnologias na Educação. As aulas semanais contemplam a apresentação dos conteúdos, numa lógica de articulação entre teoria e prática. De referir que existem ainda aulas que serão dedicadas ao desenvolvimento e avaliação do trabalho prático, do exercício de projeto e do portfólio individual. Tratam-se de aulas de orientação, acompanhamento e feedback, com vista a potenciar a auto regulação das aprendizagens dos estudantes, em que se priviliegia uma avaliação de natureza formativa.

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos propostos no âmbito desta unidade curricular refletem um conjunto de competências técnicas e transversais que se pretende que os estudantes desenvolvam, considerando os perfis profissionais associados ao curso em que esta unidade curricular se insere, nomeadamente competências de comunicação, competências digitais e competências de reflexão crítica.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias previstas no contexto da unidade curricular têm como objetivo garantir a concretização dos objetivos propostos, nomeadamente o desenvolvimento de competências dos estudantes. Assim, são consideradas uma diversidade de metodologias de natureza individual e em equipa, com vista a proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa e transformadora.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Liderança  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
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