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Educação e Interculturalidade 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final desta UC, os estudantes devem ser capazes de: .Conhecer e refletir sobre a realidade social e educativa no que concerne às diferenças culturais;
. Analisar, comparar e compreender os diferentes modelos educativos face à diversidade;
. Analisar e interpretar políticas e práticas educativas de diálogo e educação intercultural;
. Analisar criticamente situações-problemas de xenofobia, racismo, a discriminação e a exclusão;
. Avaliar os principais desafios e contributos da educação intercultural na sociedade atual;
.Analisar criticamente projetos e práticas de educação intercultural.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Dado que Educação e Interculturalidade representa uma unidade curricular eminentemente teórico-prática, as estratégias de ensino e aprendizagem classificam-se em dois tipos fundamentais: por um lado, aulas expositivas e interativas sobre os conteúdos teóricos a lecionarmos, por outro lado, trabalhos individuais e em grupo, consulta de documentos e debates. Sustenta-se numa metodologia que apela à construção participada do conhecimento de forma a favorecer a atividade experiencial dos alunos.

Conteúdos Programáticos

1. Distinguir conceitos relativos a: cultura, educação, linguagem e cidadania; diversidade cultural e herança cultural; maiorias e minorias culturais, multiculturalismo e interculturalismo;
2. Diversidade e inclusão - Perspetivas e atitudes nas sociedades contemporâneas;
3. Globalização e diversidade: Objetivos e Guidelines da Educação Intercultural segundo a UNESCO;
4. Estratégias nacionais para a Educação Intercultural: analisar, comparar e compreender os diferentes modelos educativos face à diversidade;
5. Analisar criticamente situações-problemas de xenofobia, racismo, discriminação e a exclusão;
6. Questões educativas em contextos escolares, familiares, lúdicos/culturais e comunitários multi-étnicos: a importância da mediação intercultural.
7. O papel do Educador Social na definição de estratégias para/na intervenção intercultural.
8. Analisar e debater Projetos e Programas de Educação Intercultural.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Direção Nacional de Educação, Educação intercultural (2019, Fev., 03). Retrieved from http://www.dge.mec.pt/educacao-intercultural.
Díaz Aguado, M. J (2003). Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa, Porto: Porto editora ISBN:978-972-0-34165-5
Wertsch, J. V, Sarai, T.(2016).Doing Diversity in Higher Education for International Students, in William F. Tate, Nancy Staudt, Ashley Macrander (ed.) The Criof Race in Higher Education: A Day of Discovery and Dialogue (Diversity in Higher Education, Volume 19, 261-273) Emerald Group Publishing Limited.
Michigan State University, Inclusion and Intercultural Initiatives (2019, Fev., 04). Retrieved from http://www.inclusion.msu.edu/education/index.html
Nunes Peres, A. (2000). Educação intercultural: utopia ou realidade? Porto: Profedições.
De Vallescar, P. D. (2000). Cultura, Multiculturalismo e Interculturalidad. Hacia una racionalidade intercultural. Madrid. PS

Bibliografia Complementar

De Vallescar P., D. (2018). Raimón Panikkar. Aporte a la formación intercultural. In Igreja e Missão, Set-Dez 239 (2018) 255-276.
De Vallescar P., D. (2011). Desafios, cenários / recursos interculturais de formação. In Gama, J., Gonçalves, A., Raguso, F. & Palhinha M. H. (Coord.). Cultura Portuguesa. Interculturalidade e Lusofonia. (pp.1-12). Edições da Faculdade de Filosofia. Universidade Católica de Braga.
De Vallescar P., D. (2001). Consideraciones sobre la Interculturalidad y la Educación. En: M. Heise (ed.). Interculturalidad Creación y Desarrollo de una Actitud (pp.115-136). Perú: Programa de Formación Tecnológica y Pedagógica. FORTE-PE (Convenio Unión Europea y Perú).

Planificação Semanal

Semana 1.Apresentação da UC;
Distinguir conceitos relativos a: cultura, educação, linguagem e cidadania; diversidade cultural e herança cultural; maiorias e minorias culturais, multiculturalismo e interculturalismo;
Semana 2. Diversidade e inclusão - Perspetivas e atitudes nas sociedades contemporâneas;
Semana 3. Globalização e diversidade: Objetivos e Guidelines da Educação Intercultural segundo a UNESCO;
Trabalho em pares.
Semana 4. Estratégias nacionais para a Educação Intercultural: analisar, comparar e compreender os diferentes modelos educativos face à diversidade;
Semana 5. (Continuação) Estratégias nacionais para a Educação Intercultural: analisar, comparar e compreender os diferentes modelos educativos face à diversidade;
Semana 6.Analisar criticamente situações-problemas de xenofobia, racismo, discriminação e a exclusão;
Semana 7. Questões educativas em contextos escolares, familiares, lúdicos/culturais e comunitários multi-étnicos: a importância da mediação intercultural.
Semana 8. O papel do Educador Social na definição de estratégias para/na intervenção intercultural;
Análise de um artigo científico.
Semana 9. (Continuação) O papel do Educador Social na definição de estratégias para/na intervenção intercultural;
Análise de um artigo científico.
Semana 10. Analisar e debater Projetos e Programas de Educação Intercultural - nacionais.
Semana 11. Analisar e debater Projetos e Programas de Educação Intercultural - internacionais.
Semana 12. Orientação Tutorial dos trabalhos de grupo.
Semana 13. Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.
Semana 14. Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.
Semana 15. Balanço das atividades realizadas
Encerramento da UC.

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos propostos em termos de aquisição de conhecimentos e competências visam adquirir conhecimentos básicos da UC e promover a reflexão crítica sobre a diversidade e a educação.
A coerência entre os objetivos e os conteúdos está assegurada em termos pedagógicos, disciplinares, contextuais e interdisciplinares, tendo sempre presente a realidade dos destinatários.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino centram-se em estratégias que procuram responder aos objetivos da Unidade Curricular. As sessões privilegiarão as metodologias activas e serão sempre de carácter teórico-prático, promovendo o intercâmbio e a participação. Serão utilizadas as técnicas audiovisuais e a dinâmica de grupos.
Adotar-se-á a metodologia de trabalho individual e de grupo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
LiderançaSim 
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
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