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Educação Social e Promoção das Literacias 2019/2020

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1.Reconhecer formas e modelos de abordagem das práticas de literacia e as suas implicações na esfera educativa;
2.Compreender os contextos de desenvolvimento das diferentes formas de literacia e as práticas que lhes são inerentes;
3.Identificar práticas de literacia em ambientes digitais;
4.Reflectir sobre as relações entre educação e literacias;
5.Compreender a dimensão social da literacia;
6.Compreender o papel dos diversos agentes sociais e educativos, nomeadamente as bibliotecas, na promoção de competências de literacia junto das comunidades locais ou especiais.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Sendo todas as aulas teórico-práticas, adotar-se-á uma combinação de métodos, considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos. Recorrer-se-á a uma aproximação expositiva aos conteúdos curriculares, sempre acompanhada da exploração e discussão pelos alunos, mas também serão desenvolvidos caminhos de aprendizagem autónoma baseada na pesquisa.
O pensamento crítico e a capacidade de argumentação serão estimulados recorrendo, entre outros, a trabalhos de pares e em grupo, lendo e interpretando textos fornecidos pelo docente ou propostos pelos alunos e analisando estudos de caso. Métodos de aprendizagem digital serão utilizados, quer pelo docente, quer pelos alunos. Procurar-se-á também que os alunos contactem com projetos e dinamizadores de projetos nacionais que promovem a literacia nos mais diversos contextos sociais.

Conteúdos Programáticos

1. Literacia: o conceito.
1.1. Avaliação da literacia a nível nacional e internacional.
1.2. Literacia, Escola e Mudanças Sociais.

2.Contextos e práticas de literacia.
2.1. Contextos informais e não formais.
2.2. Literacia em ambiente digital.
2.3. Literacia em ambiente financeiro.

3. A literacia como finalidade da Educação
3.1. Bases para a literacia: pré-leitura e desenvolvimento da leitura e escrita

4. Literacia e inclusão social.
4.1.Políticas e programas nacionais e internacionais.

5. As instituições sociais e educativas como agentes promotores da literacia.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Barton, D. (2007). Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell.
Benavente, A., Rosa, A., Costa, A. F., Ávila, P.(1996). A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica. LisboaH Fundação Calouste Gulbenkian.
Calixto, J. (2010). Bibliotecas para a vida: bibliotecas e leitura. Évora: Colibri.
Christie, F. & Mission, R. (1998). Literacy and schooling. Londres: Routledge.
DataAngel Policy Research Incorporated (2009). A Dimensão Económica da Literacia em Portugal. Lisboa: GEPE.
Delgado, M., Ramalho, G. & Costa, A. (2000). Literacia e Sociedade. Contribuições pluridisciplinares. Lisboa: Caminho.
Castell, S., Luke, A. & Egan, K. (2001). Literacy, society and schooling. Cambridge: Cambridge University Press.
Mackey, T. P., & Jacobson, T. E. (2014). Metaliteracy: reinventing information literacy to empower learners. Chicago: ALA Neal-Schuman.

Bibliografia Complementar

Comber, B. (2014). Literacy, poverty and schooling: what matters in young people's education? Literacy, 48(3), 115-123. doi:10.1111/lit.12041
Cope, B. & Kalantzis, M. (2000). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London : Routledge.
Ferreira, R. (2013). Educação financeira das crianças e adolescentes. Lisboa: Escolar Editora.
Pangrazio, L. (2016). Reconceptualising critical digital literacy. Discourse-Studies in the Cultural Politics of Education, 37(2), 163-174. doi:10.1080/01596306.2014.942836

Planificação Semanal

Aula 1: Participação na Semana da Psicologia e Educação.

Aula 2: Apresentação da Unidade Curricular e visualização de um documentário sobre o poder da educação e da literacia.

Aula 3: Interrupção letiva do Carnaval.

Aula 4: Conceptualização do termo literacia.

Aula 5: Avaliação da literacia através de mecanismos nacionais e internacionais.

Aula 6: Literacia, escola e mudanças sociais.

Aula 7: Práticas de literacia em contextos informais e não formais.

Aula 8: Literacia digital.

Aula 9: Literacia financeira.

Aula 10: Literacia como finalidade da educação: bases para a pré-leitura.

Aula 11: Desenvolvimento da leitura e escrita.

Aula 12: Políticas e programas nacionais e internacionais.

Aula 13: Instituições promotoras da literacia.

Aula 14: Teste de avaliação.

Aula 15: Visita de estudo.

Coerência do programa para com os objetivos

O conteúdo curricular abordado no ponto 1, no seu todo, levará à realização do objectivo 1. O desenvolvimento do conteúdo curricular “Contextos e práticas de literacia” permitirá atingir os objectivos 2 e 3. O objectivo 4, “Refletir sobre a relação entre educação e literacia” será conseguido através do ensino do terceiro conteúdo curricular, “A literacia como finalidade da Educação”. A aprendizagem do conteúdo sobre “Literacia e inclusão social” levará à “Compreensão da dimensão social da literacia” (objectivo 5) e, finalmente, o sexto objectivo será atingido através da exploração do conteúdo curricular “As instituições sociais e educativas como agentes promotores das literacia”.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Uma aproximação expositiva, com recurso a uma apresentação em Powerpoint como forma de sintetizar o discurso da docente sobre “As múltiplas faces da Literacia: conceitos, acepções e modelos de abordagem”, seguida pela leitura e interpretação de textos fornecidos pelo docente, e pela discussão em grupo alargado permitir-lhes-á atingir o objectivo de “reconhecer tipos e modelos de literacia e suas implicações na esfera educativa”.
A exploração de ambientes de Internet pelos estudantes, executando trabalhos de pares e em grupo, consistindo na representação de papéis de pesquisadores e produtores de informação, enfrentando múltiplas tarefas e formas de apreensão, recuperação e produção de informação contribuirá para atingir o objectivo de “identificar práticas de literacia em ambientes digitais”.
A discussão de políticas e programas contribuirão para o desenvolvimento de competências na compreensão da “dimensão social da literacia” e para entender “o papel dos diversos agentes sociais e educativos, nomeadamente as bibliotecas, na promoção de competências de literacia junto das comunidades locais ou especiais”.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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