Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Processos de Formação e Aquisição de Competências 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Analisar nas suas várias vertentes o conceito de formação.
2. Categorizar as várias tipologias de formação.
3. Confrontar os vários paradigmas e modelos de formação.
4. Explicitar processos fundamentais de desenvolvimento pessoal e aquisição de competências
5. Refletir o papel dos vários tipos de formação no desenvolvimento social e comunitário
6. Analisar dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
7. Compreender o conceito de competência e os seus pressupostos.
8. Identificar tipologias de competências e sua aplicação.
9. Construir um referencial de avaliação de competências para um contexto/situação.

Pré-Requisitos Recomendados

não aplicável

Método de Ensino

Nas aulas de natureza teórico-prática adotar-se-á uma combinação de metodologias de ensino ativas, tendo em consideração as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Recorrer-se-á a uma abordagem expositiva dos conteúdos programáticos com a respetiva exploração e debate por parte dos estudantes. Fomentar-se-á o pensamento crítico e as capacidades de argumentação e problematização dos conteúdos programáticos com recurso, entre outros, à realização de trabalhos em pares e de grupo, à leitura e interpretação de textos fornecidos pela docente.

Conteúdos Programáticos

1. Conceptualização de formação nas suas várias vertentes
2. Tipologias de formação: formação inicial; período de indução; formação contínua.
3. Paradigmas de formação: mudança; crescimento; resolução de problemas e deficiência.
4. Modelos de formação: realização pessoal; apreciação pessoal e discrepâncias
5. Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
6. Noção de Competência: perspetivas teóricas e concetuais
7. Tipologia e classificação de Competências
8. Avaliação de Competências Individuais e Coletivas - Construção de um Referencial
9. Processos de desenvolvimento e aquisição de competências: situações-problema; método de casos; trabalho de projeto e portfolio.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cardim, J. (2012). Gestão da Formação nas Organizações. Lisboa: Editora Lidel.
Comissão europeia (2007). Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida quadro de referência europeu. Luxemburgo: serviço das publicações oficiais das comunidades europeias.
Le Boterf, G. (2005). Construir as competências individuais e colectivas. Resposta a 80 questões. Porto: Edições ASA.
Matei, G. S., Bernaus, M., Heyworth, F., Pohl, U. & Wright, T. (2007). Guide Pratique du Formateur. Estraburgo: Conselho da Europa.
Pacheco, J. A. (2011). Discursos e lugares das competências em contextos de educação e formação. Porto: Porto Editora.
Silva, A. M. C. (2003). Formação, percursos e identidades. Coimbra: Quarteto.

Bibliografia Complementar

\-\-\-\-

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da unidade curricular: objetivos de aprendizagem, conteúdos curriculares a desenvolver ao longo do semestre; tipo de avaliação; bibliografia recomendada.
Conceptualização de formação nas suas várias vertentes.
Semana 2
Conceptualização de formação nas suas várias vertentes.
Tipologias de formação: formação inicial; período de indução; formação contínua.
Semana 3
Paradigmas de formação: mudança; crescimento; resolução de problemas e deficiência.
Modelos de formação: realização pessoal; apreciação pessoal e discrepâncias.
Semana 4
Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
Semana 5
Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
Semana 6
Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
Semana 7
Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos.
Apresentação e discussão de trabalhos de avaliação.
Semana 8
Noção de Competência: perspetivas teóricas e concetuais
Semana 9
Noção de Competência: perspetivas teóricas e concetuais
Semana 10
Tipologia e Classificação de Competências
Semana 11
Tipologia e Classificação de Competências
Semana 12
Avaliação de Competências Individuais e Coletivas
Semana 13
Avaliação de Competências Individuais e Coletivas
Semana 14
Portfólio de desenvolvimento e avaliação de competências
Semana 15
Portfólio de desenvolvimento e avaliação de competências

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos selecionados procuram, para além de uma integração entre a teoria e prática, cumprir de modo coerente os objetivos de aprendizagem.
O conteúdo " Conceptualização de formação nas suas várias vertentes " visa permitir aos estudantes explicitar o conceito de formação. O conteúdo "Tipologias de formação" vai ao encontro do objetivo " Categorizar as várias tipologias de formação ".
Os conteúdos “Paradigmas e modelos de formação” permitem a operacionalização do objetivo “Confrontar os vários paradigmas e modelos de formação”.
O conteúdo curricular “Processos de desenvolvimento e aquisição de competências” visa a concretização do objetivo “Explicitar processos fundamentais de desenvolvimento pessoal e aquisição de competências”.
O tópico “Dispositivos de formação aplicados em contextos específicos” permite atender ao objetivo “Analisar dispositivos de formação aplicados em contextos específicos”, no qual está bem patente a necessidade de interven

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias utilizadas serão de natureza essencialmente ativa/prática que permitam a realização dos objetivos de aprendizagem, em especial, o trabalho de projeto e o trabalho autónomo.
A leitura e interpretação de textos fornecidos pela docente, seguido de debate em grande grupo com os estudantes permitirão aos mesmos “Analisar nas suas várias vertentes o conceito de formação” e “Categorizar as várias tipologias de formação”.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)