Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Sociedade da Informação e do Conhecimento 2019/2020

  • 3 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

i. Explicar a influência das tecnologias de informação na sociedade, nas organizações, nas comunidades e a nível individual
ii. Conhecer os diferentes tipos de equipamentos e saber selecioná-los de acordo com as necessidades
iii. Descrever as tendências e perspetivas de evolução das tecnologias de informação no contexto da licenciatura
iv. Analisar as vantagens da utilização das diferentes tecnologias de informação no contexto da licenciatura
v. Conhecer as aplicações das tecnologias de informação na resolução de problemas em vários setores de atividade
vi. Compreender os aspetos sociais, éticos e legais da utilização das TI em diferentes contextos
vii. Utilizar as ferramentas de suporte ao trabalho a desenvolver no contexto da licenciatura.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Nas aulas Seminário utiliza-se o método expositivo-ativo para a lecionação dos conteúdos programáticos, complementado com o visionamento de videos e a análise e discussão de artigos e casos de estudo em contexto de trabalho colaborativo.
Algumas aulas de Seminário serão reservadas para apresentações de empresas visando os tópicos lecionados e, em particular, de soluções e aplicações de TI utilizadas no mercado.
Nas aulas TP, utiliza-se uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios.

Conteúdos Programáticos

1. As Tecnologias da Informação (TI) na sociedade da informação e conhecimento
1.1. Perspetivas sobre os impactos das TI
1.2. Alteração das estruturas organizacionais e hábitos
1.3. As TI estão a realizar funções anteriormente desempenhadas por seres humanos
2. Infraestruturas de TI
2.1. Hardware
2.2. Sofware
3. Empresa Digital
3.1. Ferramentas de suporte ao trabalho colaborativo
3.2. Redes Sociais
4. Aplicações das Tecnologias na Educação Social
5. Aspetos sociais, éticos e legais das TI
6. Tecnologias emergentes e disruptivas
7. Ferramentas de suporte ao trabalho

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Laudon, K. e Laudon, E. (2017) Management Information Systems-Managing the Digital Firm, 15th edition, Person Edition Education Limited, England.
Williams, B. e Sawyer, S. C. (2015) Using Information Technology, 11/e, McGrawHill Higher Education.
Marques, P., Costa, N. (2013) Word 2013 fundamental, FCA.
Jesus, C. (2011) Exercícios de Word 2010 & 2007, FCA.
Martins, A. (2017) Excel Aplicado à Gestão, 4ª. Edição, Edições Sílabo.

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da UC
Revisões MS Word
Semana 2
O Mundo Digital
Revisões MS Word
Semana 3
Gestor de referências Bibliográfica - Mendley
Semana 4
A Sociedade da Informação e a Sociedade do Conhecimento
Google Drive, Office 365
Semana 5
Hardware e Software
Excel - Conceitos iniciais
Semana 6
Ferramentas de suporte ao trabalho colaborativo
Ms Excel - Utilização de filtros; Cálculo de subtotais
Semana 7
Conferência
Ms Excel - Funções; Funções estatísticas
Semana 8
Projeto - esclarecimento de dúvidas
Apresentação dos projetos
Semana 9
Ferramentas de suporte ao trabalho colaborativo
Ms Excel - Gráficos
Semana 10
Redes sociais
Ferramentas de criação de inquéritos on-line
Semana 11
Aplicações da Tecnologia
Ferramenta de criação de vídeos - Animoto
Semana 12
Aplicações da Tecnologia
Ferramenta de edição - Joomag
Semana 13
Casos de estudo - Fraude/problemas de segurança
Ferramenta de edição - Joomag
Semana 14
O Futuro: Tecnologias emergentes e disruptivas
Trabalho prático
Semana 15
Exame
Apresentação dos projetos

Coerência do programa para com os objetivos

O obj. (i) é endereçado pelo ponto (1) do programa. O obj. (ii) é visado pelo ponto (2), uma vez que o aluno ficará a conhecer as características diferenciadoras dos diferentes tipos de infraestrs. TI existentes. O obj. (vi) é assegurado por (5), uma vez que o aluno conseguirá identificar as implicações éticas e legais inerentes à utilização das TI em diferentes contextos. Os pontos (3),(4)e (5) contribuirão para a satisfação dos objs (iii), (iv) e (v), dado que o aluno conseguirá, numa 1ª. fase, reconhecer as tendências e perspetivas de evolução das TI. O aluno compreenderá ainda as vantagens da utilização dessas tecnologias em vários setores de atividade, identificando aplicações no endereçamento de problemas em vários domínios. Finalmente, o ponto (7) permitirá a concretização do obj. (vii) criando competências práticas através da realização de vários exercícios práticos e um projeto, que abordará um problema organizacional dentro do contexto da educação social.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo-ativo servirá para apresentar os principais conceitos. A utilização de questões-resposta nessas apresentações e a discussão em sala de aula serão utilizados para a interação frequente com os alunos, com vista a estimular o seu pensamento crítico, a capacidade de emitir opiniões sustentadas e de interiorizar os conceitos essenciais. A análise e discussão de artigos e casos de estudo visará estimular a discussão crítica e desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecerem aplicações dos conceitos em situações concretas e reais. O visionamento de vídeos e as apresentações por parte de empresas serão utilizados para os alunos obterem conhecimentos complementares de alguns tópicos lecionados, assim como de soluções e aplicações utilizadas no mercado. A resolução de exercícios práticos será utilizada para verificar a capacidade dos alunos de aplicarem os conhecimentos obtidos em situações reais de contextos organizacionais. O desenvolvimento do projeto prático tem como o

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)