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Psicologia Comunitária 2019/2020

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Conhecer os principais conceitos que definem a psicologia comunitária e a sua área de atuação.
2. Compreender o impacto da comunidade na saúde e bem-estar do indivíduo.
3. Reconhecer os diferentes contextos e formas de intervenção e prática em psicologia comunitária.
4. Concetualizar investigação-ação em psicologia comunitária.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem será de natureza teórico-prática, alternando-se o enquadramento conceptual das temáticas com a sua aplicação prática. Será privilegiada a discussão orientada, a reflexão crítica e criativa e a aprendizagem cooperativa, a partir da análise de textos fundamentais. Os alunos serão incentivados a participar e intervir em contexto de sala de aula, bem como a refletir sobre as grandes questões da psicologia comunitária fora da sala de aula. Será recomendada aos estudantes bibliografia específica aos conteúdos de cada aula. A avaliação será de natureza mista, incluindo 5 momentos de avaliação: 1) dois mini-testes, cada um valendo 25% da nota final, 2) dois apresentações de grupo em formato poster, valendo cada uma 10% da nota final, 3) um trabalho de grupo de investigação-ação, valendo 30% da nota final.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à psicologia comunitária:
2. Conceitos e princípios fundamentais em Psicologia Comunitária
3. Saúde e bem-estar em comunidade
4. Intervenção e prática em Psicologia Comunitária
5. Investigação e perspetivas de futuro em Psicologia Comunitária

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kloos, H., Wandersman, T., & Dalton, E. (2012). Community Psychology: Linking individuals and communities (3ª d.). Belmont, USA: Wadsworth
Nelson, G. & Prilleltensky, I. (2010). Community Psychologu: In pursuit of liberation and well-being (2ª ed.). Hampshire, Inglaterra: Palgrave MacmMillian
Orford, J. (2008). Community psychology: Challenges, controversies and emerging consensus. West-Sussex, Inglaterra: John Wiley & Sons, Ltd.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa, Portugal: Fim de Século.
https://www.macmillanihe.com/companion/Nelson-Community-Psychology/

Bibliografia Complementar

Menezes, I. (2007). Intervenção Comunitária: Uma Perspectiva Psicológica. Porto, Portugal: Legis Editora
Rappaport & Seidman, (2000). Handbook of community psychology. New York, USA: Plenum
Sánchez-Vidal, A. (2007). Manual de Psicología Comunitária: Un enfoque integrado. Madrid: Ediciones Pirámide.

Planificação Semanal

S1: Apresentação da UC
S2: Introdução à Psicologia Comunitária – Perspetivas históricas e enquadramento conceptual
S3: Interrupção letiva - Carnaval
S4: Princípios e valores fundamentais em Psicologia Comunitária
S5: Saúde mental e bem-estar em comunidade
S6: Práticas em Psicologia Comunitária – Princípios gerais
S7: Mini-teste 1 & Monitorização de trabalho de grupo 1
S8: Práticas em Psicologia Comunitária – Contextos de intervenção
S9: Práticas em Psicologia Comunitária – Conceção e implementação
S10: Apresentação de trabalhos de grupo 1
S11: Investigação em Psicologia Comunitária
S12: Mini-teste 2 & Monitorização de trabalho de grupo 2
S13: Exemplos de práticas em psicologia comunitária
S14: Exemplos de práticas em psicologia comunitária
S15: Apresentação de trabalhos de grupo 2

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo 1 (i.e., Conhecer os principais conceitos que definem a psicologia comunitária e a sua área de atuação) será concretizado pelo abordar dos conteúdos 1 (Introdução à Psicologia Comunitária) e 2 (Conceitos e princípios fundamentais em Psicologia Comunitária). O objetivo 2 (i.e., Compreender o impacto da comunidade na saúde e bem-estar do indivíduo) será operacionalizado no âmbito do conteúdo 3 (i.e., Saúde e bem-estar em comunidade). O objetivo 3 (i.e., Reconhecer os diferentes contextos e formas de intervenção e prática em psicologia comunitária) será materializado ao longo do ensino-aprendizagem do conteúdo 4 (i.e., Intervenção e prática em psicologia comunitária). Por fim, o objetivo 4 (i.e., Concetualizar investigação-ação em psicologia comunitária) será concretizado pelo abordar dos conteúdos 4 (i.e., Intervenção e prática em psicologia comunitária) e 5 (i.e., Investigação e perspetivas de futuro em psicologia comunitária).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objetivos da UC Psicologia Comunitária incluem a aquisição de conhecimentos teóricos e a sua transferência para a aplicação prática com vista à promoção da saúde e bem-estar comunitário. Assim, torna-se necessário que a UC recorra a métodos de ensino-aprendizagem expositivos, com vista à transmissão e aquisição de conteúdos teóricos, mas também a métodos ativos que permitam a aquisição de aprendizagens individualmente significativa e baseadas em equipa/ comunidade estudantil em sala de aula. Os métodos expositivos serão particularmente mas não exclusivamente aplicados aos conteúdos 1 (i.e., Introdução à Psicologia Comunitária), 2 (i.e., Conceitos e princípios fundamentais em Psicologia Comunitária) e 3 (i.e., Saúde e bem-estar em comunidade). Já os conteúdos 4 (i.e., Intervenção e prática em Psicologia Comunitária) e 5 (i.e., Investigação e perspetivas de futuro em Psicologia Comunitária) serão particularmente mas não exclusivamente trabalhados a partir de metodologias ativas de ens

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Resolução de problemas  
Trabalho em contexto internacional  
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