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Tecnologias e Comunicação Educacional 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Identificar os elementos inerentes à dimensão comunicativa, sendo esta uma dimensão central no ato educativo.
- Desenvolver estratégias de comunicação e de relacionamento interpessoal.
- Refletir sobre o papel das TIC nos diferentes contextos educativos.
- Debater sobre os potenciais impactos da utilização das TIC no contexto da educação social.
-Identificar os elementos dos jogos educativos e da gamificação como estratégias que potenciam a utilização das TIC no contexto da educação social.
-Criar instrumentos educativos e formativos no contexto da educação social, mobilizando a utilização das TIC.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Os métodos de ensino privilegiados no contexto desta unidade curricular centram-se nos princípios da aprendizagem ativa, em que se espera que o estudante tenha um papel ativo e participativo no processo de ensino e de aprendizagem. Assim, serão consideradas diversas estratégias no desenvolvimento dos conteúdos, numa lógica de de articulação entre a teoria e a prática. De referir: exercício de projeto, aprendizagem entre pares, think-pair-share, gamificação e brainstorming.

Conteúdos Programáticos

Parte A: Comunicação
1. A Educação como um processo comunicativo.
2. Estratégias de comunicação e de relacional interpessoal.
3. Apresentações públicas: competências necessárias e diferentes formatos.

Parte B: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
1. Introdução das TIC no domínio educacional.
2. A utilização das TIC nos diferentes contextos educativos.
3. A Gamificação nos contextos educativos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática (4ª Ed.). Lisboa: Sílabo.

Freixo, M. J. V. (2011). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.

Jung, C. G. (2011). Tipos Psicológicos. Petrópolis: Editora Vozes.

Veraszto, Silva, Miranda & Simon (2008). Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito, Prisma.com, 7, pp. 60-85.

Monteiro, D., Barros, M. & Moreira. J. A. (2015). Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. Santo Tirso: White Books.

Coutinho, C. & Lisbôa, E. (2011). Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, pp.5-22.

Bibliografia Complementar

União Europeia (2017). Quadro Europeu de Competência Digital para os Cidadãos. Disponível em: https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp2.1_0.pdf

União Europeia (2018). Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Disponível em: http://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf

União Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/education-in-the-eu/digital-education-action-plan_pt

Planificação Semanal

A Unidade Curricular encontra-se organizada em duas partes. A primeira parte, dedicada à temática da Comunicação, incluirá 4 sessões. A segunda parte, dedicada à temática da Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, incluirá 4 sessões. As últimas sessões (total 4) serão dedicadas ao desenvolvimento e avaliação do exercício de projeto e do portfólio de equipa que se espera que seja desenvolvido pelos estudantes. Contudo, importa referir que, semanalmente, será feito um ponto de situação relativo ao desenvolvimento dos trabalhos referidos.

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos propostos no âmbito desta unidade curricular refletem um conjunto de competências técnicas e transversais que se pretende que os estudantes desenvolvam, considerando os perfis profissionais associados ao curso em que esta unidade curricular se insere, nomeadamente competências de comunicação, competências digitais e competências de reflexão crítica.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias previstas no contexto da unidade curricular têm como objetivo garantir a concretização dos objetivos propostos, nomeadamente o desenvolvimento de competências dos estudantes. Assim, são consideradas uma diversidade de metodologias de natureza individual e em equipa, com vista a proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa e transformadora.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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