Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Relações Públicas em Hospitalidade 2019/2020

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A unidade curricular de Relações Públicas e Hospitalidade
interpela uma necessidade global das empresas e organizações ligadas ao turismo de interagirem com os seus públicos. Pretende-se com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento teórico e prático sólido, que lhes permita, em ambiente profissional ligado ao turismo, serem capazes de:
1. Entender o conceito, a origem, a evolução e o papel das Relações Públicas nas organizações;
2. Identificar a diversidade de públicos com quem interage a organização, assim como interpretar as características das áreas multidisciplinares de relações públicas;
3. Entender os novos desafios da comunicação em Turismo.
4. Desenvolvimento de um projeto de RP.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

1. Sessões de contacto teórico-práticas nas quais predomina a componente expositiva suportada, sempre que
conveniente, com a ilustração de casos e exemplos práticos de aplicação, procurando desta forma estimular a
intensa participação dos discentes.
2. Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser
capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado na bibliografia fornecida

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | O conceito, a origem e evolução da atividade de Relações Públicas
Tema 2| O papel das Relações Públicas nas organizações
Tema 3| Relações Públicas e a diversidade de públicos
Tema 4 | As áreas multidisciplinares de relações públicas
Tema 5 | A comunicação em Turismo
Tema 6 | Projeto de RP (grupo)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cabrero, J.D.B e Cabrero M. B. O livro de Ouro das Relações Públicas. Porto: Porto Editora(2007). ISBN:978-972-0-06040-2
Gonçalves, G. Introdução à Teoria das Relações Públicas. Porto: Porto Editora. (2010). ISBN:978-972-0-45269-6
Jelen-Sanchez, A. (2017). Engagement in public relations discipline: Themes, theoretical perspectives and
methodological approaches. Public Relations Review. Dec2017, Vol. 43 Issue 5, p934-944. 11p. (B-on).
Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: moving from traditional to digital. New Jersey:
Wiley
Smith, Ronald D. Strategic Planning For Public Relations. 5th edition. London: Taylor &
Francis, Ltd (2017). ISBN-10: 9781138282063; ISBN-13: 978-1138282063
Wienclaw, R. A. (2013) Public Relations.Research Starters: Business (Online Edition). B-on, reviewed 2017.
Wilcox, D.L., Cameron, G. T., Reber, B. H. (2015). Public relations: strategies and tactics. Eleventh edition.
England: Pearson.

Bibliografia Complementar

Gonçalves, G. (2013). A Ética das Relações Públicas, Editora Minerva, Coimbra
Golovanova, Irina O poder dos seus gestos. Porto: Porto Editora. (2018). ISBN: 978-972-0-03006-1
Sellnow, T. e Seeger, M. (2013).Theorizing crisis communication, Wiley Blackwell, West Sussex
Villafañe, J.(1999). La gestión profesional de la imagen corporativa, Ediciones Pirámide, Madrid

Planificação Semanal

Semana 1 e 2 –Tema 1| O conceito, a origem e evolução da atividade de Relações Públicas
Semana 3 - Tema 2| O papel das Relações Públicas nas organizações
Semana 4 e 5 – Tema 3| Relações Públicas e a diversidade de públicos
Semana 6 a 9 -Tema 4 |As áreas multidisciplinares de relações públicas
Semana 10 a 12 - Tema 6 | A comunicação em Turismo
Semana 13 a 17 - Tema 6 | Projeto de RP (grupo)

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de entender o conceito, a origem, a evolução das relações públicas ao longo dos tempos reflete-se
através do desenvolvimento do conceito de relações públicas, da origem e da evolução a nível nacional e
internacional; reflete-se também sobre a importância das relações públicas nas organizaçãoes; O objetivo de
identificar a diversidade de públicos e a multidisciplinaridade reflete-se através da identificação dos diferentes
segmentos de públicos e da interpretação das caractreísticas das áreas multidisciplinares de relações
públicas; O objetivo de entender os novos desafioa da comunicação em Turismo reflete-se do estudo das
formas tradicionais e digitais de comunicação, aprendendo a selecionar as que melhor se adequam à
organização; No objetivo de desenvolvimento de um projeto de Relações Públicas reflete-se a incorporação
dos conteúdos apreendidos e vertidos em casos práticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino utilizadas para atingir os objetivos de compreensão da evolução dos conceitos de
relações públicas, de conhecimento da sua origem e evolução, da importância nas organizações, da
diversidade de públicos e da sua multidisciplinaridade, de entender os novos desafios da comunicação e o
desenvolvimento de um projeto de relações públicas, serão a aula expositiva, a exploração da leitura de textos
aplicados a cada contexto, análise de estudos de caso e de desenvolvimento de trabalhos de grupo com apresentações.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)