Como chegar
|
Contactos

Metodologia de Investigação 2019/2020

  • 7 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1. Identificar as diferentes fases do processo de investigação e aplicar o conhecimento adquirido, ao
desenvolvimento de um projeto de investigação;
2. Demonstrar competências ao nível do debate científico e da pesquisa de suporte teórico;
3. Reconhecer as normativas e critérios adequados à escrita científica internacional
4. Aplicar métodos e técnicas de investigação, de âmbito qualitativo, adequadas ao processo de recolha, análise
de dados e resolução de problemas;
5. Avaliar os métodos e técnicas de investigação mais adequados aos temas de investigação no âmbito da área do
conhecimento, em particular no projeto de investigação que é pretendido desenvolver.

Pré-Requisitos Recomendados

NA

Método de Ensino

Tendo em consideração os objetivos da unidade curricular, pretende-se implementar a combinação do método expositivo/ensino participativo associado ao treino prático de exercícios de conhecimento e do desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento;
Análise e discussão de trabalhos científicos fundamentais para a área do conhecimento;
Seminários que promovam o encontro científico e o conhecimento da investigação realizada noutras escolas nacionais e estrangeiras.
A avaliação será realizada através da apresentação de um pré-projeto de investigação científica que reflita um desenvolvimento adequado em função dos conteúdos lecionados. Total de 100% na avaliação da uc.

Conteúdos Programáticos

•Fundamentos da investigação científica e processos de pesquisa
•Dimensão ética da investigação
•Métodos de pesquisa comuns
•O processo de investigação: enquadramento nos projetos do Departamento de Turismo, Património e Cultura;
aplicação do estilo e das normas APA e dos regulamentos da Universidade Portucalense para formatação de
dissertações, projetos e relatórios de estágio;
•A revisão da literatura dirigida para o projeto de investigação a desenvolver
•Escrita científica segundo modelos internacionais, pesquisa avançada e ética científica
•Questão de investigação, hipóteses, objetivos: concretização de um pré-projecto de trabalho de
dissertação/projeto ou estágio
•Abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas da especialidade
•Os instrumentos de recolha de dados
•Gestão de dados: modelos de análise, interpretação e apresentação
•O produto final - a preparação de um relatório de investigação
•Seminários de troca de experiências de investigação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bryman, A.(2016). Social research methods: Oxford: Oxford University Press
BROTHERTON, B. (2015). Researching hospitality and tourism, Los Angeles: Sage.
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research: : a practical handbook. Los Angeles: Sage

Bibliografia Complementar

Murphy, A. (2010). Academic Writing and Publishing Matters for the scholar-researcher. Dublin: DIT Dublin Institute of technology (Moodle)

Planificação Semanal

1ª aula
Fundamentos da investigação científica e processos de pesquisa
Dimensão ética da investigação
Métodos de pesquisa comuns

2ª aula
O processo de investigação: enquadramento nos projetos do Departamento de Turismo, Património e Cultura; aplicação do estilo e das normas APA e dos regulamentos da Universidade Portucalense para formatação de dissertações, projetos e relatórios de estágio;


3ª aula
A revisão da literatura dirigida para o projeto de investigação a desenvolver
Escrita científica segundo modelos internacionais, pesquisa avançada e ética científica

4ª aula/5ª aula
Questão de investigação, hipóteses, objetivos: concretização de um pré-projecto de trabalho de
Dissertação/projeto ou estágio
Abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas da especialidade
Os instrumentos de recolha de dados
Gestão de dados: modelos de análise, interpretação e apresentação
O produto final - a preparação de um relatório de investigação

6ª e 7ª aula
Seminários de troca de experiências de investigação.

Coerência do programa para com os objetivos

Para identificar as diferentes fases do processo de investigação e aplicar o conhecimento adquirido ao desenvolvimento de um projeto de investigação será necessário ter presente as dimensões de ética e pesquisa, o processo de investigação: enquadramento nos projetos do DTPC, o processo de pesquisa: visão global e passos e os métodos de pesquisa comuns. De forma a demonstrar competências ao nível do debate científico e da pesquisa de suporte teórico, a revisão da literatura dirigida para o projeto de investigação a desenvolver, as questões de investigação, hipóteses, objetivos: concretização de um pré-projecto de trabalho de dissertação/projeto ou estágio, as abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas da especialidade e os instrumentos de coleta de dados serão revistos e repensados em sala de aula. De forma a aplicar as normas de desenvolvimento e
apresentação de trabalhos de investigação científica, a gestão de dados, análise, interpretação e apresentação serão desenvolvido

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Tendo em consideração os objetivos da unidade curricular, pretende-se implementar a combinação do método expositivo/ensino participativo associado ao treino prático permite que desenvolver e refletir sobre o processo de pesquisa: visão global e passos, as dimensões de Ética e Pesquisa, os métodos de pesquisa comuns, bem como o processo de investigação: enquadramento nos projetos do Departamento de Turismo, Património e Cultura. Neste contexto, a revisão da literatura será dirigida para o projeto de investigação a desenvolver. A análise e discussão de trabalhos científicos fundamentais para a área do conhecimento recairá sobre as questões de investigação,
hipóteses, objetivos: concretização de um pré-projecto de trabalho de dissertação/projeto ou estágio, as abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas da especialidade, os instrumentos de coleta de dados, a gestão de dados, análise, interpretação e apresentação. Os seminários que promovem o encontro científico e o conhecimento

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)