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Metodologia de Investigação Científica 2019/2020

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

- Conhecer as bases da metodologia de investigação em educação.
- Caracterizar os principais paradigmas de investigação em educação.
- Explicitar as fases metodológicas para a elaboração de projetos de investigação.
- Conhecer as principais técnicas de recolha e análise de dados.
- Aplicar as normas para a elaboração de textos científicos.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Tendo a unidade curricular um caráter teórico-prático assente na análise e elaboração de documentos, os métodos de ensino adotados serão: expositivos, para a apresentação de quadros teóricos de referência; participativos, com análise e discussão de textos de referência ou resolução de casos práticos; ativos com a realização de trabalhos individuais e de grupo e envolvendo pesquisa e estudo/trabalho autónomo.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à investigação em educação
2. Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico
3. Metodologias quantitativas, qualitativas e mistas
4. Processo de investigação em educação
4.1. Fases do projecto de investigação
4.2. O problema de investigação e as questões de pesquisa
4.3. Revisão da literatura
4.4. Operacionalização da pesquisa empírica: variáveis, amostra e análise de dados
4.5. Técnicas e instrumentos de recolha de informação
5. Estrutura de um relatório / monografia / projecto
6. Normas para a elaboração de textos científicos
7. Questões éticas no âmbito da investigação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Afonso, N.(2005). Investigação Naturalista em Educação. Um guia prático e crítico.Porto:Edições ASA.
Almeida, L. & Freire, T. (1997). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Coimbra: APPORT.
Coleman, M., & Briggs, A. R. (Eds). (2002). Research Methods in Educational Leaderships and Management. London: Paul Chapman Publishing.
Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y- S. (Eds.) (1994). Hanbook of Qualitative Research. USA: SAGE.
Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e Prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras:Celta.
Morgado, J. C. (2013). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De facto.

Bibliografia Complementar

Ghiglione, R. e Matalon, B. (1995). O Inquérito – Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora, LDA.
Reason, P. & Bradbury, H. (2001). Handbook of Action Research. Londres: Sage.
Yin, Robert (1989). Case study research: design and methods. London: SAGE.

Planificação Semanal

Aula 1 (3h): Apresentação da Unidade Curricular e discussão dos momentos de avaliação. Introdução à investigação em educação.

Aula 2 (3h): Normas para a elaboração de trabalhos científicos.

Aula 3 (3h): Paradigmas de investigação: positivista, hermenêutico e crítico.

Aula 4 (3h): Metodologias quantitativas, qualitativas e mistas.

Aula 5 (3h): Fases do projeto de investigação. O problema de investigação e as questões de pesquisa.

Aula 6 (3h): Revisão da literatura.

Aula 7 (3h): Operacionalização da pesquisa: variáveis, amostra e análise de dados.

Aula 8 (3h): Técnicas e instrumentos de recolha da informação.

Aula 9 (3h): Estrutura de um relatório/monografia/projeto.

Aula 10 (3h): Questões éticas no âmbito da investigação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objectivos da unidade curricular, pois cada um deles se destina a atingir os objectivos propostos, fornecendo aos estudantes ferramentas de trabalho e aprendizagem de forma a que eles possam desenvolver as competências necessárias para a elaboração de projetos de investigação correctamente elaborados e com qualidade.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino procuram desenvolver competências de investigação nos estudantes, quer através do trabalho mais orientado (trabalho individual), quer através de trabalhos de leitura e pesquisa que realizam no seu contexto de sala de aula, de forma a atingir os objectivos propostos para esta unidade curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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