Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Seminário de Orientação 2019/2020

Objetivos

Esta unidade curricular tem como principal objetivo assegurar um acompanhamento adequado dos estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento e concretização da Dissertação / Estágio / Projeto. O Seminário de Orientação, direcionado de acordo com cada projeto, visa garantir a adequada aquisição e aplicação de competências, que possibilitem a realização de uma investigação científica apresentada sob a forma de Dissertação, ou um Estágio em contexto profissional, ou um Projeto de intervenção, eticamente corretos, metodologicamente rigorosos e exequíveis dentro do tempo previsto.

Pré-Requisitos Recomendados

Ter realizado unidades do 1º ano curricular.

Método de Ensino

Os Seminários de Orientação são concebidos para enquadrar e complementar a orientação tutorial. Utilizam-se metodologias diversificadas, congruentes com o modelo de Seminário e com o alargamento dos debates a elementos externos à comunidade académica. Os Seminários tornam-se importantes para desenvolver nos estudantes competências de cooperação entre pares e supervisores e ainda para interagirem com membros da comunidade alargada.
As sessões de seminário serão agendadas no início do ano letivo e sujeitas a uma avaliação pela participação demonstrada através da realização de sínteses de leitura, trabalhos temáticos, relatórios de participação em conferências, organização de eventos científicos, relatórios de progressão do trabalho de pesquisa individual.

Conteúdos Programáticos

Conteúdos metodológicos transversais à Dissertação/Estágio/Projeto:
1.Formulação de questões, objetivos e hipóteses de investigação ou de investigação-ação
2.Planificação, implementação e execução de um projeto de investigação/intervenção:
a.Tipologia de planos de investigação (research designs)
b.Modelos de gestão de projetos/programas de intervenção
3.Métodos e técnicas de recolha e análise de dados
4.Procedimentos de comunicação científica

Os conteúdos teóricos são selecionados de acordo com as temáticas específicas aos trabalhos de Dissertação/Estágio/Projeto em curso.
A execução dos trabalhos de Dissertação/Estágio/Projeto devem obedecer às Normas Regulamentares do 2º Ciclo de Estudos em Ciências da Educação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

7.Bibliografia / References
Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Porto: Ed ASA.
APA (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA.
Boavida, J., & Amado, J. (2008). Ciências da Educação: Epistemologia, identidade e perspetivas. Coimbra: Imprensa da UC.
Bryman, A., & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Oeiras: Celta Editora.
Cone, J.D., & Foster, S.L. (2006). Dissertations and theses from start to finish. Washington: APA.
Martella, R.C., Nelson, J.R., Morgan, R.L, & Marchand-Martella, N.E. (2013). Understanding and interpreting educational research. NY: Guilford.
Mertens, D. M. (2014). Research and evaluation in education and psychology. Los Angeles: Sage.
Santos, B. S. (Org.) (2003). Conhecimento prudente para uma vida decente: “Um discurso sobre as ciências” revisitado. Porto: Afrontamento.

Bibliografia Complementar

NB: A bibliografia temática será selecionada de acordo com os tópicos específicos de Dissertação/Estágio/ Projeto

Planificação Semanal

-

Coerência do programa para com os objetivos

As sessões de seminário serão agendadas no início do ano letivo e sujeitas a uma avaliação pela participação demonstrada através da realização de sínteses de leitura, trabalhos temáticos, relatórios de participação em conferências, organização de eventos científicos, relatórios de progressão do trabalho de pesquisa individual.Neste sentido, observa-se coerência entre os conteúdos selecionados e os objetivos da unidade curricular.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Adota-se o modelo de Seminário para potenciar a co-construção e o treino colaborativo de competências, estimulando o trabalho em equipa e a monitorização permanente das aprendizagens. O Seminário envolve atividades individuais e grupais de planificação de um pré-projeto de investigação, segundo as várias etapas, enunciadas nos Objetivos de Aprendizagem. Os estudantes progridem no seu processo de planificação mediante supervisão científica dos docentes e discussão colegial contínua, no interior do grupo-turma.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de decisão  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Liderança  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Trabalho em contexto internacional  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)