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Metodologia de Investigação 1 2019/2020

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:
1-Identificar e apropriar-se dos objetivos, estilo e forma de escrita científica em psicologia, seguindo normas APA (6ª ed.);
2-Identificar e reflectir criticamente acerca das condições éticas da investigação em psicologia clínica e da saúde;
3-Identificar e elaborar questões de investigação em psicologia clínica e da saúde;
4-Identificar e derivar objetivos e hipóteses em estudos de psicologia clínica e da saúde;
5-Identificar e operacionalizar relações entre constructos, variáveis, medidas e momentos de avaliação em estudos de psicologia clínica e da saúde;
6-Refletir criticamente acerca da qualidade dos resultados de investigação, com base na análise dos seus métodos.
7-Identificar os objetivos, conteúdos e estrutura de vários tipos de revisão da literatura, nomeadamente da revisão sistemática da literatura;
8-Saber como planificar e conduzir com sucesso uma revisão sistemática da literatura.

Pré-Requisitos Recomendados

O/a estudante deverá apresentar os conhecimentos básicos adquiridos nas unidades curriculares de 1º ciclo associadas à estatística, análise de dados, metodologia de investigação e fundamentos de avaliação psicológica. O/a estudante deverá ainda estar familiarizado com a utilização dos recursos de pesquisa bibliográfica ao seu dispor, quer recorrendo a meios físicos (bibliotecas, empréstimos interbibliotecários, etc.), quer recorrendo a bases de dados eletrónicas.

Método de Ensino

Procurar-se-á um enfoque em metodologias ativas e participativas, com alguma utilização de métodos expositivos e demonstrativos. Recorrer-se-á à exploração de artigos científicos, capítulos e de bases de dados. Os estudantes serão convidados à realização de atividades práticas individualmente e em pequenos grupos, nomeadamente na aplicação de normas e procedimentos de escrita científica em psicologia, discussão de dilemas éticos na investigação, reflexão e discussão acerca da qualidade das questões e metodologias de investigação, e condução de revisão da literatura. Estas atividades práticas procurarão a resolução ativa de problemas de investigação em psicologia. A docente fornecerá feedback contínuo, facilitando a exploração e a emergência da competência nos alunos, através de orientação tutorial. O ambiente de aprendizagem virtual Moodle é usado como forma de comunicação com os estudantes, partilha de materiais de estudo e entrega de trabalhos.

Conteúdos Programáticos

1. O papel da investigação na psicologia clínica e da saúde
1.1 - A questão de investigação
2. O relatório de investigação em psicologia
2.1 Tipos de relatórios de investigação
2.2 Conteúdos e normas de formatação de relatórios de investigação
3. Ética na investigação em Psicologia Clínica e da Saúde
4. A revisão da literatura
4.1 Tipos e formas de revisão da literatura.
4.2 Desenvolvimento de um protocolo de revisão da literatura
4.3 Bases de dados, procedimentos e gestão de informação
4.4 Extração, uso e organização da informação
4.5 Análise crítica da informação
5. Identificação de questões de investigação em psicologia clínica e da saúde
5.1 Temas de investigação em psicologia clínica e da saúde
5.2 Objetivos e hipóteses de investigação
5.3 Constructos, variáveis, medidas, amostras e momentos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Christensen, L. B., Johnson, R. B., & Turner, L. A. (2014). Research methods, design, and analysis (12th Edition). Boston, USA: Pearson.
American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: American Psychological Association.
Barker, C., Pistrang, N., & Elliott, R. (2016). Research methods in clinical psychology. Chichester: Wiley.
Bryman, A. (2008). Social research methods. Oxford: Oxford University Press.
Creswell, J. W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Howitt, D., & Cramer, D. (2011). Introduction to research methods in psychology (3rd. ed.). Harlow, England: Pearson Education Limited.
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. British Medical Journal, 339, b2535.

Bibliografia Complementar

Almeida, L. S. & Freire, T. (2010). Metodologia da investigação em psicologia e educação (5ª ed.). Braga: Psiquilíbrios.
Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS (3rd ed.). London: Sage Publications Ltd.
Forrester, M. (Ed.) (2010). Doing qualitative research: A practical guide. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Higgins, J. P. T., & Green, S. (2011). Handbook for systematic reviews of interventions Version 5.1.0. London, UK: The Cochrane Collaboration.
Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS Statistics (6ª ed.). Pêro Pinheiro: Report Number.
Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilíbrios.
Wilkinson, D. & Birmingham, P. (2003). Using research instruments: A guide for researchers. London: Routledge.

Planificação Semanal

Semana 1 – Apresentação. O papel da investigação em psicologia clínica e da saúde. Análise crítica da investigação.
Semana 2 – O relatório de investigação em psicologia. Tipos de relatórios de investigação. Conteúdos e normas de formatação de relatórios de investigação. Temas de investigação em Psicologia Clínica e da Saúde.
Semana 3 – Ética na investigação em psicologia clínica e da Saúde. Temas de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde.
Semana 4 - Temas de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde.
Semana 5 - Teste. Identificação de questões de investigação em psicologia clínica e da saúde. Objetivos e hipóteses de investigação.
Semana 6 - Identificação de questões de investigação em psicologia clínica e da saúde. Constructos, variáveis, medidas, amostras e momentos.
Semana 7 - A revisão da literatura. Tipos e formas de revisão da literatura.
Semana 8 - A revisão da literatura. Desenvolvimento de um protocolo de revisão.
Semana 9 – Checkpoint 1. A revisão sistemática da literatura: Bases de dados, procedimentos, e gestão de informação.
Semana 10 - A revisão sistemática da literatura: Bases de dados, procedimentos, e gestão de informação.
Semana 11 – Checkpoint 2. A revisão sistemática da literatura: Extração e uso da informação; Organização da informação.
Semana 12 - sem aula, devido a interrupção de férias de Natal.
Semana 13 – Checkpoint 3. A revisão sistemática da literatura: Análise crítica da informação.
Semana 14 – Apresentações individuais.
Semana 15 – Apresentações individuais.

Coerência do programa para com os objetivos

A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular é operacionalizada do seguinte modo: objetivo 1 – conteúdos programáticos 1, 2 e 5.1; objetivo 2 – conteúdo programático 3; objetivos 3, 4, 5 e 6 – conteúdo programático 5; objetivos 7 e 8 – conteúdo programático 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização de métodos expositivos e ativos permite a transmissão e análise de novos conteúdos relativamente às metodologias de investigação em psicologia. Estes métodos apoiam a aquisição de conhecimentos avançados no domínio, por parte dos/as alunos/as. O recurso a metodologias que impliquem a participação ativa dos/as alunos/as, indiviualmente ou em pequeno grupo, faz-se através de exercícios de aplicação das normas de escrita e investigação em psicologia, discussão de dilemas éticos na investigação, análise e interpretação de secções de métodos e resultados de relatórios de investigação, exploração de artigos de revisão da literatura, e condução de uma revisão da literatura. Esta apropriação recorre ainda à resolução de problemas aplicados à investigação, nomeadamente no planeamento de investigação e avaliação crítica dos métodos utilizados. A realização de trabalhos individuais e em pequeno grupo contribuirá para a aquisição de competências revisão da literatura e de

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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