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Estágio 2019/2020

Objetivos

Mostrar capacidades de adaptação a novas situações;
Revelar responsabilidade, empenho e disponibilidade na execução das tarefas de estágio;
Demonstrar capacidade de compreensão, raciocínio crítico e de resolução de problemas em situações novas e não familiares em contextos alargados e multidisciplinares;
Atestar capacidade para lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades daí resultem;
Realizar trabalho em equipa numa perspetiva inter e transdisciplinar;
Demonstrar autonomia técnica;
Comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios subjacentes de uma forma clara e sem ambiguidades;
Compreender o contexto das atividades realizadas no âmbito do sector do turismo e hospitalidade.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Serão utilizadas metodologias de ensino ativas, envolvendo trabalho autónomo, orientação tutorial, investigação aplicada e focalização do grupo em temáticas de reflexão. Embora as aulas de orientação tutorial dominem a presente unidade curricular, estas serão complementadas com a criação de grupos de trabalho e seminários que promovam a participação ativa dos estudantes na partilha e debate público do conhecimento produzido e do progresso das atividades de estágio.
Os estudantes serão avaliados: i) pelo desempenho profissional avaliado pelo orientador cooperante de acordo com grelhas de avaliação previamente acordadas; ii) pelo relatório de estágio escrito, avaliado pelo júri, composto pelo presidente, pelo orientador institucional e um elemento de júri externo; e iii) pela prova oral de defesa do relatório de estágio.

Conteúdos Programáticos

Definição da função a desempenhar no local de estágio
Definição dos objetivos de estágio
Reflexão crítica sobre a função e os objetivos definidos para o estágio
Planificação das atividades de estágio
Enquadramento das atividades de estágio no contexto dos projetos e atividades acordadas com a instituição;
Exploração conceptual, teórica, crítica e refletiva sobre os temas: (i) competências dos técnicos de turismo para a hospitalidade; (ii) Hospitalidade nos serviços turísticos; (iii) Gestão do relacionamento entre comunidades anfitriãs e visitantes, entre outros que surjam ao longo das reflexões grupais.
A estrutura do relatório de estágio: construção dos relatórios de estágio de acordo com normas previamente acordadas
Apresentação e discussão das atividades implementadas
Apresentação de instrumentos e bibliografia relevante para as atividades de estágio
Preparação e acompanhamento na redação do relatório de estágio.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Di Bella, M.G.(2000) La formación ética en las profesiones turisticas, Estudios y perspectivas en Turismo, 9, pp. 24 – 35.
Innearity, D. (2001) Etica de la Hospitalidad, Ed. Peninsula, Madrid.
United Nations World Tourism Organisation. Código Mundial de ética do turismo (disponível em: ethics.unwto.org/sites/all/files/docpdf/portugal.pdf).

Bibliografia Complementar

A restante bibliografia será disponibilizada ao longo das reuniões de orientação semanais, em função das problemáticas abordadas nos diferentes contextos de estágio.

Planificação Semanal

a definir

Coerência do programa para com os objetivos

A definição da função a desempenhar no local de estágio, dos objetivos e a planificação das atividades de estágio vão ao encontro do objetivo que prevê a integração do estudante no estágio. A apresentação e discussão das atividades implementadas, dos instrumentos de avaliação e a discussão de atividades permitirá demonstrar capacidade de compreensão, raciocínio crítico e de resolução de problemas, desenvolver soluções ou emitir juízos, incluindo reflexões sobre as implicações resultantes. Os objetivos relativos à realização de trabalho em equipa numa perspetiva inter e transdisciplinar e demonstrar autonomia técnica serão promovidos pelo acompanhamento contínuo e pelas diferentes metodologias implementadas no contexto de estágio pelos responsáveis pela orientação. A redação do relatório de estágio vai ao encontro do objetivos que visam comunicar conclusões, os conhecimentos e raciocínios subjacentes, a (não) especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A integração na equipa de trabalho da entidade acolhedora de estágio, o comportamento responsável, empenhado e disponível para a execução das tarefas de estágio, bem como a participação ativa nas sessões de supervisão, serão promovidos pelo acompanhamento do orientador e do supervisor ao longo dos semestres e pelas diferentes metodologias implementadas no contexto de estágio pelos responsáveis pela respetiva orientação. No âmbito dos objetivos demonstrar capacidade de compreensão, raciocínio crítico e de resolução de problemas em situações novas e não familiares em contextos alargados e multidisciplinares, atestar capacidade para lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem, realizar trabalho em equipa numa perspetiva inter e transdisciplinar e demonstrar autonomia técnica eticamente sustentada serão realizadas sessões de orientação, de apresentação oral e respetiva reflexão crítica bem como será promovido todo o acompanhamento das atividades de estágio pelo orientador cooperante e pelo orientador da Universidade. No âmbito do objetivo que visa comunicar as conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades serão realizados atividades de exploração de leitura, apresentações orais e debate e fornecimento de feedback. Para o desenvolvimento de competências de redação do relatório final, serão realizados exercícios de conhecimentos, atividades de exploração de leitura, apresentações orais e debate.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipa  
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