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Dissertação 2019/2020

  • 60 ECTS
  • Lecionada em Português

Objetivos

Demonstrar autonomia nas técnicas de pesquisa e de revisão da literatura adequada à fundamentação das questões de investigação propostas com suficiente relevância teórica, atualidade e centralidade para o domínio científico;
Selecionar, de acordo com os objetivos da investigação, o universo/amostra e a metodologia de recolha e análise de dados adequada;
Implementar o projeto de investigação na área científica em que se enquadra o domínio de estudo;
Recolher e analisar os dados recorrendo a métodos de investigação adequados aos objetivos da investigação
Discutir criticamente os resultados obtidos, demonstrando capacidades de integração de conhecimentos, gestão de questões complexas, e desenvolvimento de propostas ou emissão de juízos que tenham em consideração os modelos teóricos estabelecidos para o domínio em estudo
Comunicar as conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, a especialistas e não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

A orientação tutorial complementada com a criação de grupos de trabalho que promovam a participação ativa dos estudantes na partilha e debate público do conhecimento produzido. Serão organizados seminários temáticos que incentivam o estudante de mestrado a apresentar os seus trabalhos de investigação nas suas diferentes etapas.
O processo de avaliação implica a defesa da dissertação em provas públicas, perante um júri especializado, onde será avaliada a componente investigativa da dissertação e a comunicação de resultados apresentados na defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pela UPT. A dissertação deve ser apresentada de acordo com os requisitos formais e nos prazos estabelecidos pela UPT (cf. Regulam conducente ao grau de Mestre).
Os projeto de investigação serão integrados no Núcleo de Investigação em Turismo, Património e Desenvolvimento do Território do Departamento em Turismo, Património e Cultura - UPT, nas suas linhas e projetos em desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos

Planeamento, estruturação e redação de uma dissertação:
Estruturação formal e de conteúdo do projeto de investigação;
Apresentação de pré-projecto de investigação;
Definição do problema, questões de investigação, fundamentação das hipóteses e operacionalização de variáveis;
Revisão bibliográfica;
Definição da amostra;
Seleção metodológica;
Recolha e análise de dados;
Apresentação formal do projeto de investigação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Veal, A. J. (2006). Research Methods for Leisure and Tourism: A Practical Guide. London: FT Prentice Hall.
Finn, M.; Elliott-White, M. e Walton, M. (2000). Tourism & Leisure Research Methods: data collection, analysis and interpretation.
England: Longman.
Pestana, H. e Gageiro, J. N. (1998). Análise de Dados para Ciências Sociais – a complementaridade do SPSS. Edições Sílabo. Phillimore, J. e Goodson, L. (Eds.) (2004). Qualitative Research in Tourism: ontologies, epistemologies and methodologies.
London: Routledge.
Hill, M. M. & Hill, A. (2008). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Oppenheim, A. N., (2001). Questionnaire, Design, Interviewing and Attitude Measurement. London: Continuum.

Bibliografia Complementar

Salant, P. e Dillman, D. A., (1994). How to conduct your own survey. New York: John Wiley & Sons.
Bryman, A. (2001). Social Research Methods. Oxford: University Press.

Planificação Semanal

A definir

Coerência do programa para com os objetivos

Em geral, os conteúdos programáticos vão ao encontro dos objetivos da unidade curricular, sobretudo no que respeita à concretização do projeto de dissertação. A possibilidade dos estudantes participarem em projetos de investigação a desenvolver e implementar no âmbito do Núcleo de Investigação em Turismo, Património e Desenvolvimento do Território, permite o desenvolvimento de competências de integração de saberes e sua aplicação à realidade, tendo em consideração a diversidade de contextos de intervenção na área do Turismo e Hospitalidade.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias que implicam o trabalho autónomo, a orientação tutorial e investigação aplicada dominarão o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular, dado o foco no desenvolvimento de competências de planeamento, construção e redação de uma dissertação de mestrado, com definição da componente metodológica de uma investigação (amostra, procedimentos e métodos de recolha dados, análise dos dados recolhidos, integração das conclusões nos modelos teóricos analisados) que se pretendem progressivamente autonomizadas.
A orientação tutorial (OT) domina a unidade curricular, destinando-se ao acompanhamento individualizado do desenvolvimento dos trabalhos de dissertação, embora se recorram também a metodologias ativas e participativas de ensino-aprendizagem manifestas na apresentação e discussão pública regular e em grupo do desenvolvimento do trabalho de investigação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de decisão  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
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