Como chegar
|
Contactos

Conceção de Projetos em Turismo e Hospitalidade 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

1.Integrar os conceitos de ética e de responsabilidade no desenvolvimento de projetos de turismo.
2.Desenvolver investigação aplicada através da conceção de projetos que permita às organizações melhorarem o seu desempenho e atitude.
3.Demonstrar competências técnicas para a criação, desenvolvimento e financiamento de projetos de turismo e hospitalidade com sustentabilidade.
4.Analisar criticamente as diferentes abordagens à conceção de projetos na área do turismo e hospitalidade, no âmbito da atuação quer do sector público, quer do sector privado.
5. Distinguir a indústria do turismo no contexto do desenvolvimento socioeconómico e cultural do território.

Pré-Requisitos Recomendados

Licenciatura.

Método de Ensino

Pretende-se implementar a combinação do método expositivo/ensino participativo.
Seminários na universidade ou em visita de campo com o objetivo de apresentar as melhores práticas na conceção de projetos de investigação aplicada na área do conhecimento com análise e discussão crítica de case studies e de exemplos de boas práticas de conceção de projetos na área do turismo e hospitalidade.
Orientação tutorial que pretende encaminhar para a proposta de projeto realizado em colaboração estreita com os nossos parceiros.
A avaliação será realizada através do planeamento de um projeto em turismo e hospitalidade que reflita um desenvolvimento adequado em função dos conteúdos lecionados.

Conteúdos Programáticos

Tema 1. Desafios socio económicos no âmbito da conceção de projetos.
1.1.Fatores de sucesso para projetos em Turismo e Sustentabilidade.
1.2.Ética e responsabilidade no desenvolvimento de projetos.
1.3.Missão e objetivos do projeto no enquadramento da missão e estratégia institucional: definições e exemplos no âmbito de Turismo e Hospitalidade.
Tema 2. Aplicação de normas metodológicas de construção, implementação e avaliação de projetos.
2.1.Evolução do conceito de projeto.
2.2.Etapas da elaboração de um projeto.
Tema 3. A gestão de projetos e a gestão de operações.
3.1.Perfil e competências dos gestores em Turismo e Hospitalidade.
3.2.Liderança, motivação e gestão de conflitos.
Tema 4. A RSE no âmbito dos projetos em turismo e hospitalidade.
4.1.Contextualização do conceito RSE.
4.2.Apoios e incentivos financeiros a projetos no âmbito dos quadros comunitários: estudos de caso.
Tema 5. Planeamento e implementação de projetos turísticos sustentáveis: casos práticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kloppenborg, T. (2012). Contemporary project managment. South Western, Cengage Learning.
Figueira, V., Dias, R. (2011) A responsabilidade social no turismo, Lisboa: Escolar Editora.
Rego, A., Pina e Cunha M., Guimarães da Costa, N., Gonçalves, H., Cabral Cardoso, C. (2007) Gestão ética e socialmente responsável, Lisboa: Editora RH.
Levy, S.B. (2009). Legal Project Management: Control Costs, Meet Schedules, Manage Risks, and maintain sanity. Seatle:
DayPack Books.
Lewi, J. P. (2007). Fundamentals of Project Management. NY: AMACOM Por James P. Lewis.

Bibliografia Complementar

A fornecer pela Docente.

Planificação Semanal

A definir pela Docente.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos dos Temas 1 e 2, e respetivos sub-temas, concretizam o enquadramento organizacional e a as bases necessárias para compreensão do enunciado nos Objetivos 1 e 2.

Os conteúdos dos Temas 3 e nas alíneas correspondentes, coadjuvado com os respetivos métodos de ensino/aprendizagem, permitem atingir e pôr em prática o Objetivo 3.

Os Temas 4 e 5 concretizam a exposição da matéria relativa aos Objetivos 4 e 5, favorecendo a consecução dos mesmos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para os vários objetivos identificados, as 30,0 horas de contato teórico-prático desta Unidade Curricular envolvem várias metodologias: método expositivo (enquadramento dos conceitos, modelos e teorias); método ensino/aprendizagem, promovendo a aplicação prática dos conteúdos abordados e seminários, com o objetivo de complementar e aprofundar temáticas específicas, analisadas ao longo da U.C.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)