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Dissertação 2019/2020

Objetivos

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de desenhar e desenvolver um projeto de investigação, incluindo a redação final de uma dissertação que respeite todos os requisitos de um trabalho científico de qualidade, com demonstração de competências de:
- pesquisa bibliográfica e revisão da literatura adequadas às questões de investigação propostas;
- fundamentação da relevância das questões de investigação propostas;
- seleção e fundamentação das opções metodológicas efetuadas;
- recolha e análise de dados de investigação;
- discussão crítica dos resultados de investigação;
- comunicação científica (oral e escrita), a especialistas e não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades.
A Dissertação apresentada pelo estudante deverá, de acordo com as normas APA (6ª edição), constituir um trabalho original de relato de um estudo empírico, revisão sistemática da literatura ou scoping review, artigo teórico, artigo metodológico, ou estudo de caso.

Pré-Requisitos Recomendados

Para além do estabelecido no Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre da UPT e definido nas Normas Regulamentares do 2º Ciclo de Estudos em Psicologia Clínica e da Saúde para a frequência do 2º ano, o estudante deve também ter completado com sucesso as unidades curriculares de Metodologia da Investigação 1 e Metodologia da Investigação 2.

Método de Ensino

Recorrer-se-á a metodologias ativas e à orientação tutorial. As orientações tutoriais serão complementadas com a criação de grupos de trabalho para a partilha de conhecimentos e debate do progresso dos estudantes.
Para o desenvolvimento de competências de comunicação científica, os estudantes são incentivados a participar no Encontro Científico de Psicologia da UPT, onde poderão discutir os seus projetos de investigação com especialistas no domínio em estudo. De modo a garantir uma monitorização mais eficaz do processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências de investigação dos estudantes, estes devem entregar dois relatórios de investigação distribuídos ao longo do ano de acordo com o planeamento apresentado, prévios à entrega da dissertação. Esta será discutida em provas públicas, perante um júri especializado, onde será avaliado o percurso formativo do estudante, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública da dissertação (cf. Grelhas de avaliação disponibilizadas)

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos específicos aos temas de pesquisa a desenvolver pelos estudantes, não podem ser discriminados à partida.
Serão, contudo, explorados, de forma conjunta, mas adaptada às investigações de cada estudante, os seguintes temas:
- Estrutura de um artigo científico e regras de escrita científica
- Pesquisa em bases de dados
- Tipos de estudos e árvores de decisão estatística
- Ética e deontologia na investigação em psicologia
- Técnicas de comunicação oral e escrita
- Análise preliminar e avançada de dados
A redação da dissertação deve atender às normas APA (6ª edição) e respeitar o estabelecido nas Normas para a formatação das Dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento da UPT.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

American Psychology Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.).Washington, DC: American Psychological Association.
Barker, C., Pistrang, N., & Elliot, R. (2016). Research methods in clinical psychology: An introduction for students and practioners (3rd ed.). Chichester, UK: Wiley.
Colman, A. M. (Ed.). (1995). Psychological research methods and statistics. London and New York: Longman.
Goodwin, C. J., & Goodwin, K. A. (2014). Research in psychology: Methods and design (7th ed.). New Jersey:
Wiley.
Harlow, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to research methods in psychology. NY: Pearson.
Mertens, D. M. (2010). Research and evaluation in education and psychology: Integrating diversity with quantitative, qualitative and mixed methods. LA: Sage.

Bibliografia Complementar

Será ainda aconselhada bibliografia complementar específica ao tema de investigação de cada orientando. O estudante deverá pesquisar e consultar bibliografia adequada ao seu tema de investigação.

Planificação Semanal

De acordo com o calendário letivo, está prevista a realização de reuniões semanais de orientação tutorial, entre o orientador e o estudante, para acompanhamento e monitorização das atividades de investigação.
Embora estas sessões sejam organizadas em torno das necessidades impostas pelos trabalhos de investigação, as mesmas assumem a planificação que se segue, comum a todos os estudantes e estruturada pelos objetivos de aprendizagem estabelecidos. As sessões de orientação deverão ser sumariadas pelo orientador e as presenças dos estudantes registadas.

1ª semana
Definição do tema de investigação e do plano de trabalhos do estudante (cf. Template disponibilizado na plataforma moodle). O plano de trabalhos deve ser assinado pelo estudante e pelo/a seu/sua Orientador/a, e entregue à coordenação do ciclo de estudos (até 18 de outubro de 2019), para apreciação e submissão ao conselho científico de 30 de outubro de 2019. O estudante deverá também proceder ao registo do tema da dissertação e efetuar o pedido de atribuição de orientador na secretaria académica, onde lhe será fornecido o
formulário próprio para tal.

Entre outubro de 2019 e janeiro de 2020
Os estudantes deverão desenvolver competências de pesquisa bibliográfica e revisão da literatura adequadas às questões de investigação propostas e de fundamentação da sua relevância face ao estado da arte no domínio em estudo.
Como resultado deste processo, os estudantes deverão entregar, através da plataforma moodle – página da unidade curricular de Dissertação, até ao dia 15 de janeiro de 2019, o Relatório de Investigação I (cf. Template e grelhas de parametrização disponibilizadas na plataforma moodle, na página da uc).
Neste relatório os estudantes deverão apresentar o enquadramento teórico, objetivos e método estabelecido
para o seu estudo. Este relatório terá um máximo de 20 páginas (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo, margens 2.54 cm) e será objeto de avaliação por parte do seu orientador, contribuindo para a monitorização e apreciação do processo de aprendizagem do orientando (objeto de avaliação final).

Início de fevereiro de 2020
Participação no Encontro Científico de Psicologia "Troca de Ideias entre Mestres a Meio Caminho do Mestrado".
A participação dos estudantes neste encontro, com apresentação e discussão pública do estado dos trabalhos de dissertação junto de um painel de especialistas no domínio em estudo, permitirá a monitorização e reorganização dos trabalhos de investigação, assim como desenvolver competências de comunicação científica (oral e escrita), a especialistas e não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades.
A participação no Encontro contribuirá para a apreciação e avaliação do desempenho do estudante por parte do orientador, o qual será objeto de avaliação final nas provas públicas de mestrado.

Janeiro a maio de 2020
Os estudantes deverão desenvolver, de forma primordial, competências de seleção e fundamentação das opções metodológicas efetuadas e recolha e análise de dados de investigação.
Como resultado deste processo, os estudantes deverão entregar, através da plataforma moodle – página da unidade curricular de Dissertação, até ao dia 31 de maio de 2020, o Relatório de Investigação II (cf. Template e grelhas de parametrização disponibilizadas na plataforma moodle, na página da uc).
Neste relatório os estudantes deverão apresentar o enquadramento teórico e método (melhorados face ao relatório I) e os resultados preliminares do seu estudo, tendo um máximo de 25 páginas (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo, margens 2.54 cm). Este relatório será objeto de avaliação por parte do orientador, contribuindo para a monitorização e apreciação do processo de aprendizagem do orientando (objeto de avaliação final).

Junho e outubro de 2020
Nesta fase final do percurso formativo é suposto que o estudante tenha aperfeiçoado as competências desenvolvidas em fases prévias e desenvolva competências ao nível análise de dados de investigação e da discussão crítica dos resultados de investigação. Como produto final do percurso formativo, o estudante deverá entregar a sua dissertação (até dia 31 de outubro de 2020 (época normal) ou 31 de janeiro de 2021
(época de recurso)), a qual será defendida perante um júri.
A Dissertação deverá resultar de um processo de melhoria, nomeadamente dos relatórios de investigação prévios. Deverá ser escrita sob formato de artigo, seguindo normas APA (6ª edição), tendo um máximo de 30 páginas (excetuando capa, página de rosto, agradecimentos, índice, resumo e anexos). Aquando da entrega da Dissertação na Secretaria Académica, seguindo o formato definido pelas normas e regulamentos
aplicáveis, o estudante deverá entregar também uma declaração de originalidade do trabalho e posicionar-se face ao seu depósito no repositório da UPT.
A avaliação da Dissertação ocorrerá em momento único e terá em consideração o percurso formativo do estudante ao longo do ano (a efetuar pelo orientador; ponderação de 25%), o documento escrito (a avaliar pelos diferentes elementos do júri; ponderação de 55%) e a apresentação e discussão pública da dissertação (a avaliar pelos diferentes elementos do júri; ponderação de 20%).

Coerência do programa para com os objetivos

Dado que o objetivo geral da presente UC aponta para a capacidade de desenhar e desenvolver um projeto de investigação original, os conteúdos programáticos específicos a cada tema de investigação não se encontram determinados à partida, sendo adaptados às características de cada projeto de investigação. Ainda assim serão realizadas algumas sessões comuns a todos os estudantes, centradas nas competências de
investigação a desenvolver, de forma adaptada, por cada estudante, em função das especificidades das suas investigações.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias que implicam o trabalho autónomo, a orientação tutorial e a implementação do projeto de investigação dominarão o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular, tendo em consideração o foco dado à capacidade para desenhar e desenvolver um projeto de investigação, incluindo a redação final de uma dissertação que respeite todos os requisitos de um trabalho científico de qualidade, de acordo com as normas APA (6ª edição).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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