Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Promoção do Bem-Estar e da Qualidade de Vida 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Caraterizar os conceitos de bem-estar e qualidade de vida, identificando os seus determinantes, e métodos de avaliação adequados.
2. Refletir criticamente sobre estratégias de promoção de bem-estar e qualidade de vida descritos na literatura.
3. Planear e concetualizar atividades de promoção de bem-estar e qualidade de vida, partindo da evidência científica apresentada na literatura sobre o tema.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos na área da psicologia da saúde e do bem-estar e dos modelos de intervenção psicológica.

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que estimulem o envolvimento dos alunos. Serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura, exercícios e trabalhos práticos e provas de avaliação de conhecimento. Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

A metodologia de avaliação será de natureza mista, incluindo quatro momentos de avaliação: 2 mini-testes, cada um valendo 30% da nota final, um trabalho escrito em grupo valendo 15% da nota final, e uma prova prática em grupo, valendo 25% da nota final.

Conteúdos Programáticos

1. Bem-estar e qualidade de vida:
1.1. Definição e delimitação de construtos e enquadramento teórico
1.2. Métodos de avaliação de construtos relevantes
1.3. Determinantes inter e intrapessoais do bem-estar e qualidade de vida
2. Promoção do bem-estar e da qualidade de vida:
2.1. Fundamentos e conceitos básicos
2.2. Técnicas essenciais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Canavarro, M., & Vaz Serra, A. (2010). Qualidade de vida e saúde: Uma abordagem na perspetiva da Organização Mundial de Saúde. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Pais Ribeiro, J. (2007). Introdução à psicologia da saúde. Coimbra: Quarteto Editora.

Pais Ribeiro, J. & Leal, I. (2007). Avaliação em psicologia da saúde – instrumentos publicados em Português. Coimbra: Quarteto Editora.

Frisch, M.B. (2006). Quality of life therapy: Applying a life satisfaction approach to positive psychology and cognitive therapy. New Jersey: John Wiley & Sons.

Sirgy, M.J. (2012). The psychology of quality of life – Hedonic well-being, life satisfaction and eudaimonia (2nd ed.). USA: Springer

Bibliografia Complementar

Linley, P.A. & Joseph, S. (2004). Positive psychology in practice. New Jersy: John Wiley & Sons.

McQueen, D., & Jones, C. (2007). Global perspectives on health promotion effectiveness. New York: Springer.

Lucas, K. & Lloyd, B. (2005). Health promotion: Evidence and experience. London: Sage Publications.

Seligman, N. (2011). Flourish: A visionary new understanding of happiness and well-being. NY: Free Press.

Snyder, C. R., & Lopez, S. J. (2002). Handbook of positive psychology. Oxford: Oxford University Press

Planificação Semanal

S1: Apresentação da UC e metodologia de avaliação
S2: Interrupção letiva de carnaval
S3: Delimitação e definição de conceitos
S4: Enquadramento conceptual da promoção do bem-estar e qualidade de vida
S5: Métodos para avaliação de bem-estar e qualidade de vida
S6: Mini-teste 1
S7: Interrupção letiva de Páscoa
S8: Determinantes interpessoais do bem-estar e qualidade de vida
S9: Determinantes interpessoais do bem-estar e qualidade de vida
S10: Determinantes intrapessoais do bem-estar e qualidade de vida
S11: Fundamentos e conceitos básicos para a promoção do bem-estar e qualidade de vida
S12: Mini-teste 2
S13: Práticas essenciais para a promoção do bem-estar e qualidade de vida
S14: Provas práticas em grupo
S15: Provas práticas em grupo

Coerência do programa para com os objetivos

O primeiro objetivo de aprendizagem será alcançado através dos conteúdos lecionados no módulo 1, subordinado ao tema "Bem-estar e qualidade de vida". Os restantes dois objetivos de aprendizagem" serão alcançados através dos conteúdos lecionados no módulo 2, subordinado ao título "Promoção do bem-estar e da qualidade de vida". O último objetivo será ainda concretizado pelo envolvimento ativo dos alunos na realização de um trabalho escrito e prova prática em grupo sobre o tema.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização de metodologias de ensino quer expositivas quer interactivas (e.g., discussão de materiais escritos, exercícios práticos em contexto de sala de aula) permitirá cumprir os objetivos da UC, que se prendem com a aquisição de conteúdos teóricos e reflexão sobre a forma como esses conteúdos estão subjacentes a implicações práticas diretas para o exercício da psicologia no âmbito da promoção do bem-estar e qualidade de vida.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)