Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Planeamento Empresarial 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O estudante deve ser capaz de:
1.Identificar o planeamento como uma função da gestão, enquadrando-o com as demais funções da gestão;
2.Reconhecer e relacionar os níveis e os princípios do planeamento empresarial
3.Identificar as diferentes fases nos diferentes níveis de Planeamento
4.Identificar e descrever diferentes ferramentas de apoio ao planeamento empresarial
5.Reconhecer e familiarizar-se com as novas tendências do planeamento e gestão empresarial.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de língua inglesa.
Conhecimentos básicos de Organização de Empresas.

Método de Ensino

Exposição e debate das temáticas.
Trabalho de grupo com orientação tutorial (trazer portátil/tablet.
Apresentações prévias e final dos trabalhos de grupo.
Seminário.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
2. Processo de planeamento estratégico
3. Empenhamento geral.
4. Identificação de necessidades.
5. Análise da indústria:
5.1. Tipo de mercado
5.2. Ciclos de vida
5.3. Análise da concorrência.
5.4. Análise da carteira de atividades/produtos: BCG, McKinsey, Forças de Porter e avaliação do setor.
5.5. Inovação e diferenciação. Barreiras à saída e entrada. Concorrência e cooperação. Análise PESCT.
5.6. Análise SWOT-GO.
5.7. Estimação da procura.
6. Missão, visão e valores.
7. Metas, objetivos e estratégias.
8. Seminário com empresário ou gestor.
9. Programas operacionais e orçamentação.
10. Avaliação e controlo de desempenhos e resultados.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão das Organizações, Escola Editora.
Carvalho, J e Filipe, J (2014) Manual de Estratégia: conceitos, prática e roteiro, Sílabo.
Carvalho, J. M. S. (2013). Planeamento Estratégico. 2ª ed. Porto: Grupo Editorial Vida Económica.
Carvalho, J. M. S. (2016). Inovação & Empreendedorismo. Informação, Ideia, Implementação, Impacto. Porto:
Grupo Editorial Vida Económica.
Carvalho, J. M. S. (2016). Innovation & Entrepreneurship. Information, Idea, Implementation, Impact. Porto:
Grupo Editorial Vida Económica.
Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica, Escola Editora

Bibliografia Complementar

Fernández, J. (2006) Direccion por Implicacion (DPI), Piramide
Hill, C.W. , McShane, S. L: (2008), Principles of Management, McGrawHill Irwin
Hill, C.W. e Jones, G.R., (2012) Strategic Management: An integrated Approach. Cengage Learning.

Planificação Semanal

1.Introdução. Constituição dos grupos.
2. Processo de planeamento estratégico. Empenhamento geral. Identificação de necessidades. Análise da indústria: tipo de mercado, ciclos de vida, análise da concorrência. Trabalho de grupo I.
3. Análise da carteira de atividades/produtos: BCG e McKinsey. As forças de Porter e a avaliação do setor. Trabalho de grupo II
4.Inovação e diferenciação, barreiras à entrada e saída, concorrência e cooperação, e análise PESCT. Trabalho de grupo III.
5. Primeira apresentação dos trabalhos
6. Análise SWOT-GO e estimação da procura. Trabalho de grupo IV.
7. Missão, visão e valores. Trabalho de grupo V
8. Metas, objetivos e estratégias. Trabalho de grupo VI
9. Seminário com um empresário ou gestor.
10.Segunda apresentação dos trabalhos.
11. Programas operacionais e orçamentação. Trabalho de grupo VII.
12.Avaliação e controlo de desempenhos e resultados. Trabalho de grupo VIII.
13.Desenho final do plano estratégico. Trabalho de grupo IX.
14.Apresentações finais dos trabalhos de grupo.
15.Apresentações finais dos trabalhos de grupo.

Coerência do programa para com os objetivos

Para o objetivo 1 e objetivo 2 serão lecionados os conteúdos do ponto 1 e 2.
O objetivo 3 e 4 será abordado o ponto 3 dos conteúdos.
O objetivo 5 será abordado no ponto 4.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objetivos serão alcançados através da junção entre a exposição teórica dos conteúdos com debate sobre os conceitos, assim como através da análise de casos concretos de planeamento estratégico de empresas reais. Estes casos permitirão a realização de trabalhos de grupo com orientação tutorial, de modo a dissecar todos os problemas envolvidos e permitir que os alunos façam um exercício pedagógico em profundidade, que lhes possibilitará uma meçhor aprendizagem dos conceitos e técnicas envolvidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)