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Finanças 2019/2020

  • 7.5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular proporciona aos alunos um aprofundamento teórico e metodológico na abordagem dos temas centrais das Finanças. Nomeadamente, pretende-se que os alunos:
- Fiquem capacitados a discutir e calcular o impacto no valor das empresas das decisões de investimento e financiamento;
- Adquiram competências de análise dos processos de diversificação empresarial e de cálculo do seu impacto no valor das empresas:
- Fiquem capacitados para aplicar a investigação científica no âmbito das finanças empresariais à resolução de problemas concretos das empresas, nomeadamente, na área da avaliação de empresas, project finance, gestão do risco e reestruturação financeira;
- Adquiram competências de análise, investigação e de estudo autónomo.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

É utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam que os alunos adquiram capacidades de aprender de forma autónoma e contínua. A componente expositiva das aulas é minimizada, sendo privilegiada a metodologia participativa, com discussão crítica de conceitos e casos de estudo, promovendo-se a capacidade de síntese. Os alunos têm de realizar leituras obrigatórias de estudos de caso, disponibilizados com antecedência, que serão discutidos/apresentados em sala de aula. Esta metodologia permite que os alunos demonstrem as suas competências de investigação, apresentação de temas e debate. No âmbito da unidade curricular, também serão realizados dois seminários, com oradores convidados, de reconhecido mérito.
Avaliação:
- 5 trabalhos de análise de casos, com apresentação/discussão oral: cada trabalho com uma ponderação de 10%
- Participação qualitativa individual na discussão em sala (20%)
- Apresentação do trabalho final individual (estudo de caso): 30%

Conteúdos Programáticos

A. Decisões de investimento/financiamento e avaliação de empresas
1. Importância do valor e princípios da criação de valor
2. Princípios de avaliação e custo do capital
3. Eficiência dos mercados e desvios comportamentais

B. Estrutura de capitais e financiamento
1. Problemas de agência, controlo e incentivos
2. Teorias da estrutura de capitais
3. Política de pay-out, financiamento e avaliação
4. Fusões, aquisições e reestruturação financeira

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Koller, Goedhart & Wessels (2018). Valuation, 6th edition, Wiley.

Ross, Westerfield & Jaffe (2010). Corporate Finance, 9th edition, McGraw Hill - Irwin.

Brealey, Myers & Allen (2011). Principles of Corporate Finance, 10th edition, McGraw Hill - Irwin.

Estudos de caso selecionados da Univ. Harvard, INSEAD, Univ. Virginia (Darden) e Kellogg School of Management

Bibliografia Complementar

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Planificação Semanal

A definir

Coerência do programa para com os objetivos

O primeiro objetivo é atingido com a lecionação e exposição dos diferentes modelos de avaliação de empresas e de estrutura de capitais. O segundo objetivo é atingido com a leitura, apresentação e discussão de estudos de caso de diversificação, reestruturação e fusão de empresas. O terceiro objetivo é atingido pela leitura, análise crítica e apresentação dos diferentes conteúdos através de casos, nomeadamente de caráter empírico, passíveis de serem aplicados a questões concretas do contexto empresarial. Por fim, o último objetivo é atingido quer pela lecionação dos diversos conteúdos, quer pelo trabalho extra-aula desenvolvido, apresentado e discutido sob a forma dos diferentes trabalhos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para atingir os diferentes objetivos de aprendizagem recorrer-se-á apenas parcialmente ao método expositivo. A exposição teórica resumida dos diferentes temas, acompanhada de exemplificações reais e atuais, permite aos alunos atingirem os dois primeiros objectivos, ou seja, adquirirem a capacidade de discutir alguns dos desenvolvimentos da investigação na área das Finanças, especificamente, no campo das finanças empresariais. A relação e interdependência entre a aprendizagem teórica e a sua aplicação prática permite ainda alimentar o interesse dos alunos pelos temas das finanças empresariais, em particular, por aqueles conhecimentos científicos que poderão ser aplicados na resolução de problemas concretos das empresas, o que constitui o terceiro objectivo da unidade curricular. Finalmente, a aplicação de uma metodologia participativa – com a leitura e apresentação de casos de estudo, e a sua discussão na sala de aula, a par dos seminários e correspondentes debates – contribui para o al

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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