Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Inovação e Empreendedorismo 2019/2020

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Concluída esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Justificar a importância da inovação para a competitividade.
2. Justificar a importância do empreendedorismo para a criação de riqueza e emprego.
3. Conhecer um conjunto de competências e ferramentas que permitam criar e desenvolver negócios inovadores.
4. Analisar e interpretar diferentes processos e modelos de inovação.
5. Explicar a relevância da gestão do conhecimento e da inovação nas organizações.
6. Explicar os diferentes formas de empreendedorismo e tipos de negócio.
7. Saber desenvolver um processo empreendedor com base em diferentes modelos de negócio.
8. Aprender a analisar as variáveis ambientais, internas e externas, de um negócio.
9. Obter competências para desenhar modelos e planos de negócio.
10. Comunicar a ideia e modelo de negócio aos potenciais investidores.

Pré-Requisitos Recomendados

.

Método de Ensino

1. Aulas teórico-práticas de exposição e discussão dos conceitos teóricos e de casos práticos.
2.Análise e apresentação de conteúdos com base em artigos científicos.
3. Realização de trabalhos individuais de pesquisa sobre os processos de inovação nas empresas.
4. Realização de trabalhos de grupo que permitam desenhar e avaliar ideias de negócio.

Avaliação continua no Mestrado em Gestão:
1. Apresentação individual de um artigo científico (25%).
2. Colaboração no projeto “On the Road” (15%).
3. Desenho, análise e apresentação de uma ideia de negócio (50%).
4. Relatório do Seminário (10%)

Avaliação contínua no Mestrado em Marketing e Negócios Digitais:
1. Apresentação individual de um artigo científico (40%).
2. Desenho, análise e apresentação de uma ideia de negócio (50%).
3. Relatório de Seminário (10%)

- Final: exame em ambos os Mestrados.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos gerais sobre inovação e empreendedorismo.
2. Tipos e modelos de inovação.
3. A gestão do conhecimento e da inovação.
4. O perfil do empreendedor.
5. A evolução do empreendedorismo.
6. Formas de empreendedorismo e tipos de negócios.
7. O modelo 4i.
8. Nascimento e desenvolvimento de uma ideia de negócio.
9. Novos modelos de negócio.
10. Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
11. O desenho e criação de um negócio através do modelo TIES.
12. Projeto de empreendedorismo.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Artigos distribuídos (moodle) para análise e discussão.

Audretsch, D. B., Falck, O., Heblich, S. & Lederer, A. (2011), Handbook of Research on Innovation And Entrepreneurship, Edward Elgar.

Bessant, J. & Tidd, J. (2015), Innovation and Entrepreneurship, 3rd Edition, Chichester, Wiley.

Carvalho, J. M. S. (2016). Inovação & Empreendedorismo. Porto: Grupo Editorial Vida Económica.

Carvalho, J. M. S. (2016). Innovation & Entrepreneurship. Porto: Grupo Editorial Vida Económica.

Carvalho, J. M. S. (2018). The Ties of Business. Lap Publishing Group.

Tidd, J. & Bessant, J. (2013), Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 5th edition, Chichester, Wiley

Bibliografia Complementar

Bygrave, W. & Zacharakis, A. (2014); Entrepreneurship – 3rd edition, John Wiley & Son.

Carvalho, J. M. S. (2009). Gestão e Marketing. Edições Sílabo.

Chesbrough, H. (2006), Open Innovation. The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press.

Hall, B. & Rosenberg, N. (eds.) (2010), Handbook of the Economics of Innovation, Amesterdam, Elsevier.

Firestone, J. M., & McElroy, M. W. (2003). Key Issues in the Knowledge Management. Butterworth Heinemann.

Froff, T. R., & Jones, T. P. (2003). Introduction to Knowledge Management. Butterworth Heinemann.

Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. 3ª ed. Escolar Editora.

Planificação Semanal

22/10/19 - Apresentação. Bibliografia. Métodos de ensino-aprendizagem-avaliação. Conceitos gerais sobre inovação e empreendedorismo.
29/10/19 - Tipos e modelos de inovação. A gestão do conhecimento e da inovação.
05/11/19 - O perfil do empreendedor. A evolução do empreendedorismo. Formas de empreendedorismo e tipos de negócios. O modelo 4i.
12/11/19 - Apresentação de artigos científicos sobre inovação.
19/11/19 - Nascimento e desenvolvimento de uma ideia de negócio. Novos modelos de negócio. Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
26/11/19 - O desenho e criação de um negócio através do modelo TIES. Projeto de empreendedorismo.
03/12/19 - Desenvolvimento dos projetos de empreendedorismo.
10/12/19 - Apresentação dos trabalhos de grupo sobre os projetos de empreendedorismo.
17/12/19 - Projeto “On the Road”
07/01/20 - Seminário.

Coerência do programa para com os objetivos

O conteúdo programático 1 está ligado aos objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3.
O conteúdo programático 2 está ligado aos objetivos de aprendizagem 4 e 5.
O conteúdo programático 3 está ligado ao objetivo de aprendizagem 5.
Os conteúdos programáticos 4 e 5 estão ligados ao objetivo de aprendizagem 3.
O conteúdo programático 6 está ligado ao objetivo de aprendizagem 6.
O conteúdo programático 7 está ligado ao objetivo de aprendizagem 7.
O conteúdo programático 8 está ligado aos objetivos de aprendizagem 7 e 8.
Os conteúdos programáticos 9 e 10 estão ligados aos objetivos de aprendizagem 7, 8 e 9.
O conteúdo programático 11 está ligado ao objetivo de aprendizagem 9.
O conteúdo programático 12 está ligado aos objetivos de aprendizagem 8, 9 e 10

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para que os alunos sejam capazes de apreender e operacionalizar os conceitos relacionados com os modelos de inovação e empreendedorismo será necessário que acompanhem as exposições e discussões sobre os diversos temas de estudo (todos os objetivos de aprendizagem, nomeadamente os 1, 2 e 3.).
De modo a solidificarem os seus conhecimentos em temáticas específicas, as quais serão distribuídas por todos, os alunos deverão fazer um trabalho de estudo e análise de artigos científicos, apresentando as suas conclusões à turma, de modo a terem contacto com os assuntos que estão a ser tratados na mais recente investigação (objetivos 4 a 10), assim como terão contacto com casos reais, obtendo informação sobre processos de inovação nas empresas (objetivo 4).
O trabalho de grupo permitirá aos alunos aprofundar as temáticas propostas nas aulas através de um exercício prático (objetivos 6 a 10).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)