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Estágio 2 2019/2020

  • 14 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

.Demonstrar um conhecimento da orgânica funcional da instituição;
.Mostrar rigor conceptual e competência técnica na utilização de instrumentos para diagnóstico social das necessidades da comunidade e dos utentes;
.Aplicar conhecimentos e fazer prova de eficácia no planeamento das ações com utilização de estratégias diferenciadas para abordagem e resolução dos problemas;
.Apresentar competências de escuta empática e de adaptação à diversidade cultural da população-alvo;
.Demonstrar aptidões heurísticas para desenvolver uma atividade de pesquisa em função de um quadro teorético consistente com o estado da arte e de acordo com regras metodológicas criteriosamente selecionadas para recolha e tratamento dos dados;
.Manifestar capacidade de problematização ética das questões heurísticas e das práticas de intervenção;
.Revelar capacidade de aprendizagem autodirigida e de valorização dos saberes científicos e profissionais relacionados com o quadro de intervenção e pesquisa.

Pré-Requisitos Recomendados

Demonstração de um comportamento ético e responsável.
Ter concluído o estágio I.

Método de Ensino

Análise e discussão casos;
Trabalho e discussão em grupo;
Acompanhamento tutorial.

Conteúdos Programáticos

Os estudantes são orientados de forma a alcançar os seguintes desideratos:
a) Proceder a uma caracterização socioinstitucional do centro de acolhimento,aprofundando o conhecimento do funcionamento organizacional;
b) Elaborar uma análise diagnóstica das necessidades da população que a instituição serve e/ou da comunidade de implantação, com explicitação das grelhas conceptuais de leitura e dos instrumentos metodológicos utilizados para recolha e análise de dados;
c) Propor um plano anual de intervenção, demonstrando capacidades estratégicas de planeamento e previsão do impacto da ação interventiva.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

A aconselhar em conformidade com o público-alvo.

Bibliografia Complementar

A aconselhar em conformidade com o público-alvo.

Planificação Semanal

Planificação de acordo com o local de estágio.
Acompanhamento semanal de 3 horas em contexto de aula.
Orientação tutorial, com base em encontros regulares com os estudantes, de acordo com as necessidades e as solicitações.

Coerência do programa para com os objetivos

O programa desenvolve-se de acordo com os objetivos do ciclo de estudos e com as competências a desenvolver nos diversos contextos de intervenção.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Esta unidade visa a aplicação prática dos conhecimentos, com intervenção supervisionada dos estudantes em diversos contextos institucionais e/ou comunitários, sendo feito um acompanhamento direto na instituição de estágio, por parte do Orientador Coperante, secundado por uma orientação tutorial de periodicidade semanal na UPT.

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