Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Estágio Supervisionado 2019/2020

  • 30 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

São objetivos de aprendizagem do Estágio Supervisionado:
1) Integrar a equipa de trabalho da entidade acolhedora de estágio
2) Revelar responsabilidade, empenho e disponibilidade na execução das tarefas de estágio
3) Desenvolver competências de avaliação/diagnóstico e de planificação e implementação de intervenções psicológicas, individuais ou em grupo, nos domínimos da psicologia clínica e/ou da saúde.
4) Demonstrar capacidade de compreensão, raciocínio crítico e de resolução de problemas em situações novas e não familiares em contextos alargados e multidisciplinares
5) Realizar trabalho em equipa numa perspetiva inter e transdisciplinar
6) Demonstrar autonomia técnica, eticamente sustentada
7) Comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades
8) Participar ativamente nas sessões, realizando as atividades propostas

Pré-Requisitos Recomendados

1º Ciclo de Estudos em Psicologia concluído e 90% dos ECTS do 1º ano do 2ª ciclo de Estudos em Psicologia concluídos com aprovação.

Método de Ensino

Metodologias semi-diretivas e não diretivas, recorrendo à realização de exercícios de conhecimento, atividades de exploração de leitura, apresentações orais e debate.

Conteúdos Programáticos

1) Normas APA
2) Definição da função de psicólogo no local de estágio
3) Definição dos objetivos de estágio
4) Planificação das atividades de estágio
5) Apresentação e discussão das atividades implementadas
6) Apresentação de instrumentos de avaliação e bibliografia relevante para as atividades de estágio
7) Preparação e acompanhamento na redação do relatório de estágio

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

American Psychological Association (2009). Manual of the American Psychological Association (6th ed). Washington DC: American Psychological Association.

Carr, A. (2011). The handbook of child and adolescent clinical psychology : a contextual approach. London: Routledge.

Carr, A. & McNulty, M.(2006). The handbook of adult clinical psychology : an evidence-based practice approach. London : Routledge.

Persons, J.B. (2008). The case formulation approach to cognitive-behaviour therapy. New York: The Guilford Press.

Sarafino, E.P. (2008). Health psychology : biopsychosocial interactions. Hoboken : John Wiley & Sons.

A restante bibliografia será disponibilizada ao longo das reuniões semanais, em função das problemáticas abordadas nos diferentes contextos de estágio.

Webgrafia:
www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/caodigo_deontolaogico.pdf
http://search.epnet.com
http://www.scielo.oces.mctes.pt/

Bibliografia Complementar

Gonçalves, M.M., Simões, M.R. & Almeida, L.S. (2017). Psicologia Clínica e da Saúde: Instrumentos de Avaliação. Lisboa: Pactor

Sturmey, P.(2009). Clinical Case Formulation: Varieties of Approaches (1st Ed.. Oxford: Wiley-Blackwell.

Bibliografia complementar adicional será disponibilizada ao longo das reuniões semanais, em função das problemáticas abordadas nos diferentes contextos de estágio.

Planificação Semanal

1) Apresentação (supervisor, alunos, instituições);
2) Apresentação da estrutura de relatório de estágio e dos documentos de referência;
3) Realização de exercícios de pesquisa bibliográfica;
4) Realização de exercícios subordinados às normas APA;
5) Debate em torno dos princípios constantes no código deontológico do psicólogo;
6) Apresentação da instituição de estágio;
7) Descrição e reflexão crítica sobre as funções do psicólogo no local de estágio;
8) Descrição e reflexão crítica sobre as funções do psicólogo no local de estágio (cont.);
9) Apresentação e reflexão crítica sobre os objetivos do estágio;
10) Apresentação e reflexão crítica sobre a planificação das atividades do estágio;
11) Apresentação e reflexão crítica sobre a planificação das atividades do estágio (cont.);
12) Discussão das atividades de estágio;
13) Apresentação e discussão de bibliografia relevante para as atividades de estágio;
14) Apresentação e discussão de bibliografia relevante para as atividades de estágio;
15) Apresentação e discussão de bibliografia relevante para as atividades de estágio;
16) Apresentação de um instrumento de avaliação psicológica utilizado em contexto de estágio e reflexão sobre as estratégias de administração, cotação e interpretação de resultados;
17) Apresentação de um instrumento de avaliação psicológica utilizado em contexto de estágio e reflexão sobre as estratégias de administração, cotação e interpretação de resultados;
18) Apresentação de um instrumento de avaliação psicológica utilizado em contexto de estágio e reflexão sobre as estratégias de administração, cotação e interpretação de resultados;
19) Apresentação e discussão de um caso clínico/ programa ou ação de intervenção;
20) Apresentação e discussão de um caso clínico/ programa ou ação de intervenção;
21) Apresentação e discussão de um caso clínico/ programa ou ação de intervenção;
22) Apresentação fundamentada e reflexão sobre uma das atividades de estágio;
23) Apresentação fundamentada e reflexão sobre uma das atividades de estágio;
24) Apresentação fundamentada e reflexão sobre uma das atividades de estágio;
25) Apresentação fundamentada e reflexão sobre uma das atividades de estágio;
26) Esclarecimento de dúvidas relativas à redação do relatório de estágio final;
27) Esclarecimento de dúvidas relativas à redação do relatório de estágio final;
28) Esclarecimento de dúvidas relativas à redação do relatório de estágio final;
29) Esclarecimento de dúvidas relativas à redação do relatório de estágio final;
30) Atividade prática de treino da defesa oral do relatório de estágio.

Coerência do programa para com os objetivos

A definição da função de psicólogo, dos objetivos e a planificação das atividades de estágio vão ao encontro do objetivo que prevê a integração do estudante no estágio. A apresentação e discussão das atividades implementadas, dos instrumentos de avaliação e a discussão de atividades permitirá demonstrar capacidade de compreensão, raciocínio crítico e de resolução de problemas no âmbito da avaliação e intervenção psicológica planificada e implementada.
Os objetivos realizar trabalho em equipa numa perspetiva inter e transdisciplinar e demonstrar autonomia técnica serão promovidos pelo acompanhamento contínuo e pelas diferentes metodologias implementadas no contexto de estágio pelos responsáveis pela orientação. A redação do relatório de estágio vai ao encontro do objetivos comunicar conclusões, e os conhecimentos e raciocínios subjacentes, a (não) especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A integração na equipa de trabalho da entidade acolhedora de estágio, o comportamento responsável, empenhado e disponível para a execução das tarefas de estágio, bem como a participação ativa nas sessões de supervisão, serão promovidos pelo acompanhamento do orientador e do supervisor ao longo dos semestres e pelas diferentes metodologias implementadas no contexto de estágio pelos responsáveis pela respetiva orientação. No âmbito dos objetivos demonstrar capacidade de compreensão, raciocínio crítico e de resolução de problemas em situações novas e não familiares em contextos alargados e multidisciplinares, atestar capacidade para lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem, realizar trabalho em equipa numa perspetiva inter e transdisciplinar e demonstrar autonomia técnica eticamente sustentada serão realizadas sessões de s

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)