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Animação Cultural em Contextos Educativos 2019/2020

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Desenvolver competências para o desenvolvimento e execução de projetos de animação socioeducativa.
- Implementar projetos de intervenção cultural e social numa perspetiva socioeducativa.
- Identificar as principais técnicas de animação socioeducativas.
- Conhecer e aplicar modelos de organização, coordenação e /ou desenvolvimento de atividades nos domínios cultural, social, educativo, lúdico-recreativo, do desenvolvimento local e patrimonial.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica.

Método de Ensino

As metodologias escolhidas são metodologias ativas e procuram ser coerentes com os objetivos e os conteúdos programáticos, uma vez que a finalidade é que os futuros técnicos superiores de educação social desenvolvam competências técnicas na área da animação socioeducativa A necessidade de recorrer a atividades práticas surgiu com a intenção de permitir aos alunos, serem mais criativos, inovadores e reflexivos
para conseguirem utilizar a animação como uma ferramenta de intervenção socioeducativa.

Conteúdos Programáticos

1. A Animação Sociocultural: Enquadramento conceptual
1.1. A Animação Sociocultural: definições e/ou conceções
1.2. Pressupostos da Animação Sociocultural
1.3. Os âmbitos da animação

2. Génese e atualidade da Animação socioeducativa
2.1. A Animação socioeducativa como educação não formal
2.2. Animação e Desenvolvimento Local
2.3. Perfil do Animador Sociocultural

3. Metodologias de Intervenção na Animação
3.1. Dinâmicas de Grupo
3.2. Planificação e desenho de projetos e programas

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

LOPES, M. (2006). Animação Sociocultural em Portugal. Amarante: Intervenção.Associação para a Promoção
e Divulgação Cultural.
MANES, S. (2005). Jogo Psicológicos para a Dinâmica de Grupos. Lisboa. Paulus
MARCELLI F.(2011). Educação Expressiva, um Novo Paradigma Educativo. Venda do pinheiro. Tuttirév
PERES, A. N.; Lopes, M.S. (Coordenadores) (2006). Animação, Cidadania e Participação. Chaves: Edição da
APAP.
QUINTANA, J. (1992). Fundamentos de Animacion Sociocultural. Madrid: Narcea.
ROOYACKERS, P. 101 Jogos Dramáticos. Edições ASA, 2004.
SERRANO, Glória Pérez Serrano, Elaboração de Projectos Sociais – Casos Práticos, Porto Editora, 2008.
TRILLA, J. (1997). Animação Sociocultural. Teorias, programas e ámbitos. Col. Horizontes Pedagógicos.
Lisboa: Instituto Piaget.
TRILLA, J. (COORD.) (2004). Animação Sociocultural. Teorias, Programas e Âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget.

Bibliografia Complementar

ANDER-EGG, Ezequiel, Metodoligias e Práticas de la Animacion Sociocultural, Editorial. CCS, Madrid, 2002
BALLART HÉRNANDEZ, Josep (2001), Gestion del Património Cultural, Ariel, Barcelona.
BESNARD, P. (1991). La Animación Sociocultural. Barcelona: Paidós Educador.
BRANDES, D.; Howard, P. ( 1977). Manual de Jogos Educativos. Lisboa. Moraes Editores
CEREZUELA, David Roselló (2004). Diseño (y evaluación) e proyectos culturales. Barcelona: Ed. ARIEL
FROUFE, S. et al. (1994). Construir la Animación Sociocultural. Amarú: Salamanca.
GEIS, P. e Rubi, M. (2003). Terceira Idade – Atividades criativas e recursos práticos. Porto Alegre: Artmed
KOUDELA Ingrid Dormien, Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.
UCAR, X. (1993). La Animación Sociocultural. Madrid: Narcea.

Planificação Semanal

Semana #1 – Apresentação da UC
Semana #2 – Tema 1. A Animação Sociocultural: Enquadramento conceptual
Semana #3 - Tema 1. A Animação Sociocultural: Enquadramento conceptual
Semana #4 – Apresentação do Trabalho I
Semana #5 - Tema 2. Génese e atualidade da Animação socioeducativa
Semana #6 - Tema 2. Génese e atualidade da Animação socioeducativa
Semana #7 - Tema 2. Génese e atualidade da Animação socioeducativa
Semana #8 - Apresentação do Trabalho II
Semana #9 - Tema 3. Metodologias de Intervenção na Animação
Semana #10 - Tema 3. Metodologias de Intervenção na Animação
Semana #11 - Tema 3. Metodologias de Intervenção na Animação
Semana #12 - Tema 3. Metodologias de Intervenção na Animação
Semana #13 - Tema 3. Metodologias de Intervenção na Animação
Semana #14 - Apresentação do Trabalho III

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos foram elaborados a partir da construção dos objetivos considerados fundamentais para esta unidade curricular. Tratando-se de uma unidade curricular representativa no campo de intervenção do Técnico Superior de Educação Social, como metodologia de intervenção, afigura-se relevante proporcionar aos alunos um contato mais aprofundado com as abordagens e as técnicas no âmbito da animação socioeducativa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Recurso às metodologias ativas, sendo o estudante o agente responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com a sua aprendizagem. As metodologias ativas surgem com o objetivo de incentivar o processo de ensinar e apender na busca da participação ativa de todos os envolvidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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