Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Seminário em Hospitalidade 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O objetivo da UC é explorar as tendências atuais em hospitalidade através de várias perspectivas. Os seminários serão organizados em 4 sessões: importância dos projetos internacionais em hospitalidade, qualidade e cooperação no setor hoteleiro, perspectivas internacionais, tendências de sustentabilidade no setor hoteleiro.
A presente abordagem será útil na expansão do conhecimento em diferentes tendências em hospitalidade, explorando o desenvolvimento da indústria hoteleira em outros países e desenvolvendo habilidades de pensamento crítico.
Os objetivos específicos de aprendizagem são:
-Conhecer, avaliar e saber caracterizar cada uma das 4 sessões em vários contextos
-Conhecer, avaliar e saber caracterizar diferentes casos práticos, ilustrando a realidade do setor hoteleiro
-Conhecer diferentes abordagens aplicadas na indústria da hospitalidade
-Desenvolver habilidades de comunicação através da participação em seminários
-Desenvolver competências em trabalhos e projetos práticos

Pré-Requisitos Recomendados

n.a.

Método de Ensino

- Sessões expositivas com recuso à análise de casos práticos sobre conteúdos e estruturação da pesquisa para o estudo de cada área temática selecionada;
- Sessões de orientação tutorial com vista ao apoio à recolha de informação geral e específica, casos de estudo exemplares, bem como, quanto à preparação do guião da entrevista ao orador convidado (conjunto de questões pertinentes a colocar no âmbito de cada uma das palestras) nas áreas/ setores selecionados;
- Sessões de orientação com vista à preparação e concretização das visitas de estudo complementares às palestras/ seminários.

Conteúdos Programáticos

I – Metodologia de desenvolvimento dos estudos setoriais nas nas 4 sessões selecionadas – conteúdos a pesquisar;
II – Análise de um caso prático ilustrativo dos conteúdos e estrutura requerida para cada um dos estudos;
II - Realização das palestras com interpelação aos oradores-gestores (guião individual de questões previamente preparado); visitas de estudo as unidades alvo e posterior realização do relatório de estudo/projetos/trabalhos práticos.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Turismo de Portugal IP (2014). Turismo 2020 - cinco princípios para uma ambição. Lisboa: Turismo de Portugal, IP.
Turismo de Portugal IP (2006). 10 Produtos para o desenvolvimento do turismo em Portugal. Lisboa: Turismo de Portugal IP
Turismo de Portugal IP (2006). PENT – Turismo de Portugal IP

Bibliografia Complementar

https://eacea.ec.europa.eu/erasmus-plus_en

Planificação Semanal

Semana 1.
Introdução à unidade curricular e quatro sessões:
a) Importância dos projetos internacionais em hotelaria e turismo
b) Qualidade e cooperação na indústria da hospitalidade
c) Perspectivas internacionais em hotelaria e turismo
d) Tendências de sustentabilidade na indústria hoteleira
Semana 2.
Importância dos projetos internacionais em hotelaria e turismo.
Semana 3.
Elaboração da proposta de projeto.
Semana 4.
Matriz do quadro lógico e plano de trabalho.
Semana 5.
Preparação para o seminário 1.
Seminário 1 "Cooperação universidade - hotelaria. O caso do Eurostars".
Semana 6.
Discussão do S1 e Prepration para S2.
Semana 7.
Seminário 2 "Qualidade das organizações".
Discussão do S2.
Semanas 8-9.Trabalhos práticos
Semana 10.
Perspectivas Internacionais.
Seminário 3. O estudo de caso é o Cazaquistão.
Semana 11.
Preparação para o seminário 4.
Seminário 4. Desenvolvimento, organização e design de turismo e hospitalidade - visão geral sobre a Romênia.
Seminário 5. Projeto GEOpraktyki no Cazaquistão, Vietnã, Omãn, Colômbia.
Semana 12.
Discussão S4/5 e Preparação para S6.
Semanas 13 - 15.
Tendências de sustentabilidade na indústria hoteleira.
Seminário 6. Os estudos de caso.

Coerência do programa para com os objetivos

O contacto com os profissionais e as suas experiências nas 4 sessões diferentes obriga à preparação antecipada e conjunta (docente e alunos) dos temas, concretizada na pesquisa de informação relevante sobre o funcionamento do setor, das empresas e do mercado em que se movem. As informações recolhidas junto dos profissionais cumpre o objetivos da aquisição de conhecimento aprofundado e contacto com as áreas e com as especificidades de cada tipo de negócio, a confirmar e resumir num relatório escrito/apresentação oral.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A pesquisa prévia dos conteúdos a pesquisar para cada palestra/ seminário, permite o estudo orientado de cada uma das áreas/ setores selecionados, conforme objetivo da unidade curricular. A concretização das palestras/seminários e a informação específica a recolher nesse âmbito complementada pelo posterior desenvolvimento do relatório a apresentar pelos alunos vem consolidar os conhecimentos adquiridos em cada área/ setor. Complementarmente, as visitas de estudo permitem a observação e confirmação das realidades descritas nas palestras/ seminários reforçando e aprofundando o nível de conhecimentos adquiridos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)