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Opção de Especialização – Gestão de Turismo em Espaço Rural 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Pretende-se, com as temáticas a lecionar nesta unidade curricular, que os alunos adquiram um corpo de conhecimento sólido e um conjunto de técnicas e metodologias que lhes permita, em ambiente profissional ser capazes de:
1. Conhecer os conceitos associados ao turismo rural, bem como as suas especificidades
2. Caracterizar as diferentes modalidades de TER
3. Conhecer as características da procura destas áreas
4. Identificar o conjunto de oportunidades que o turismo no espaço rural representa para esses tipos de destinos
5. Perceber a pertinência dos conceitos de sustentabilidade e criatividade para o desenvolvimento do turismo em espaço rural
6. Reconhecer a importância de diferentes produtos turísticos no espaço rural, nomeadamente o Turismo de Golfe e o Turismo de Saúde e Bem-estar
7. Adquirir competências, comportamentos e técnicas que permitam gerir, de forma integrada, as atividades no âmbito do turismo rural

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas de exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a situações concretas. Utilização de métodos de exposição teórica dos diversos conteúdos, complementada com métodos interativos que estimulem a participação dos alunos, através de debates, análise de estudos de caso, etc,
Atividades de pesquisa e análise de documentos para desenvolvimento de tarefas propostas, nomeadamente a realização de um projeto em grupo, que será acompanhado pelo docente.
Pretende-se ainda a realização de visitas de estudo técnicas e/ou palestras com oradores convidados, que permitam a consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 | As áreas rurais como espaços de recreio e lazer
1.1. Definição de áreas rurais
1.2. Definição de turismo rural
1.3. A ligação ao desenvolvimento turístico sustentável e o envolvimento das comunidades
1.4. Modalidades do Turismo em Espaço Rural (legislação especifica do TER)
1.5. Perfil do turista rural
1.6. O papel do turismo rural como motor de desenvolvimento local
1.7. O turismo no espaço rural em Portugal

Tema 2| Diferentes produtos turísticos no espaço rural
2.1 Os diferentes agentes da experiência turística rural
2.2. A importância do desenvolvimento de diferentes produtos turísticos no espaço rural
2.3. O caso do Turismo de Golfe
2.4. O caso do turismo de saúde e bem-estar

Tema 3| A Gestão do Turismo em Espaço Rural
3.1. Gestão e promoção do T.E.R
3.2. Estudos de casos práticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Gustavo, N. (2013). O golfe: lazer, turismo e sustentabilidade: reflexões sobre o caso português. Cravidão, F. e Santos, N. (Coord. de). Turismo e Cultura – Destinos e Competitividade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 453-469:
Kastenholz, E.; Eusébio, C.; Figueiredo, E.; Carneiro, M.J. & Lima, J. (2014) Desafios para a cocriação de experiências turísticas rurais sustentáveis, in Kastenholz, E.; Eusébio, C.; Figueiredo, E.; Carneiro, M.J. & Lima, J. (Coord.) Reinventar o turismo rural em Portugal – cocriação de experiências turísticas sustentáveis, pp.125-142. UA Editora. ISBN: 978-972-789-395-9.
Kastenholz, E.; Carneiro; M. J.; Marques, C. & Lima, J. (2012) "Understanding and managing the rural tourism experience – the case of a historical village in Portugal", Tourism Management Perspectives, 4, 207–214.
KUSAT, N. (2016). The role of rural tourism in rural development: the case of Turkey. Journal of Economics & Administrative Sciences.

Bibliografia Complementar

Carvalho, M.; Lima, J. & Kastenholz, E. (2014). Rural Tourism and cultural creativity opportunities for rural destinations. Pasos - Journal of Tourism and Cultural Heritage, 12 (3), 635-648. Disponível em: http://www.pasosonline.org/articulos/714-criatividade-cultural-que-oportunidade-para-destinos-rurais
Cloke, P. (2007). Creativity and tourism in rural environments. In Richards, G. & Wilson, J. (Eds.), Tourism, Creativity and Development (pp.37 47). London: Routledge.
Kastenholz, E. (2014). “Novas dinâmicas turísticas em espaços rurais e de natureza”, in C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds.) Produtos e Competitividade do Turismo na Lusofonia (Vol. II). Escolar Editora.
Outra bibliografia que, eventualmente, se considerar ser relevante

Planificação Semanal

Semana 1:
Apresentação da disciplina (programa, objetivos, avaliação).
Tema 1 | As áreas rurais como espaços de recreio e lazer
1.1. Definição de áreas rurais
Semana 2:
Tema 1 | As áreas rurais como espaços de recreio e lazer
1.2. Definição de turismo rural
Início da elaboração do trabalho de grupo
Semana 3:
Tema 1 | As áreas rurais como espaços de recreio e lazer
1.3. A ligação ao desenvolvimento turístico sustentável e o envolvimento das comunidades
Acompanhamento de trabalhos
Semana 4:
Tema 1 | As áreas rurais como espaços de recreio e lazer
1.4. Modalidades do Turismo em Espaço Rural (legislação especifica do TER)
Acompanhamento de trabalhos
Semana 5:
Tema 1 | As áreas rurais como espaços de recreio e lazer
1.5. Perfil do turista rural
Acompanhamento de trabalhos
Semana 6:
Tema 1 | As áreas rurais como espaços de recreio e lazer
1.6. O papel do turismo rural como motor de desenvolvimento local
1.7. O turismo no espaço rural em Portugal
Acompanhamento de trabalhos
Semana 7:
Revisões
Acompanhamento de trabalhos
Semana 8:
Acompanhamento de trabalhos; 1º momento de avaliação (1º teste).
Teste escrito
Semana 9:
Tema 2| Diferentes produtos turísticos no espaço rural
2.1 Os diferentes agentes da experiência turística rural
Semana 10:
Tema 2| Diferentes produtos turísticos no espaço rural
2.2. A importância do desenvolvimento de diferentes produtos turísticos no espaço rural
2.3. O caso do Turismo de Golfe
Semana 11:
Tema 2| Diferentes produtos turísticos no espaço rural
2.4. O caso do turismo de saúde e bem-estar
Semana 12:
Visita de estudo
Semana 13:
Tema 3| A Gestão do Turismo em Espaço Rural
3.1. Gestão e promoção do T.E.R
3.2. Estudos de casos práticos
Semana 14:
Acompanhamento de trabalhos; 2º momento de avaliação (2º teste).
Semana 15:
3º momento de avaliação (entrega, apresentação e discussão dos trabalhos práticos).

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. O temas 1 pretende que os alunos atinjam os primeiros cinco objetivos propostos (relacionados com a caracterização, reconhecimento das especificidades e das oportunidades associadas ao turismo em espaço rural). O tema 2 permitirá ao aluno compreender a importância dos diferentes produtos turísticos para o desenvolvimento do espaço rural (objetivo 6) e o tema 7 refere-se à integração adequada no contexto laboral, nomeadamente em funções de liderança no âmbito da gestão e supervisão das operações em unidades dedicadas a estas atividades que ocorrem e se desenvolvem em diversos contextos (objetivos 7).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adotadas são coerentes com os objetivos da unidade curricular, integrando um conjunto de atividades que permitem aos alunos possuir as ferramentas necessárias para consolidar os conhecimentos adquiridos. Em primeiro lugar, a utilização do método expositivo, associado ao método interativo permitirá ao aluno compreender os conceitos fundamentais da análise do turismo rural e do turismo urbano expressos nos diversos objetivos da UC. As atividades de pesquisa e análise de documentos, bem como a realização de trabalho de grupo, permitirão consolidar os conhecimentos adquiridos e aplicar esse conhecimento a casos concretos. Por fim, a realização de visitas de estudo e/ou a realização de palestras com oradores convidados permitirá aos alunos tomar conhecimento de realidades próximas, potenciando o processo de ensino-aprendizagem da UC.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
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