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Pedagogia Social 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Analisar a relevância social e humana de uma educação para todos ao longo de toda a vida.
- Perceber a especificidade do trabalho educativo em contexto social.
- Conhecer e ser capaz de analisar o universo conceptual e metodológico da educação social.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica.

Método de Ensino

No âmbito desta unidade curricular serão utilizados diversos métodos de ensino, nomeadamente o método expositivo com a apresentação de conceitos e modelos teóricos. O método de aprendizagem com base na pesquisa permitirá aos alunos, trabalhando em equipa, formular hipóteses de construção de respostas sociais e educativas. Os alunos serão ainda estimulados, através do método interrogativo, a procurar o conhecimento, através da discussão e debates dos temas com o docente e com os outros estudantes.

Conteúdos Programáticos

1. Pedagogia Social
1.1. Pedagogia Social: fundamentos e contextualização histórica
1.2. Contextualização histórica da Pedagogia Social em Portugal
1.3. O objeto de estudo da Pedagogia Social
1.4. Enquadramento conceptual da Pedagogia Social
1.5. Epistemologia da Pedagogia Social
1.6. A Pedagogia Social segundo diferentes paradigmas/metodologias de investigação

2. A Educação Social
2.1. Definição e objetivos
2.2. Classificação dos âmbitos da Educação Social

3. A intervenção socioeducativa em Educação Social
3.1. Técnicas de intervenção em Educação Social
3.2. Elaboração de projetos sociais

4. Perfil e competências do Educador Social
4.1. Uma identidade em construção
4.2. Funções
4.3. Perspetivas profissionais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Azevedo, S. (2011).“Técnicos Superiores de Educação Social – Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional”. Porto:Fronteira do CAOS EDITORES.

Carvalho, A. & Baptista, I. (2004). Educação Social, Fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora.

Caput, M.,LEMAY, M. (2005). Da Educação à Intervenção Social (1º e 2º Volume). Porto: Porto Editora.

Caride, J. (2005). Las Fronteras de la Pedagogia Social.Barcelona: Gedisa.

Serrano, G. (2003). Pedagogia Social, Educación Social, Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea, S. A. De Edicion.

Bibliografia Complementar

http://www.eduso.net/
http://www.aedeq.org/
http://www.aeessp.org.br/
http://www.anep.it/
http://www.apeg.lu/
EESP – l’Ecole d’études sociales et pédagogique, Switzerland – http://www.eesp.ch/
EESTS, Ecole Européenne Supérieure en Travail Social – http://www.eests.org/
EFSHAR, Association for the Development of Social Education in Israel – http://www.efshar.org.il/content/efshar-association
European House – http://www.europeanhouse.org/
Fachhochschule Nordwestschewiz – http://www.fhnw.ch/
http://aieji.net/
http://ceesg.org/
http://www.aptses.pt
http://www.feset.org/
http://www.socialstudies.org/publications/socialeducation
L’Ecole Protestante d’Altitude – http://www.ec

Planificação Semanal

Semana 1: Acolhimento dos alunos.
Semana 2: Apresentação da Unidade Curricular. Introdução à Pedagogia Social.
Semanas 3, 4, 5: Pedagogia Social.
Semanas 6, 7, 8: Educação Social.
Semanas 9, 10, 11: A intervenção socioeducativa em Educação Social.
Semanas 12, 13: O perfil do educador social.
Semana 14: Discussão final sobre o papel do Educador social e teste de avaliação.
Semana 15: Entrega do trabalho de grupo e considerações finais sobre a UC.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos foram elaborados a partir da construção dos objectivos considerados fundamentais para esta unidade curricular, pelo que cada um está desdobrado e desenvolvido por um ou mais conteúdos curriculares. Tratando-se de uma unidade curricular representativa do domínio científico do 1º Ciclo de estudos em Educação Social, afigura-se relevante proporcionar aos alunos um contato mais aprofundado com as definições, conceptualizações e abordagens base da área científica da Pedagogia Social e do campo profissional da Educação Social.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os métodos de ensino serão adaptados aos objetivos da UC, fazendo-se uso das plataformas tecnológicas existentes, que permitem uma melhor interatividade dos agentes que a ela se aliam, promover tutoriais e sugestões de leitura. Recurso às metodologias ativas, tendo como principal caraterística a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem. As metodologias ativas surgem com o objetivo de incentivar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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