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Psicologia da Saúde, Stress e Coping 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Compreender a importância e as especificidades da Psicologia da Saúde;
2. Conhecer os modelos conceptuais de stress
3. Conceptualizar stress e coping;
4. Identificar fatores pessoais/contextuais, comportamentos, processos e impacto do stress e coping na saúde e na doença;
5. Compreender o stress ocupacional e a síndrome de Burnout
6. Conhecer técnicas de avaliação e intervenção psicológica na prevenção da doença e na promoção da saúde.

Pré-Requisitos Recomendados

É recomendável os estudantes terem conhecimentos no âmbito da UC Psicologia da Saúde e Bem-estar lecionada no 3º ano da licenciatura em Psicologia.

Método de Ensino

Serão dinamizadas aulas teórico-práticas, recorrendo a técnicas expositivas e participativas. Assim, serão expostos modelos conceptuais, resultados empíricos e recomendações práticas em Psicologia da Saúde, Stress e Coping. Relativamente aos métodos participativos serão usados debates, estudos de caso e exercícios práticos de role play com vista a aquisição de competências de avaliação e intervenção no stress e coping. Será adotada a avaliação contínua, que se traduz na realização de um trabalho de grupo e dois mini-testes.

Conteúdos Programáticos

1 Psicologia da Saúde
1.1 Focos da investigação e prática profissional em Psicologia da Saúde
2 Stress e Coping
2.1 Modelos conceptuais de stress e coping
2.2 Fatores pessoais/contextuais, reações psicofisiológicas e psiconeuroimunologia no stress
2.3 Relações entre stress, coping, saúde e doença
2.4 Estilos e estratégias de coping
3. Stress ocupacional e síndrome de Burnout
4 Avaliação e intervenção psicológica
4.1 Técnicas e instrumentos de avaliação do stress e coping
4.2 Intervenções para a redução do stress
4.3 Mudança de comportamentos de risco e promoção de comportamentos de saúde
4.4 Prevenção da doença e promoção da saúde

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Marks, D. F., Murray, M., & Estacio, E. V. (2018). Health Psychology: Theory, research and practice (5th edition). Sage Publishing.
Ogden, J. (2000). Psicologia da saúde. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores.
Pais Ribeiro, J. L. (2007). Avaliação psicológica em contextos de saúde e de doença: Instrumentos publicados em português. Coimbra, Portugal: Quarteto.
Pais Ribeiro, J. L. (2007). Introdução à Psicologia da Saúde. Coimbra, Portugal: Quarteto.
Sarafino, E. P. (2008). Health Psychology: Biopsychosocial interactions (6th edition). New Jersey: Wiley & Sons.

Bibliografia Complementar

Bennett, P., & Murphy, S. (1997) Psicologia e promoção da saúde. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores.
Lazarus, R. (1966). Psychological stress and the coping process. New York: McGrawHill.
Serra, A. V. (2011). O stress na vida de todos os dias (3ª edição). Coimbra, Portugal: Quarteto
Straub, R. O. (2005). Psicologia da saúde. São Paulo, Brasil: Artmed Editora.
Trindade, I. & Teixeira, J. (2000). Psicologia nos cuidados de saúde primários. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores.

Planificação Semanal

1 - Introdução à UC, métodos de ensino e avaliação contínua. Enquadramento da Psicologia da Saúde de acordo com a OPP.
2 - Stress - Evolução conceptual enquanto estímulo, resposta e transação.
3 - Modelos conceptuais de stress e coping
4 - Efeitos do stress no indivíduo: reações psicofisiológicas e psiconeuroimunologia no stress.
5- Efeitos do stress no indivíduo: emoções e comportamentos.
6 - 1.º teste
7 - Orientação tutorial dos trabalhos de grupo
8 - Estilos de coping e regulação emocional
9 - Stress ocupacional e a síndrome de Burnout
10 - A entrevista clínica no contexto da saúde e instrumentos de avaliação de stress e coping.
11 - Intervenção psicológica no stress
12 - Intervenção psicológica no stress
13 - Intervenção psicológica no stress ocupacional e burnout
14 - 2º teste
15 - Entrega e partilha de trabalhos práticos no grupo. Apreciação final da UC.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos sobre os focos da investigação e prática profissional em Psicologia da Saúde e os modelos interacionistas e multifatoriais em Psicologia da Saúde permitirão aos estudantes compreender a importância e as especificidades da Psicologia da Saúde. Os conteúdos sobre stress e coping irão focar-se na obtenção de conhecimentos em relação aos conceitos de stress e diferentes estratégias de coping bem como em relação aos fatores envolvidos na resposta des(adaptativa) de stress em contexto de saúde e saúde ocupacional permitindo cumprir os objetivos 2 a 5. Por fim, os conteúdos de avaliação e intervenção psicológica no stress permitirão cumprir os objetivos 6 e 7, dotando os estudantes competências na avaliação e intervenção psicológica no stress em diferentes contextos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas teórico-práticas e a avaliação contínua permitem aos/às estudantes aprofundar e debater constructos, modelos teóricos e resultados empíricos em Psicologia da Saúde, Stress e Coping, promovendo paralelamente a análise crítica sobre os conteúdos abordados e competências necessárias à atuação profissional neste âmbito. Os métodos ativos e participativos permitem aos estudantes desenvolver competências necessárias no âmbito da avaliação e intervenção no stress, nomeadamente nos processos envolvidos nos comportamentos de saúde/doença e em condições clínicas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSim 
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipa  
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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