Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Deficiências e Construção de Projetos de Vida 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

No final da unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o conceito de deficiência e a sua articulação com outros conceitos (e.g., funcionalidade);
- Distinguir e caracterizar tipos de deficiência;
- Identificar necessidades educativas nos percursos e transições de vida de indivíduos com deficiência;
- Problematizar modelos e respostas sociais à deficiência.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

As aulas terão uma componente teórica e prática. A componente teórica incluirá a exposição e esclarecimento de conceitos,
modelos concetuais e resultados de investigação. A componente prática incidirá no questionamento, debate e análise crítica
dos conteúdos abordados.

Conteúdos Programáticos

1. História e construtos-chave na Deficiência e Educação Especial.
2. Etiologia e caracterização de tipos de deficiência.
3. Necessidades educativas nos percursos e transições de vida, da infância à idade adulta.
4. O modelo biopsicossocial e o exercício profissional na deficiência.
5. Respostas sociais na deficiência.
6. Intervenção precoce, inclusão e projetos de vida.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Ainscow, M., Porter, G. & Wang, M. (1997). Caminho para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Ainscow, M. (1996). Necessidades especiais na sala de aula. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Correia, L. M. (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. Porto, Portugal: Porto Editora.

Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2008). Educação Especial: Manual de Apoio à Prática. Lisboa.

Louro, C. (2001). Ação social na deficiência. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.

Bibliografia Complementar

Brolin, D., & Loyd, R. (2003). Career development and transition services: A functional life skills approach. Pearson.

Castejón, J. L., Navas, L. (2007). Unas Bases Psicológicas de La Educacion Especial. Spain: Editorial Club Universitario.

Encarnação, P., Azevedo, L., & Londral, A. R. (2015). Tecnologias e apoio para pessoas com deficiência. Lisboa, Portugal: Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Sukkar, H., Dunst, C., & Kirkby, J. (2017). Early childhood intervention: Working with families of young children with special needs. New York: Routledge.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação da Unidade Curricular. Dinâmicas de exposição dos alunos a contextos de deficiência.

Semana 2 e 3: História e construtos-chave na deficiência e Educação Especial; Legislação nacional no âmbito da Educação Especial.

Semana 4: Modelo biopsicossocial e avaliação e identificação dos alunos com necessidades especiais.

Semana 5: Famílias de crianças com necessidades especiais.

Semana 6, 7 e 8: Etiologia e caraterização de tipos de deficiência: domínios audição e surdez, cognitivo-motor, cegueira e baixa visão e dificuldades de aprendizagem.

Semana 9: Intervenção precoce.

Semana 10 e 11: Percursos e transição de vida da infância à vida adulta; construção de projetos de vida.

Semana 12: O profissional na deficiência.

Semana 13 e 14: Respostas sociais na deficiência.

Semana 15: Considerações finais sobre a UC.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos lecionados nesta unidade curricular favorecem o conhecimento acerca de diferentes tipos de deficiência e a familiarização com modelos, programas e projetos que podem sustentar o apoio à construção de projetos de vida e a resposta do educador social à deficiência, junto de públicos-alvo de diferentes faixas etárias.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas teórico-práticas e a metodologia de avaliação contínua permitem aos/às estudantes familiarizarem-se com conceitos,
modelos teóricos e resultados de investigação úteis à atuação profissional na deficiência, promovendo paralelamente a gestão
de informação científica e a análise crítica dos conteúdos abordados e da organização societal neste âmbito.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)