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Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1.Conhecer e compreender os conceitos básicos da metodologia de desenho de projetos
2.Desenvolver competências no tratamento da informação para o desenho, implementação de projetos
3.Identificar e descrever as etapas sequenciais da planificação e implementação de projetos
4.Definir critérios e aplicar técnicas para a avaliação de um projeto social.
5.Integrar e sistematizar o conhecimento da UC através do desenho de uma iniciativa de projeto, em grupo.
6.Desenvolver atitudes de iniciativa, envolvimento, colaboração, pesquisa, troca e responsabilização recíprocas no trabalho de grupo.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

A metodologia a adoptar será baseada numa abordagem simplificada aos aspectos teóricos, com abordagens expositivas, suportada por um conjunto de estudos de caso e exemplos reais.
As sessões privilegiarão as metodologias activas e serão sempre de carácter teórico-prático, promovendo o intercâmbio, participação, discussão e apresentação de trabalhos, em grupo. Serão utilizadas técnicas audiovisuais e dinâmicas de grupos.
Construção de um projeto em grupo.

Conteúdos Programáticos

1.Formulação dos projetos sociais e a importância do diagnóstico
2.Modelos de planeamento do projeto
3.Elementos básicos para a estruturação de projetos
4.Desenho e Planeamento de um projeto – Etapas
5.Dimensão operativa de um projeto: destinatários, resultados previstos, tipo de intervenção.
6.Implementação e execução: processo, ações, atividades, calendarização, diagramas.
7.Acompanhamento, monitorização e avaliação
8.Requisitos para a apresentação de um projeto – resultados
Conclusões

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Fialho, J., Sargoça, J. & Silva, C. (2015). Diagnóstico Social: teoria, metodologia e casos práticos. Lisbos: Edições Sílabo.
Robertis, C.(2011). Metodologia da Intervenção em Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
Serrano, G.P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Porto: Porto Editora.

Bibliografia Complementar

Barbier, J.M. (1993). Elaboração de projectos de acção e planificação. Porto: Porto Editora.
Barros, C. (1994). Gestão de projectos. Lisboa: Sílabo.
Lewis, J. P. (1999). Manual prático da gestão de projectos. Mem Martins: Cetop.
Nokes, S.et al. (2007). La Guía Definitiva de la Gestión de Proyetos. Madrid: Prentice Hall.
Baptista, M. (2000). Planejamento Social intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras.
Barbier, J. M. (1993). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação, Porto: Porto Editora.

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da disciplina e a sua importância, modelo de trabalho, integração de grupos, escolha de temas de trabalho.
Semana 2
Formulação dos projetos sociais e a importância do diagnóstico
Semana 3
Formulação dos projetos sociais e a importância do diagnóstico
Semana 4
Modelos de planeamento do projeto
Semana 5
Elementos básicos para a estruturação de projetos
Semana 6
Desenho e Planeamento de um projeto – Etapas
Semana 7
Desenho e Planeamento de um projeto – Etapas
Semana 8
Dimensão operativa de um projeto: destinatários, resultados previstos, tipo de intervenção.
Semana 9
Implementação e execução: processo, ações, atividades, calendarização, diagramas.
Semana 10
Implementação e execução: processo, ações, atividades, calendarização, diagramas.
Semana 11
Acompanhamento, monitorização e avaliação
Semana 12
Acompanhamento, monitorização e avaliação
Semana 13
Requisitos para a apresentação de um projeto – resultados
Conclusões
Semana 14
Requisitos para a apresentação de um projeto – resultados
Conclusões
Semana 15
Encerramento da uc.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos relacionados com os projetos como desafio para a definição de estratégias educativas, culturais e de animação; A Educação Social e os seus contextos; e a construção e implementação de projetos nas instituições socioeducativas; A presentação dos vários projetos e os seus atores, assim como as abordagens ao conceito de projeto e ciclo de vida de um projeto, a introdução de técnicas apropriadas, juntamente com a apresentação (e orientação) das linhas gerais para a preparação de um projeto ajudarão a compreender a natureza, processo, estrutura coerente de um projeto baseado nas necessidades educativas e socioculturais.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia a adoptar será baseada numa abordagem simplificada aos aspectos teóricos, com abordagens expositivas, suportada por um conjunto de estudos de caso e exemplos reais permitirá: Explicitar a importância da gestão e desenvolvimento de projetos de âmbito educativo, cultural e de animação para a área social; Estruturar um projeto coerente com as necessidades educativas e culturais; Compreender os conceitos de projeto educativo, projeto cultural e projeto de animação; Saber identificar as oportunidades exploráveis num contexto de Projecto; Reconhecer a necessidade de adoptar as técnicas mais adequadas para planear um Projecto; Conhecer as metodologias e ferramentas para construção, planeamento e gestão de projetos; Avaliar o projeto e apresentar propostas para melhoria
A construção de um projeto auxiliará, na prática, o conhecimentos das metodologias e ferramentas para construção, planeamento e gestão de projetos e permitirá avaliar o projeto e apresentar propostas para melhori

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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