Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Seminário de Escrita Científica 2019/2020

Objetivos

OA1 – Demonstrar conhecimentos e competências na escrita científica de uma revisão de literatura
OA2 – Demonstrar conhecimentos e competências na escrita científica de um artigo original
OA3 – Demonstrar conhecimentos e competências na escrita de uma proposta de investigação a ser submetida a financiamento
OA4 – Demonstrar conhecimentos e competências na escrita de posters e resumos de conferência.

Pré-Requisitos Recomendados

Domínio da língua Inglesa.

Método de Ensino

As aulas serão seminário. Serão utilizados os seguintes métodos de ensino-aprendizagem: 1. Exposições orais 2. Orientação e discussão de trabalho 3. Exercícios práticos realizados tendo por base produção original dos alunos. As 216h de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e recomendada, os exercícios e o trabalho de refinamento contínuo do processo de escrita. A avaliação, de natureza contínua, é da responsabilidade da globalidade do corpo docente, coordenado pelo regente da unidade curricular. Esta avaliação compreenderá os seguintes parâmetros: (1) investimento e participação ativa do estudante nos seminários (20%); (2) capacidade de assimilar as regras da APA num trabalho escrito (10%) e apresentação de um esboço de um artigo para publicação (70%). A avaliação será feita em formato de revisão por pares (com a colaboração de docentes do programa) com duplo cegamento, simulando-se o processo de submissão de trabalhos científicos a revistas científicas.

Conteúdos Programáticos

CP1. A escrita científica de acordo com as regras da APA
CP2. A escrita do sumário
CP3. A escrita da Introdução
CP4. A escrita da Metodologia
CP5. A escrita dos Resultados
CP6. A escrita da Discussão dos Resultados
CP7. Proposta de projeto de investigação a ser submetido a financiamento: casos especiais
CP8. Disseminação científica em outros meios: em poster ou resumo em conferência
CP9. - O processo de publicação: Submissão, revisão por pares e publicação final

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Becker, L. (2014). Presenting your research: Conferences, symposiums, poster presentations and beyond. London: Sage Publications Ltd.
Becker, L. & Denicolo, P. (2012). Publishing journal articles. London: Sage Publications Ltd.
Bohannon, J. (2013) Who´s Afraid of Peer Review? Science, 342:60–65.
Goodson, P. (2013). Becoming an academic writer. London: Sage Public ations Ltd.
Hart, C. (2007 ) Doing a literature review: Releasing the social science research ima gination. London: Sage Publications Ltd.
Milardo, R. (2014). Crafting scholarship in the behavioral and social sciences. Writing, reviewing and editing. New York, NY: R outledge.
Sternberg, R. (2000 ). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press.
Thody, A. (2006 ). Writing and presenting research. London: Sage Publications Ltd.

Planificação Semanal

Semana 1-2 Normas da APA
Semana 3 - 10 Escrita Científica
Semana 11 Disseminação Científica em Poster ou abstract
Semana 12 Processo de Publicação
Semana 13 - Escrita de Projectos
Semana 14-15 - Apoio na escrita de um artigo

Coerência do programa para com os objetivos

OA1 – CP1; CP2; CP3; CP4; CP5; CP6; CP9
OA2 – CP1; CP2; CP3; CP4; CP5; CP6; CP9
OA3 – CP1; CP2; CP3; CP4; CP7
OA4- CP1; CP2; CP3; CP4; CP5; CP6; CP8; CP9

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

De modo a que os estudantes desenvolvam competências de redação e publicação científica em revistas nacionais e internacionais, as metodologias assentarão na realização de exercícios e oficinas de escrita para aplicação prática e proficiente de conhecimentos adquiridos com base em exemplos de escrita dos próprios alunos. A opção por revisão por pares possibilita a simulação de um processo de submissão de um artigo científico, possibilitando ao aluno uma aprendizagem in vivo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)