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Temas em Psicologia Clinica e Aconselhamento 2019/2020

Objetivos

OA1 - Demonstrar conhecimentos acerca de, analisar criticamente e sintetizar ideias e raciocínios complexos acerca dos interesses de investigação dos docentes e o estado da arte dos projetos em curso no INPP identificando potenciais nichos de investigação relevantes e inovadores

OA2 - Refletir sobre os seus interesses de investigação e sua pertinência tendo em consideração o estado atual do conhecimento científico na respetiva área de estudo e o contributo para o seu avanço (do conhecimento científico)

OA3 – Desenvolver competências que complementem a capacidade do aluno de conceber, planear e implementar, de forma autónoma, uma investigação cientificamente consistente e inovadora, que contribua para o avanço do conhecimento científico e sustentação empírica da prática psicológica

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

As aulas poderão ser ministradas através de formas de ensino à distância. Seminários permitirão a orientação e discussão de trabalhos em curso no INPP. De acordo com o Vitae RDP e interesses do aluno será realizado um practicum de investigação supervisionado por um docente ligado a um tema diferente do proposto pelo aluno. Tal permitirá a integração de novos elementos de natureza científica e metodológica no plano de trabalhos do estudante. As 252h de trabalho autónomo serão necessárias para o aluno avaliar criticamente os diferentes temas propostos ao longo da UC e consolidar o tema (3hS de contacto com cada docente) e as metodologias escolhidas durante o practicum (48h obrigatórias). Avaliação: 1) relatório escrito, crítico e reflexivo, sobre um dos temas apresentado ao longo dos seminários(50%); 2) relatório sobre practicum(50%), focado nas competências adquiridas e no contributo para o desenvolvimento do plano de trabalhos individual.

Conteúdos Programáticos

Esta UC pretende contribuir para a conceção e desenvolvimento do projeto de investigação individual, apresentando os temas de investigação dos docentes do programa, de forma a complementar a formação do aluno.

CP1 – Interesses de investigação em Promoção de saúde e bem-estar em desenvolvimento normativo e psicopatológico
CP2 - Interesses de investigação em Aconselhamento vocacional, para a carreira e promoção do ajustamento em contexto Educativo e Social
CP3 – Practicum

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

A bibliografia será selecionada dentro do acervo bibliográfico dos docentes investigadores (estado da arte dos projetos em curso no INPP).

Bibliografia Complementar

N/A

Planificação Semanal

16.01.2020: Apresentação da unidade curricular e sua estruturação. Seminário sobre interesses de investigação nos domínios definidos nos conteúdos programáticos a realizar pela Prof. Doutora Ana Conde.

24.01.2020: Seminário sobre interesses de investigação nos domínios definidos nos conteúdos programáticos a realizar pelo Prof. Doutor Jorge Leite.

31.01.2020: Seminário sobre interesses de investigação nos domínios definidos nos conteúdos programáticos a realizar pela Prof. Doutora Alexandra Araújo.

07.02.2020: Seminário sobre interesses de investigação nos domínios definidos nos conteúdos programáticos a realizar pela Prof. Doutora Ana Xavier.

14.02.2020: Seminário sobre interesses de investigação nos domínios definidos nos conteúdos programáticos a realizar pela Prof. Doutora Joana Silva.

21.02.2020: Seminário sobre interesses de investigação nos domínios definidos nos conteúdos programáticos a realizar pela Prof. Doutora Ana Conde.

13.03.2020: Seminário sobre interesses de investigação nos domínios definidos nos conteúdos programáticos a realizar pela Prof. Doutora Sara Fernandes.

20.03.2020: Seminário sobre interesses de investigação nos domínios definidos nos conteúdos programáticos a realizar pela Prof. Doutora Paula Vagos.

Practicum:
Janeiro 2020: 10, 17, 23, 30
Fevereiro 2020: 3, 19, 26, 28
Março 2020: 2, 6, 16, 23, 27

Coerência do programa para com os objetivos

Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência:
OA1 – CP1;CP2
OA2 – CP1; CP2
OA3 – CP1; CP2; CP3

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia de seminário responde à necessidade de centrar a aprendizagem nos processos diferenciados, personalizados, de planificação detalhada e implementação válida dos projetos individuais de investigação doutoral. Assim, o contacto coletivo sob a forma de Seminário, articulado com um investimento substancial em trabalho autónomo, devidamente supervisionado, oferece as condições adequadas para a prossecução dos objetivos dos alunos. O conhecimento de outros temas em investigação no INPP possibilita uma hipótese de escolha ao aluno de um novo tema, ou uma interface entre duas ou mais áreas temáticas, antes da definição do seu projeto de investigação. O practicum de investigação noutra área (que não a do interesse de investigação) visa esta complementaridade do percurso formativo, com claras vantagens para o aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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