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Psicologia do Relacionamento Interpessoal e Dinâmicas de Grupo 2019/2020

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

a) Discutir criticamente o papel da biologia e do contexto na determinação do comportamento social, dando exemplos de padrões biológicos inatos e refletindo sobre as suas alterações em função do processo de aprendizagem
b) Discutir o desenvolvimento humano e a formação do Eu em função da interação social
c) Descrever os processos cognitivos e emocionais subjacentes ao comportamento social
d) Explicar o papel determinante da comunicação no sistema social, identificando e caracterizando diferentes estilos na relação interpessoal e as regras que organizam a dinâmica social
e) Definir o grupo enquanto contexto privilegiado das relações interpessoais e identificar os seus elementos constituintes e dinâmicas
f) Caracterizar o fenómeno de liderança e processos associados
g) Caracterizar os vários tipos de conflito e respetivas formas de gestão
h) Conhecer diferentes formas de avaliação e intervenção em grupo, reconhecendo os pilares teóricos que sustentam a sua criação

Pré-Requisitos Recomendados

Embora não existam pré-requisitos cuja realização seja obrigatória para a frequência da unidade curricular, é
de referir a relevância dos conhecimento adquiridos nas uc's de Psicologia da Cognição 1 e 2, Psicologia das
Emoções, Psicologia da Motivação, Psicologia do Desenvolvimento 1 e Psicologia Social 1 para a mais fácil
exploração dos conteúdos programáticos da presente uc. De igual forma, os conhecimentos aqui adquiridos
estão em articulação com as uc's de Psicologia das Organizações, Psicologia do Desenvolvimento 2,
Psicologia Social 2 e Modelos de Intervenção Psicológica 1 e 2.

Método de Ensino

A docência da unidade curricular implicará o uso combinado de metodologias expositivas e ativas de ensino/aprendizagem, nomeadamente realização de jogos e dinâmicas de grupo, exercícios de exploração de leitura, realização de trabalhos de grupo e visualização de vídeos ou realização de aulas abertas.
Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. Comportamento social: contributo da biologia e do contexto
2. O Eu e o Outro no processo de desenvolvimento interpessoal
3. Processos cognitivos e emocionais nas relações interpessoais
4. Comunicação no sistema social: formas e contextos
5. Grupo como contexto privilegiado de relacionamento interpessoal
6. Liderança e gestão de conflitos
7. Formas de avaliação e intervenção em grupo: a Terapia Comunitária Sistémica Integrativa

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Beaudichon, J. (2001). A comunicação: processos, formas e aplicações. Porto: Porto Editora
Carmo, H. (2008). Intervenção social com grupos. Lisboa: Universidade Aberta
Drafke, M. (2002).The human side of organizations (8th ed.). New Jersey: Prentice Hall
Fachada, M. O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo
Gleitman, H., Fridlund, A.J., & Reisberg, D. (2007). Psicologia (7ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Lopes, J. A., Robert B. Rutherford, R. B., Cruz, M. C., Mathur, S. R., & Quinn, M. M. (2011). Competências sociais: aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios Editores

Bibliografia Complementar

No decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos será dada informação adicional acerca de
bibliografia complementar e/ou artigos de investigação científica relevantes para a aprendizagem dos
conceitos cuja aquisição se pretende. Quando tal acontecer a referida bibliografia será disponibilizada através
da plataforma moodle no sítio correspondente à unidade curricular.

Planificação Semanal

SEMANA 1 (11 de fevereiro de 2020):
- Participação nas atividades da Semana de Psicologia e Educação da UPT.

SEMANA 2 (18 de fevereiro de 2020):
- Apresentação da unidade curricular e seu planeamento com os estudantes: objetivos, conteúdos programáticos, metodologias de ensino e de avaliação.
- Realização da dinâmica de grupo: promooção da comunicação, contacto, confiança, sensibilidade e relações interpessoais).

SEMANA 3 E 4 (3 e 10 de Março de 2020):
- A importância da biologia e do contexto para a definição do comportamento social.

SEMANA 5-7 (17, 24 e 31 de março de 2020):
- O Eu e o Outro no processo de desenvolvimento interpessoal
- Processos cognitivos e emocionais inerentes aos fenómenos relacionais

SEMANA 8 (14 de abril de 2020):
- Monitorização dos trabalhos de grupo.

SEMANA 9 E 10 (21 e 28 de abril de 2020)
- Realização do quiz 1 e do quiz 2
- O papel da comunicação nas relações interpessoais.
- Monitorização dos trabalhos práticos de grupo

SEMANA 11 E 12 (12 e 19 de maio de 2020):
- O grupo como contexto privilegiado de relacionamento interpessoal.
- Monitorização dos trabalhos de grupo.
- Realização do quiz 3.

SEMANA 13 E 14 (26 de maio e 2 de junho de 2020):
- Fenómeno de liderança e processos associados.
- Gestão de conflitos.
- Monitorização dos trabalhos de grupo.

SEMANA 15 (9 de junho de 2020):
- Formas de avaliação e intervenção em grupo: Terapia Comunitária Sistémica Integrativa.
- Quiz 4.

Coerência do programa para com os objetivos

A exploração de cada um dos conteúdos programáticos (CP) permitirá a concretização dos objectivos de aprendizagem (OA) que, com estes, mais diretamente estão relacionados. A saber:
CP 1 = OA a
CP 2 = OA b
CP 3 = OA c
CP 4 = OA d
CP 5 = OA e
CP 6 = OA f, g
CP 7 = OA h

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A natureza teórico-prática da unidade curricular justifica a articulação entre metodologias expositivas e práticas na exploração da totalidade dos conteúdos programáticos apresentados, contribuindo, consequentemente, para a concretização da generalidade dos objetivos de aprendizagem definidos. De forma particular, serão realizadas, em todas as aulas, dinâmicas de grupo, exercícios teórico-práticos e/ou visualização de vídeos que permitirão a exemplificação da globalidade dos conceitos teóricos apresentados, sendo, por isso mesmo, recursos essenciais para a concretização de todos os objetivos listados. O uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento, a realização de trabalhos de grupo supervisionados e a realização de aulas abertas será especialmente relevante para a concretização do objetivo respeitante ao conhecimento de diferentes formas de avaliação e intervenção em grupo, reconhecendo os pilares teóricos que sustentam a sua criação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
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