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Psicologia do Desenvolvimento 1 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
1.Descrever em que consiste o desenvolvimento e quais os seus determinantes biológicos e ambientais
2.Refletir criticamente sobre os paradigmas centrais no estudo do desenvolvimento
3.Descrever as etapas do desenvolvimento fetal e neonatal e seus fatores determinantes, discutindo o seu impacto à luz da investigação desenvolvida com gémeos e fetos únicos
4.Conhecer as principais correntes teóricas para compreensão do desenvolvimento psicológico durante a infância e a adolescência
5.Descrever o processo de desenvolvimento cognitivo, emocional e social durante a infância e a adolescência, através dos pressupostos de diferentes perspetivas
6.Compreender e avaliar a dinâmica dos fatores determinantes do desenvolvimento em diferentes indivíduos e contextos, sob o signo da intervenção socioeducativa.

Pré-Requisitos Recomendados

Seria recomendável o domínio de conhecimentos gerais de Psicologia e de Métodos e Técnicas de Investigação.
A presente unidade curricular terá continuidade, no 2º semestre, com a unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento 2.

Método de Ensino

A docência da unidade curricular implicará o uso de métodos de ensino/aprendizagem que envolverão aulas expositivas e ativas, envolvendo a participação dos estudantes, tais como exercícios de exploração de leitura; seminários; visualização de vídeos; realização de exercícios para aplicação de conhecimentos; e visitas de estudo. Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de e-learning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia do desenvolvimento enquanto disciplina cientifica: objeto e método de estudo
2. Determinantes biológicos e ambientais do desenvolvimento e interacionismo epigenético
3. Desenvolvimento fetal e neonatal: trajetórias normativas e fatores determinantes
4. Desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância
5. Adolescência enquanto etapa desenvolvimental: normatividade e psicopatologia
6. Intervenção sócio-educativa para promoção do desenvolvimento humano durante a infância e a adolescência

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Gleitman, H. (1993). Psicologia. Fundação Calouste Gulbenkian.
Lerner, R.M., Easterbrooks, M. A., & Mistry, R. M. (2003). Handbook of Psychology. John Wiley & Sons, Inc.
Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2007). O mundo da criança (8ª Ed.). Lisboa: McGraw-Hill.
Slater, A. & Lewis, M. (2007). Introduction to infant development. Oxford: University Press.
Slater, A., & Muir, D. (2004). Psicologia do desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget.
Troadec, B., & Martinot, C. (2009). O desenvolvimento cognitivo: Teorias atuais do pensamento em contextos. Lisboa: Instituto Piaget.

Bibliografia Complementar

No decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos será dada informação adicional acerca de bibliografia complementar e/ou artigos de investigação científica relevantes para a aprendizagem dos conceitos cuja aquisição se pretende. Quando tal acontecer, a mesma será disponibilizada através da plataforma moodle no sítio correspondente à unidade curricular.

Planificação Semanal

QUA 18-09-2019: Apresentação da unidade curricular. Objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento
SEG 23-09-2019: Estudo do desenvolvimento ao longo da vida: eixos orientadores de análise
QUA 25-09-2019: Estudo do desenvolvimento ao longo da vida: eixos orientadores de análise
SEG 30-09-2019: Determinantes biológicos e ambientais do desenvolvimento e interacionismo epigenético
QUA 02-10-2019: Determinantes biológicos e ambientais do desenvolvimento e interacionismo epigenético
SEG 07-10-2019: Importância do estudo do desenvolvimento fetal
QUA 09-10-2019: Desenvolvimento fetal: trajetórias normativas e fatores determinantes
SEG 14-10-2019: Intervenções socioeducativas destinadas ao período do desenvolvimento fetal
QUA 16-09-2019: Desenvolvimento neonatal: trajetórias normativas e fatores determinantes
SEG 21-10-2019: Intervenções socioeducativas destinadas ao período do desenvolvimento neonatal
QUA 23-10-2019: 1º mini-teste de avaliação de conhecimentos
SEG 28-10-2019: Trajetórias normativas de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância
QUA 30-10-2019: Trajetórias normativas de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância
SEG 04-11-2019: Teorias do desenvolvimento cognitivo
QUA 06-11-2019: Trajetórias normativas de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância
SEG 11-11-2019: Intervenções socioeducativas destinadas ao período de desenvolvimento infantil
QUA 13-11-2019: Trajetórias normativas de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância
SEG 18-11-2019: Intervenções socioeducativas destinadas ao período de desenvolvimento infantil
QUA 20-11-2019: Trajetórias normativas de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social durante a infância
SEG 25-11-2019: Intervenções socioeducativas destinadas ao período de desenvolvimento infantil
QUA 27-11-2019: Trajetórias desadaptativas na infância
SEG 02-12-2019: Intervenções socioeducativas destinadas ao período de desenvolvimento infantil
QUA 04-12-2019: Intervenções socioeducativas destinadas ao período de desenvolvimento infantil
SEG 09-12-2019: Adolescência enquanto etapa desenvolvimental: normatividade
QUA 11-12-2019: Adolescência enquanto etapa desenvolvimental: normatividade
SEG 16-12-2019: Intervenções socioeducativas destinadas à adolescência
QUA 18-12-2019: Adolescência enquanto etapa desenvolvimental: psicopatologia
SEG 06-01-2020: Intervenções socioeducativas destinadas à adolescência
QUA 08-01-2020: Apresentação dos trabalhos de grupo

Coerência do programa para com os objetivos

A exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular e a sua exploração ativa com os alunos, recorrendo as metodologias de ensino acima descritas, permitirão a concretização dos objetivos de aprendizagem com os quais os referidos conteúdos estão diretamente relacionados. De forma particular, os conteúdos programáticos (CP) 1 e 2 contribuirão para a concretização dos objetivos de aprendizagem 1 e 2, os CP 3 a 5, para a concretização dos objetivos 3 a 5, e o objetivo de aprendizagem respeitante à Compreensão e avaliação da dinâmica dos fatores determinantes do desenvolvimento em diferentes indivíduos e contextos, sob o signo da intervenção socioeducativa vê a sua especial concretização no conteúdo programático 6, relativo à “Intervenção sócio-educativa para promoção do desenvolvimento humano durante a infância e a adolescência”.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Dado considerar-se essencial para a concretização dos objetivos propostos, o contacto, não apenas com os pilares teóricos centrais da psicologia do desenvolvimento, mas também o confronto com os desafios da prática sócio-educativa ao longo do ciclo vital, que marcará o futuro profissional destes estudantes, a realização de visitas de estudos a diferentes instituições será uma das metodologias centrais adoptadas. As aulas expositivas, a realização de exercícios de exploração de leitura, a visualização de vídeos e a realização de exercícios de aplicação de conhecimentos será também uma constante no auxílio da concretização da globalidade dos objetivos propostos. O uso de demonstrações será particularmente importante na concretização do objetivo relativo à identificar as características normativas das trajetórias de desenvolvimento em contraste com algumas perturbações desenvolvimentais.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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