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Controlo de Gestão 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

CONHECIMENTOS nas seguintes áreas:
1-Princípios e Técnicas de Controlo de Gestão;
2-Métodos de Controlo de Gestão: Planeamento, Estratégia, Orçamentação e Avaliação de desempenho;
3-Avaliação do desempenho de uma Organização;
4-Importância do Controlo de Gestão para o processo de decisão.

APTIDÕES para:
1-Saber aplicar os conhecimentos adquiridos de Controlo de Gestão em contexto real;
2-Efetuar investigações empíricas ou científicas;
3-Desenvolver metodologias de trabalho, que permitam medir o desempenho de uma organização;
4-Selecionar e interpretar a informação relevante;
5-Comunicar ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas.

COMPETÊNCIAS para:
1-Tipificar o plano Estratégico, Investimento, Financiamento e Operacional;
2-Elaborar os orçamentos;
3-Realizar uma análise Estratégica e Económico-financeira de uma organização;
4-Aplicar Indicadores financeiros e não financeiros;
5-Desenvolver um BSC, uma AB

Pré-Requisitos Recomendados

Contabilidade Geral, Contabilidade Analítica, Contabilidade de Gestão e Métodos Quantitativos.

Método de Ensino

As metodologias de ensino contemplarão distintas estratégias de modo a que todos os conteúdos programáticos sejam abordados em aulas teóricas-práticas de avaliação continua. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das sessões:
1.Sessões tutoriais;
2.Estudo empírico (pesquisa de mercado) e revisão da literatura;
3.Autoestudo;
4.Aula invertida;
5.Trabalhos em equipe e troca de experiências;
6.Método do Caso e simulação de casos reais;
7.Contacto com meio empresarial através de visita a empresas;
8.Aprendizagem por desafios e/ou por experimentação;
9.Apresentação pública dos resultados e debate em sala de aula.

Conteúdos Programáticos

1.Visão geral do Controlo de Gestão. Constituição do grupo de trabalho;
2.Metodologia do Estudo de Caso. Escolha do Estudo de Caso;
3.Planeamento Estratégico e Operacional;
4.Metodologias e ferramentas apoio para medir o desempenho holístico de uma organização:
4.1.Activity Based Costing e Activity Based Management;
4.2.Time-Driven; Target Costing; Cost Management, Custeio Kaizen; filosofia Lean;
4.3.Balance Score Card e Performance Prism;
5.Medição do desempenho de uma organização através de indicadores financeiros;
6.Medição do desempenho de uma organização através de indicadores na~o-financeiros;
7.Estudo de Caso: aplicação de indicadores financeiros e na~o-financeiros;
8.O RGPD e o Controlo de Gestão;
9.Coordenação de um sistema Dashboards;
10.Analise dos resultados – Discussão do Estudo de Caso;
11.Papel chave do Controlo de Gestão nas organizações.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

1.Franc¸oise Giraud, Philippe Zarlowski, Olivier Saulpic, Marie-Anne Lorain, Franc¸ois Fourcade, Jeremy Morales, Fundamentals of Management Control Techniques and Principles, Pearson, 2011.
2.Pereira Samuel, Controlo de Gesta~o, Escolar Editora, 2013.
3.Reis Henrique, Rodrigues Jorge, Controlo de Gesta~o: A encontro da eficie^ncia, Escolar Editora, 2014 (2a edic¸a~o).
4.Jordan Hugues, Carvalho das Neves Joa~o, Azevedo Rodrigues Jose´, O Controlo de Gesta~o: Ao Servic¸o da Estrate´gia e dos Gestores, A´reas Editora, 2015 (10a Edic¸a~o).
5.Joan M. Amat, Control de Gestio´n: Una perspectiva de direccio´n, Ediciones Gestio´n 2000, 2003.
6.Kaplan, Robert S. and Norton, David P. The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action, Boston: Harvard Business Press, 1996.
7.Niven, Paul R. Balanced Scorecard Step by Step. New York: Wiley, 2006.
8.Lei 58/2019 de 8 agosto.
9.Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento n.º 2016/679 de 27 de abril de 2016).

Bibliografia Complementar

10.Adams, Chris and Kennerley, Mike and Neely, Andrew, The Performance Prism: The Scorecard for Measuring and Managing Business Success, London: Financial Times Prentice Hall, 2002.
11.Kaplan, Robert S. and Norton, David P. The Strategy Focused Organization: How Balanced Scorecard Companies Thrive in the New Business Environment, Boston: Harvard Business Press, 2000.
12.Kaplan, Robert S. and Norton, David P. Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies, Boston: Harvard Business Press, 2006.
13.Olve , Nils-Go¨ran and Petri, Carl-Johan and Roy , Jan and Roy, Sofie Making Scorecards Actionable: Balancing Strategy and Control, New York: Wiley, 2003.
14.Smith, Ralph F. Business Process Management and the Balanced Scorecard: Focusing Processes on Strategic Drivers, New York: Wiley, 2006.

Planificação Semanal

1.Visão geral do Controlo de Gestão. Constituição do grupo de trabalho;
2.Metodologia do Estudo de Caso. Escolha do Estudo de Caso;
3.Planeamento Estratégico e Operacional;
Metodologias e ferramentas apoio para medir o desempenho holístico de uma organização:
4.Activity Based Costing e Activity Based Management;
5.Time-Driven; Target Costing;
6.Cost Management, Custeio Kaizen; filosofia Lean;
7.Balance Score Card e Performance Prism;
8.Medição do desempenho de uma organização através de indicadores financeiros;
9.Medição do desempenho de uma organização através de indicadores na~o-financeiros;
10.Estudo de Caso: aplicação de indicadores financeiros e na~o-financeiros;
11.O RGPD e o Controlo de Gestão;
12.Coordenação de um sistema Dashboards;
13.Analise dos resultados – Discussão do Estudo de Caso;
14.Papel chave do Controlo de Gestão nas organizações.
15.Apresentação do trabalho final.

Coerência do programa para com os objetivos

O capítulo 1 a 14 fornecem ao Estudante uma visão holística do que é o Controlo de Gestão.
O capítulo 2 fornece ao Estudante a metodologia fundamental para o desenvolvimento de um Estudo de Caso.
O capítulo 3, permitirá perceber quais as diferenças entre o planeamento estratégico e operacional de um negócio e como se mede o desempenho holístico numa organização.
O capítulo 4, permitirá ao Estudante entender e aplicar diversas metodologias e ferramentas apoio para medir o desempenho holístico de uma organização.
Os capítulos 5 a 7, permitirão ao Estudante entender como se interpreta os resultados através de indicadores financeiros e não financeiros, como se deve avaliar os respetivos desvios, saber quais deverão ser as medidas a tomar para os corrigir.
No capítulo 8, o Estudante apreenderá os conceitos fundamentais da Lei 58/2019 de 8 agosto e do Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento n.º 2016/679 de 27 de abril de 2016) que permitirá ao Estudante avaliar a conform

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As sessões tutoriais e a utilização do método de aulas invertidas serão um incentivo do Estudante para a aquisição de hábitos de autoestudo e aprendizagem para demonstrar o conhecimento adquirido sobre a visão geral do Controlo de Gestão e o planeamento estratégico e operacional.
O Estudo de Caso permitirá o contacto com o meio empresarial através das visitas às empresas, permitindo ao Estudante entender, quais são as técnicas de custeio mais aplicadas pelas empresas: Activity Based Costing; Activity Based Management; Time-Driven; Target Costing; Cost Management, Custeio “Kaizen”, “Balance Score Card” e o Performance Prism”. Para além, de permitir recolher, tratar e resumir informação para permitir efetuar a simulação de casos reais aplicados.
A aprendizagem pelo Estudo de Caso, facilitará o contacto com o meio empresarial e permitirá ajudar a elaborar projetos por experimentação ou por desafios. A experimentação autónoma e responsável na elaboração de orçamentos, cálculo de custeio dos produtos e serviços e a aplicação de técnicas de análise da situação económica e financeira permitirá ao Estudante retirar conclusões importantes sobre a competitividade da empresa, assim como, permitirá desenvolver aptidões importantes na troca de experiências daqui decorrentes. Pois, terá sempre de desenvolver o debate dos em projetos em equipa. Para além, de ter de proceder ao estudo empírico (pesquisa de mercado) e efetuar a revisão da literatura dos temas, permitindo assim demonstrar, que é capaz de evidenciar os conhecimentos adquiridos nas apresentações públicas na apresentação dos resultados e nos debates em sala de aula. As metodologias de avaliação incentivam o autoestudo e fomentam uma cultura de investigação no estudante. Simultaneamente, ensina-os a selecionar e tratar a informação bem como desenvolver metodologias de trabalho. Finalmente, a apresentação dos trabalhos efetuados prepara o estudante para efetuar comunicações públicas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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