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Terapias Psicodinâmicas 2019/2020

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Conhecer a unidade e multiplicidade do sistema teórico psicanalítico/ psicodinâmico.
2. Avaliar criticamente o contributo de Freud, Jung e Adler para a constituição da psicanálise e das terapias psicodinâmicas.
3. Relacionar e contrastar as várias gerações pós-freudianas para aprofundar o significado das heterodoxias e das inflexões teóricas no interior da psicanálise.
4. Compreender, do ponto de vista teórico e prático, os conceitos psicodinâmicos relativos ao funcionamento psicológico (quer normal quer patológico), as técnicas terapêuticas e os processos de desenvolvimento sócio-afetivo.
5. Treinar competências práticas de entrevista, diagnóstico e terapia psicodinâmica com crianças e adultos, conferindo especial ênfase às intervenções dinâmicas breves.
6. Avaliar os fundamentos teóricos e epistemológicos das Terapias Dinâmicas bem como o seu grau de eficácia, empiricamente validada.

Pré-Requisitos Recomendados

É recomendável o domínio de conhecimentos fundamentais em Psicanálise e teorias psicodinâmicas da personalidade.

Método de Ensino

Recorrer-se-á a métodos expositivos de tipo indutivo para a abordagem teórica, articulados com a pesquisa individual sobre os textos clínicos dos principais autores psicodinâmicos. O aprofundamento dos conteúdos será efetuado através de estudos de caso (reais e hipotéticos), complementada com pesquisa teórica e empírico-clínica realizada pelos estudantes. Para o treino de competências de entrevista, de diagnóstico e planificação terapêutica, procede-se à realização de exercícios de role-play e análise de vídeos de consultas, com simulação de reuniões de supervisão e intervisão clínica.

Conteúdos Programáticos

1.Sujeito psicológico em Freud
1.1 Aparelho psíquico: as duas tópicas
1.2 Desenvolvimento da personalidade
1.3 Freud, Jung e Adler: conflitos teóricos

2. Conceção psicodinâmica da psicopatologia: etiologia e diagnóstico
2.1 Neuroses
2.2 Psicoses
2.3 Patologias da Personalidade

3. Terapia psicanalítica: princípios e técnicas
3.1 Aliança terapêutica
3.2 Expressividade e Resistências
3.3 Transferências e Contra-Transferências
3.4 Interpretação
3.5 Perlaboração, Insight e desenvolvimento psicológico

4.Psicanálise infanto-juvenil
4.1. Desenvolvimento afetivo e psicossexual
4.2. Fenómenos transicionais e formação do self
4.3. Técnicas projetivas para crianças e adolescentes
4.4. Intervenção terapêutica com crianças e adolescentes

5. Terapia Dinâmica conjugal/familiar

6. Terapia Dinâmica em grupos

7. Terapias Dinâmicas Breves

8. Psicanálise feminista

10.Avaliação teórico-epistemológica da Psicanálise

11. A eficácia terapêutica: estudos de meta-anális

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baker, K., & Brandell, J. (Eds.) (2013). Child and adolescent psychotherapy and psychoanalysis. New York: Routledge.
Cabaniss, D., Douglas, C., Schwartz, A., & Cherry,S. (2017). Psychodynamic Psychotherapy: A Clinical Manual (2nd ed.). New York: Wiley.
Chemama, R. (dir.)(1993). Dictionnaire de la psychanalyse. Paris: Larousse.
Coburn, W. (2014). Psychoanalytic Complexity. New York: Routledge.
Freud, S. (1996). Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.
Malpique, C.(2010).Pais/filhos em consulta psicoterapêutica. Porto: Afrontamento.
Marcelli, D., & Braconnier, A.(2005).Adolescência e psicopatologia. Lisboa: Climepsi.
McWilliams, N. (2004). Psicoterapia Psicanalítica. Lisboa: Climepsi.
Sharp, D.(1997).Léxico junguiano. SPaulo: Cultrix.
Summers, R., & Barber, J. (2010). Psychodynamic therapy. New York: Guilford.
Winnicott, D.(2005). Playing and reality. New York: Routledge.
Zimerman, D. (2004). Manual de Técnica Psicanalítica: Uma Re-visão. Porto

Bibliografia Complementar

Bateman, A., Brown, D., & Pedder, J. (2003). Princípios e prática das psicoterapias. Lisboa: Climepsi.
Bateman, A., & Holmes, J. (1998). Introdução à psicanálise. Lisboa: Climepsi.
Binder, J. L. (2010). Key competencies in brief dynamic psychotherapy. New York: Guilford.
Bion, W. (1965). Transformations. London: Karnac.
Braconnier, A. (2000). Psicologia dinâmica e psicanálise. Lisboa: Climepsi.
Gabbard, G. (2016). Psychodynamic Psychiatry in Clinical Practice (5th Ed.) Arlington, VA: American Psychiatric Publi
Horney, K. (1967). Feminine Psychology. New York: Norton.
Lacan, J. (1978). Le séminaire: Livre II, Le moi dans la théorie de Freud et dans la technique de la psychanalyse. Paris: Seuil.
Lacan, J. (1986).Os escritos técnicos de Freud. Lisboa: D.Quixote.
Laplanche, J. e Pontalis, J.-B. (1985). Vocabulário de Psicanálise. Lisboa: Moraes Editores.
Mijolla, A. & Mijolla-Mellor, S. (2002). Psicanálise. Lisboa: Climepsi.
Sayers, J. (1993). Mothers of Psychoanal

Planificação Semanal

1ª Semana
1.Sujeito psicológico em Freud
1.1 Aparelho psíquico: as duas tópicas
1.2 Desenvolvimento da personalidade
1.3 Freud, Jung e Adler: conflitos teóricos

2ª Semana:
2. Conceção psicodinâmica da psicopatologia: etiologia e diagnóstico
2.1 Neuroses
2.2 Psicoses
2.3 Patologias da Personalidade

3ª Semana:
3. Terapia psicanalítica: princípios e técnicas
3.1 Aliança terapêutica
3.2 Expressividade e Resistências

4ª Semana:
3.3 Transferências e Contra-Transferências
3.4 Interpretação
3.5 Perlaboração, Insight e desenvolvimento psicológico

5ª Semana:
4.Psicanálise infanto-juvenil
4.1. Desenvolvimento afetivo e psicossexual
4.2. Fenómenos transicionais e formação do self

6ª semana:
4.3. Técnicas projetivas para crianças e adolescentes
4.4. Intervenção terapêutica com crianças e adolescentes

7ª semana:
5. Terapia Dinâmica conjugal/familiar

8ª semana:
6. Terapia Dinâmica em grupos

9ª semana:
7. Terapias Dinâmicas Breves

10ª semana:
8. Psicanálise feminista

11ª semana:
10.Avaliação teórico-epistemológica da Psicanálise

12ª semana:
11. A eficácia terapêutica: estudos de meta-análise

13ª / 14ª semana:
Análise de casos clínicos.
Exercícios de simulação de consulta e intervenção psicodinâmica.

15ª semana:
Apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.

Coerência do programa para com os objetivos

Em consonância com a hierarquização dos objetivos, procede-se a uma seleção e sequenciação de conteúdos que começam por abordar a conceção freudiana “ortodoxa” do aparelho psíquico, do desenvolvimento psicossexual, da psicopatologia e da intervenção terapêutica, relacionando o modelo de Freud com a primeira geração de psicanalistas, especialmente os dois dissidentes mais marcantes e fecundos, ou seja, Jung e Adler. Sobre esta base histórica e teórica, que cumpre os Objetivos 1-3, desenvolve-se de forma mais sistemática, o estudo das grandes escolas psicodinâmicas de modo a permitir a aquisição dos instrumentos cognitivos e operacionais para a prática terapêutica psicodinâmica, quer com crianças quer com adultos (Objetivos 4-5). Por fim, os últimos capítulos do programa consagram-se à avaliação teórica e prática das terapias dinâmicas, incluindo a dimensão ética, tendo em vista a aquisição de competências de consulta.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Através das aulas expositivas pretende-se a disseminação do conhecimento relativo à história do movimento psicodinâmico, os seus principais conceitos, a conceptualização da patologia mental, bem como as técnicas e processos terapêuticos. Com a apresentação e discussão de pesquisas teóricas aprofundadas e de casos clínicos pretende-se que os alunos desenvolvam competências ao nível da crítica e da aplicação dos princípios teóricos. Por fim, através da análise de vídeos, de transcrições de consultas e de exercícios de role-play, visa-se treinar as competências práticas de consulta psicodinâmica.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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