Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Metodologia e Investigação em Relações Internacionais 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Definir os conceitos de Ontologia, Epistemologia e Metodologia
2. Caracterizar a investigação em Ciências Sociais
3. Compreender conceitos centrais ao estudo das Relações Internacionais
4. Identificar os métodos utilizados pelas Relações Internacionais
5. Desenhar um projeto de investigação
6. Recolher dados e tratá-los cientificamente
7. Implementar e apresentar um trabalho de investigação

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizados vários métodos de ensino, nomeadamente:
- Aulas expositivas
- Discussão de textos
- Exercícios práticos
- Apresentações

Conteúdos Programáticos

1. O conhecimento científico: ontologia, epistemologia e metodologia
2. A investigação em Ciências Sociais
3. Desenhar um projeto de investigação
4. Concretizar a investigação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bell, J. (2004) Como realizar um projeto de investigação (3ª edição). Lisboa: Gradiva. ISBN: 9726625246
Freixo, M. (2013) Metodologia Científica: Fundamentos, Métodos e Técnicas (4ª edição). Lisboa: Instituto Piaget. ISBN: 9789896591144
Lamont, C. (2015) Research Methods in International Relations. London: Sage. ISBN: 9781446286050
Pajo, B. (2017) Introduction to Research Methods: A Hands-On Approach. London: SAGE Publications, Inc. ISBN: 9781483386959
Powner, L.C.(2015) Empirical Research and Writing: A Political Science Student’s Practical Guide. London: SAGE Publications, Inc. ISBN: 9781483369631
Quivy, R.; Campehoudt, L. (2008) Manual de Investigação em Ciências Sociais (5ª edição). Lisboa: Gradiva. ISBN: 9789726622758
Williams, C. (2015) Doing International Research: Global and Local Methods. London: Sage. ISBN: 978144627349

Bibliografia Complementar

BOOTH, W.; COLOMB, G.; WILLIAMS, J. The Craft of Research. 2a edição. Chicago: The University of Chicago Press, 2003. ISBN 0226065685
KEETER, S. Survey Research. In DRUCKMAN, D. (Ed.) Doing Research: Methods of Inquiry for Conflict Analysis. London: Sage Publications, 2005, pp. 123-161.
MILLIKEN, J. The study of Discourse in International Relations: A Critique of Research and Methods. European Journal of International Relations. 1999, vol. 5, no 2, pp. 225-254.
WARREN, C. Qualitative Interviewing. In GUBRIUM, J.; HOLSTEIN, J. (Eds.) Handbook of Interview Research: Context and Method. London: Sage Publications, 2001, pp. 83-101.
VRASTI, W. The Strange Case of Ethnography and International Relations. Millennium – Journal of International Studies. 2008, vol. 73, no 2, pp. 279-301.
BENNETT, A.; ELMAN, C. Case Study Methods in the International Relations Subfield. Comparative Political Studies. 2007, vol. 40, no 2, pp. 170-195.

Planificação Semanal

Semana 1
Atividades no âmbito do Programa de Acolhimento

Semana 2
Apresentação. Funcionamento da UC.
1. O conhecimento científico
1.1. Ontologia
1.2. Epistemologia
1.3. Metodologia

Semana 3
2. A investigação em Ciências Sociais
2.1. A ética e a responsabilidade na investigação

Semana 4
2.2. Diferentes trabalhos de investigação
2.2.1. Trabalhos académicos
2.2.2. Trabalhos não académicos

Semana 5
2.4. Regras de citação e referenciação
3. Desenhar um projeto de investigação
3.1. Selecionar um tema
3.2. A revisão da bibliografia

Semana 6
3.2.1. Como seleccionar bibliografia relevante
Exercícios práticos

Semana 7
3.3. Definir o problema de investigação e o argumento
3.4. Definir o quadro teórico e conceptual
3.4.1. Conceitos introdutórios ao estudo das Relações Internacionais

Semana 8
Conclusão do tópico 3.4.1.

Semana 9
3.5. Definir a metodologia de investigação
3.5.1. Positivismo vs. Pós-positivismo
3.5.2. Métodos quantitativos: estatística e inquéritos
3.5.3. Métodos qualitativos
3.5.3.1. Análise de discurso

Semana 10
3.5.3.2. Entrevistas
3.5.3.3. Etnografia
3.5.3.4. Estudos de caso
3.6. A relevância da investigação

Semana 11
Apresentação e discussão dos projetos de investigação

Semana 12
Apresentação e discussão dos projetos de investigação (continuação)
4. Concretizar a investigação
4.1. Recolha e tratamento de dados

Semana 13
4.2. Estruturação do trabalho de investigação
4.3. Elaboração de conclusões

Semana 14
Esclarecimento de dúvidas sobre os trabalhos de investigação e preparação
das apresentações

Semana 15
Apresentação e discussão dos trabalhos de investigação
Conclusão do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1 e 2 será alcançada com os tópicos 1 e 2 do programa, respetivamente. Os objetivos 3, 4 e 5 serão concretizados com o tópico 3 do programa. O objetivo 6 será alcançado com o tópico 4 do programa. O objetivo 7 tem uma natureza mais transversal, sendo que todos os tópicos do program contribuem para a sua concretização.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1-4 implicará maioritariamente o recurso ao método expositivo, complementado por debates e discussão de textos que permitam a consolidação da matéria lecionada. Para alcançar os objetivos 5, 6 e 7 o método expositivo será complementado pela realização de exercícios práticos em sala de aula, debate e análise de textos, bem como pela apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos durante o semestre.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)