Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Geoestratégia e Recursos 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Com a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar e definir conceitos e noções elementares de geopolítica e geoestratégia
2. Identificar e analisar as origens do pensamento geopolítico e geoestratégico
3. Identificar, distinguir e analisar diferentes doutrinas e teorias da geopolítica clássica, bem como as principais críticas às mesmas
4. Identificar e analisar os principais elementos da nova geopolítica
5. Identificar e analisar o contributo da geopolítica crítica para a análise dos fenómenos internacionais

Pré-Requisitos Recomendados

É aconselhável que os alunos que frequentam esta UC tenham concluído com sucesso as seguintes unidades:
- História das Relações Internacionais
- Teoria das Relações Internacionais

Método de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizados vários métodos de ensino, nomeadamente:
- Aulas expositivas
- Apresentação de textos
- Debate e discussão de textos
- Visualização de filmes e documentários
- Análise de estudos de caso

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à geoestratégia e à geopolítica: noções elementares
2. As origens do pensamento geoestratégico e geopolítico
3. A geopolítica clássica
4. A nova geopolítica
5. A(s) geopolítica(s) crítica(s)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cohen, S. Geopolitics: the geography of international relations. 3rd ed. London: Rowman & Littlefield Publishers, 2015. ISBN: 9781442223509
Correia, P. Manual de Geopolítica e Geoestratégia. Lisboa: Edições 70, 2018. ISBN: 9789724419312
Gray, C. War, peace, and international relations: an introduction to strategic history. 2nd ed. London: Routledge, 2012. ISBN: 9780415594875

Bibliografia Complementar

Dodds, K.; Atkinson, D. (eds.). Geopolitical Traditions: a Century of Geopolitical Thought. London: Routledge, 2000. ISBN: 0415172497
Tauthail, G.; Dalby, S.; Routledge, P. The Geopolitics Reader. 2nd ed. New York: Routledge, 2006. ISBN: 9780415341486

Artigos em revistas científicas (diferentes estudos de caso analisados em aula), entre as quais:
International Organization
International Security
International Studies Quarterly
Review of International Studies
Security Studies
World Politics
British Journal of Politics and International Relations
Cambridge Review of International Affairs
European Journal of International Relations
Geopolitics and International Boundaries
Global Governance
Global Society
International Affairs
International Journal
International Politics
International Relations
International Studies Perspectives
International Studies Review
Journal of Common Market Studies

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação. Funcionamento da UC.
Metodologia de trabalho e elementos de avaliação.

Semana 2
1. Introdução à geoestratégia e à geopolítica: noções elementares
1.1. Estratégia
1.2. Polemologia

Semana 3
1.3. Poder
1.4. Geografia Política
1.5. Geopolítica
1.6. Geoestratégia

Semana 4
2. As origens do pensamento geoestratégico e geopolítico
2.1. Sun Tzu e a arte da guerra

Semana 5
2.2. Clausewitz e a estratégia da guerra

Semana 6
3. A geopolítica clássica
3.1. A escola de Munique

Semana 7
3.2. Poder marítimo
3.3. Poder aéreo

Semana 8
3.4. Poder terrestre

Semana 9
3.5. Principais críticas à geopolítica clássica

Semana 10
4. A nova geopolítica
4.1. Novos domínios estratégicos

Semana 11
4.2. A geopolítica dos recursos

Semana 12
4.3. A teoria dos complexos regionais de segurança

Semana 13
5. A(s) geopolítica(s) crítica(s)

Semana 14
Apresentações

Semana 15
Apresentações
Preparação para o exame e conclusão do semestre.

Coerência do programa para com os objetivos

Cada objetivo está diretamente relacionado com o tópico correspondente do programa de conteúdos da UC. O objetivo 5 terá uma dimensão mais transversal, sendo que todos os tópicos lecionados contribuirão para a sua concretização.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1-5 implicará o recurso ao método expositivo, complementado por debates e apresentação/discussão de textos que permitam a consolidação da matéria lecionada, numa lógica de aprendizagem ativa. Para alcançar os objetivos 3 e 5, o método expositivo será complementado pela visualização de filmes e documentários. Transversalmente a todos os objetivos, mas com principal contributo para os objetivos 4 e 5 recorrer-se-á à análise de estudos de caso.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)