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Estudos da Paz e da Segurança 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Com a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar e compreender as principais teorias e conceitos relacionados com os Estudos da Paz e da Segurança
2. Analisar as principais dinâmicas da paz e as causas dos conflitos no contexto internacional
3. Analisar estratégias de intervenção internacional e resolução de conflitos com recurso a estudos de caso
4. Identificar e analisar as principais escolas dos estudos de segurança e as ameaças à segurança internacional
5. Analisar criticamente os principais debates internacionais sobre paz e segurança

Pré-Requisitos Recomendados

É aconselhável que os alunos que frequentam esta UC tenham concluído com sucesso as seguintes unidades:
- Teorias das Relações Internacionais
- Geoestratégia e Recursos
- Problemáticas em Relações Internacionais
- Política Internacional Contemporânea

Método de Ensino

Nesta Unidade Curricular serão utilizados vários métodos de ensino, nomeadamente:
- Aulas expositivas
- Discussão de textos e artigos
- Grupos de debate não-estruturados
- Análise de filmes e documentários
- Análise de estudos de caso
- Apresentações em grupo

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao estudo da Paz e da Segurança: conceitos e teorias
2. Estudos para a Paz
3. Intervencionismo global e resolução de conflitos
4. Estudos de Segurança

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Buzan, B.; Hansen, L. (2011) The Evolution of International Security Studies. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN: 9780521694223
Cavelty, M. D.; Balzacq, T. (ed.) Routledge Handbook of Security Studies. 2nd Edition. London: Routledge, 2016. ISBN: 9781138803930
Galtung, J. (1996) Peace by Peaceful Means: Peace and Conflict, Development and Civilization. Oslo: PRIO. ISBN: 0803975112
Jeong, H. (2010) Conflict Management and Resolution: An Introduction. London: Routledge. ISBN: 9780415450416
Webel, C.; Galtung, J. (ed.) Handbook of Peace and Conflict Studies. London: Routledge, 2007. ISBN: 9780415396653

Bibliografia Complementar

Balzacq, T. (ed) (2011) Securitization Theory: How Security Problems Emerge and Dissolve. Oslo: PRIO. ISBN: 9780415556286
Galtung, J. (1969) Violence, Peace and Peace Research. Journal of Peace Research. 1969, vol. 6, pp.167-191.
Kaldor, Mary (2012) New and Old Wars (3a edição). Cambridge: Polity Press. ISBN: 9780745655625
Kaldor, M. (2013) In Defence of New Wars. Stability, vol. 2, nº 1, pp. 1-16.
Verhoeven, H. (2009) The self-fulfilling prophecy of failed states: Somalia, state collapse and the Global War on Terror. Journal of Eastern African Studies, vol. 3, nº 3, pp. 405-425.
Hasenclever, A.; Rittberger, V. (2000) Does religion make a difference? Theoretical Approaches to the Impact of Faith on Political Conflict. Millennium: Journal of International Studies, vol, 29, nº 3, pp. 641-674.
Bensted, R. (2011) A critique of Paul Collier’s ‘greed and grievance’ thesis of civil war. African Security Review, vol. 20, nº 3, pp. 84-90.
Restante bibliografia disponível no Moodle.

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação da UC

Semana 2
1. Introdução aos Estudos da Paz e da Segurança

Semana 3
2. Estudos para a Paz
2.1. Paz, violência e conflito

Semana 4
2.2. ‘Velhas’ e ‘Novas’ Guerras
2.2.1. Estados falhados
2.2.2. Etnia e religião

Semana 5
2.2.3. Economias de guerra

Semana 6
Mini-teste
3. Intervencionismo global e resolução de conflitos
3.1. A paz democrática e a paz liberal

Semana 7
3.2. A R2P

Semana 8
3.3. O papel das Nações Unidas na prevenção e resolução de conflitos

Semana 9
3.3. O papel das Nações Unidas na prevenção e resolução de conflitos - análise de estudos de caso

Semana 10
3.3. O papel das Nações Unidas na prevenção e resolução de conflitos - análise de estudos de caso (continuação)

Semana 11
4. Estudos de Segurança - dos tradicionalistas às escolas de Paris, Aberystwyth e de Copenhaga

Semana 12
4.1. Segurança discursiva

Semana 13
4.2. Os grandes debates internacionais sobre Segurança
4.2.1. Alargamento e aprofundamento da agenda de segurança

Semana 14
4.3. Principais ameaças à segurança internacional

Semana 15
Conclusão do semestre
Mini-teste

Coerência do programa para com os objetivos

Cada objetivo está diretamente relacionado com o tópico correspondente do programa de conteúdos da UC. O objetivo 5 terá uma dimensão mais transversal, sendo que todos os tópicos lecionados contribuirão para a sua concretização.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A concretização dos objetivos 1-5 implicará o recurso ao método expositivo, complementado por debates não estruturados, discussão de textos e análise de filmes e documentários que permitam a consolidação da matéria lecionada. Transversalmente a todos os objetivos, mas com principal contributo para alcançar o objetivo 3, o método expositivo será adoptada uma abordagem de aprendizagem ativa, onde os alunos terão que desenvolver análises de estudo de caso.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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