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Estudos Asiáticos 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular pretende dotar o discente de conhecimento sobre os Estudos Asiáticos, evitando uma perspectiva exclusivamente sino-cêntrica. Tendo em conta, a complexidade de um espaço civilizacional vibrante e milenar como é o caso da Ásia, optou-se por um balizamento da unidade curricular recorrendo às temáticas da Construção de Estados. No final do semestre o discente deverá ser capaz de:
1. Perceber as Relações Internacionais de acordo com uma perspectiva Ásia-ó-cêntrica;
2. Compreender a aplicabilidade dos paradigmas dominantes das Teorias das Relações Internacionais aplicados à Ásia;
3. Conhecer a evolução histórica dos modos de fazer política na Ásia, no decurso de três períodos: Clássico, Medieval e Moderno;
4. Pensar criticamente sobre um conjunto de estudos de caso que refletem a plêiade de experiências e resultados no continente asiático.

Pré-Requisitos Recomendados

Recomenda-se ao alunos desta UC que tenham frequentado, com aproveitamento, as unidades curriculares de:
* Metodologia e Investigação em Relações Internacionais
* Teoria das Relações Internacionais
* Problemáticas em Relações Internacionais

Método de Ensino

A unidade curricular contará com aulas expositivas, nas cinco semanas iniciais, de modo a expor os discentes ao corpus teórico relevante para uma compreensão holística dos Estudos Asiáticos. Nas nove semanas seguintes, os alunos serão confrontados com um exercício de análise continuada por via do estudo de vários estudos de caso que refletem a diversidade que compõem a Ásia.

Conteúdos Programáticos

I. Enquadramento Teórico
a. Teoria não-Ocidental e Ásia-ó-Cêntrica das Relações Internacionais
b. Realismo aplicado à Ásia
c. Liberalismo aplicado à Ásia
d. Construtivismo aplicado à Ásia

II. História da Ásia
a. As particularidades da Ásia Antiga
b. A transformação da Ásia Medieval
c. A reconfiguração da Ásia Moderna

III. Estudos de Caso
a. O caso do Irão
b. O caso de Turquia
c. O caso do Cazaquistão
d. O caso da China
e. O caso do Japão
f. O caso das Coreias
g. O caso da Índia
h. O caso da Tailândia
i. O caso da Indonésia

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Amitav, Acharya e Buzan, Barry, 2010. Non-Western International Relations Theory: Perspectives on and beyond Asia. Nova Iorque: Routledge
Cotterell, Arthur, 2011. Asia: A Concise History. Singapura: John Wiley & Sons (Asia)
Pekkanen, Saadia, et. al., 2014. Oxford Handbook of International Relations of Asia. Nova Iorque: Oxford University Press

Bibliografia Complementar

Biswas, Rajiv, 2016. Asian Megatrends. Nova Iorque: Palgrave Macmillan
Canfield, Robert e Paleczek, Gabriele Rasuly, 2011. Ethnicity, Authority and Power in Central Asia. Londres: Routledge
Croissant, Aurel e Lorenz, Philip, 2018. Comparative Politics of Southeast Asia: An Introduction to Governments and Political Regimes. Cham: Springer
Guneratne, Arjun e Weiss, Anita, 2014. Pathways to Power: The domestic politics of South Asia. Maryland: Rowman & Littlefield Publishers
Hayes, Louis, 2009. Political Systems of East Asia: China, Korea and Japan. Londres: Routledge
Hiro, Dilip, 2009. Inside Central Asia: A Political and Cultural History. Nova Iorque: Overlook Duckworth
Lim, Timothy, 2014. Politics in East Asia. Boulder: Lynne Rienner Publishers
Mason, Colin, 2005. A Short History of Asia. Nova Iorque: Palgrave Macmillan
Shelley, Beckey, 2005. Democratic Development in East Asia. Londres

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação do programa e a ideia de política comparada
1.1. Objectivos e metas da política comparada
1.2. Tipos de pesquisa em política comparada
1.3. Relação entre Comparativismo e Estudos de Área

Semana 2: Teoria das Relações Internacionais aplicada à Ásia I
2.1. O domínio Ocidental na elaboração da Teoria das Relações Internacionais
2.2. Contríbutos não-Ocidentais para a Teoria das Relações Internacionais
2.3. Aplicabilidade do Realismo para se analisar a Ásia
2.4. Cinco postulados Realistas sobre a Ásia hodierna
Semana 3: Teoria das Relações Internacionais aplicada à Ásia II
3.1. Visão Liberal da Ásia
3.2. O Liberalismo e a ideia de Paz Comercial: cooperação política e interdependência económica
3.3. O papel do Construtivismo na Teoria das Relações Internacionais
3.4. Desafios e problemas do Construtivismo aplicado à Ásia

Semana 4: História da Ásia I
4.1. A Ásia Antiga e o surgimento dos Impérios
4.2. A importância sociopolítica do Budismo na Ásia Central e Oriental no período Antigo
4.3. A transformação da Ásia no período Medieval
4.4. O impacto do Islão no Período Medieval
Semana 5: História da Ásia II
5.1. A dinâmica do Grande Jogo
5.2. O fim do Império Otomano e o redesenhar da Ásia Ocidental
5.3. Do surgimento da República Popular da China, à guerra e cisão das Coreias
5.4. Descolonização do Sul e Sudeste Asiático

Semana 6: Ásia Ocidental I: Irão
6.1. Modernidade na era dos Pahlavi
6.2. A Revolução Iraniana
6.2.1. Islamização crescente da sociedade
6.2.2. A liderança do Ayatollah
6.3. O despartar para a contemporaneidade política no Irão
6.3.1. O fim da União Soviética
6.3.2. Os atentados de 11 de Setembro de 2001
6.3.3. O impacto do Plano de Ação Conjunto Global
Semana 7: Ásia Ocidental II: Turquia
7.1. Turquia como centro do Islão Sunita
7.1.1. O papel central da Porta Sublime
7.1.2. A rivalidade com Bagdad
7.2. O colapso do Império Otomano e o nascimento da Turquia
7.2.1. A transformação encetada por Ataturk
7.2.2. Os pilares estruturais do Kemalismo
7.3. A escolha pela via secular e Ocidentalizante
7.3.1. A instabilidade governativa pós-Ataturk
7.3.2. A estabilização encetada pelo AKP
7.3.3. Da tentativa de golpe de Estado à nova Constituição da Turquia contemporânea

Semana 8: Ásia Central: Cazaquistão
8.1. Politização de um construto cultural: O nascimento da nação Cazaque
8.2. A “longa” presidência de Nazarbayev
8.2.1. O Presidente como Guardião da Nação
8.2.2. Da histórica Almaty, para a moderna Astana
8.2.3. O impacto dos hidrocarbonetos na transformação política do Cazaquistão
8.3. Perfil de um Estado Eurasiático na contemporaneidade

Semana 9: Ásia Oriental I: China
9.1. A transformação na Era de Mao
9.1.1. O papel do Partido Comunista Chinês
9.1.2. A política de isolacionismo de Mao
9.1.3. A Revolução Cultural do Proletariado
9.2. O esquisso político-institucional da China pós-Mao
9.2.1. A interligação dos três poderes
9.2.2. O papel do exército na política chinesa
9.3. A contemporaneidade chinesa na era de Xi Jinping
9.3.1. O lançamento da Nova Rota da Seda
9.3.2. Tensão política no Tibete, no Turquestão Oriental e em Hong Kong
Semana 10: Ásia Oriental II: Japão
10.1. O milagre japonês do pós-II Guerra Mundial
10.1.1. O vigoroso crescimento económico
10.1.2. Abertura da economia nipónica ao mundo
10.2. O sistema político no Japão hodierno
10.2.1. A redifinição dos três poderes e o papel da Monarquia Imperial
10.2.2. A emergência de um padrão bi-partidário
10.3. Evolução político-diplomática no século XXI
10.3.1. O restaurar de relações diplomáticas com a China, a Coreia do Sul e a Federação da Rússia
10.3.2. O soft power do Japão na região e no mundo
Semana 11: Ásia Oriental III: Coreias
11.1. A conturbada partição da Coreia
11.2. Coreia do Norte
11.2.1. A doutrina Juche
11.2.2. A dinastização do poder, em torno dos Kim
11.3. Coreia do Sul
11.3.1. A ocidentalização da Coreia do Sul
11.3.2. O surgimento do Tigre Asiático

Semana 12: Ásia do Sul: Índia
12.1. A Índia na era pós-colonial
12.2. A importância do multi-partidarismo na Índia pós-Ghandi
12.2.1. A implosão do monopólio do Partido do Congresso
12.2.2. O re-surgimento da etno-política formal
12.2.3. Da etno-política ao ortodoxismo-populista Hindu
12.3. Desafios hodiernos da maior democracia do mundo

Semana 13: Sudeste Asiático I: Tailândia
13.1. Passado histórico de um estado não-colonizado
13.2. Os ciclos de governo civil e junta militar
13.2.1. Partidos políticos civis e o eleitoralismo populista
13.2.2. O exército como ator político ativo
13.2.3. O papel simbólico da Família Real Tailandesa
13.3. A instrumentalização da Constituição na Tailândia
Semana 14: Sudeste Asiático II: Indonésia
14.1. O colapso da VOC e a independência da Indonésia
14.2. A importância da Pancasila no período da “Democracia Guiada” de Sukarno
14.3. A chegada ao poder de Suharto
14.3.1. O estabelecimento da “Nova Ordem”
14.3.2. Do militarismo ao autoritarismo personalista
14.4. Habibie e Wahib e a era do Reformasi
14.4.1. A democratização da Indonésia
14.4.2. A conclusão da independentização de Timor-Leste

Semana 15: Apresentação e defesa dos trabalhos

Coerência do programa para com os objetivos

O programa apresentado opta por uma clara abordagem que tem em conta dois factores: 1.) representação das cinco regiões que compreendem o continente Asiático (Ásia Ocidental, Ásia Central, Ásia Oriental, Ásia do Sul, Sudeste Asiático) e 2.) balizamento temático, de modo a evitar a aquisição de conhecimentos superficiais em várias áreas. O programa lectivo apresentado cobre todos os objectivos pedagógicos propostos: Os objectivos 1 e 2 serão tratados com o conteúdo presente na parte I (Enquadramento Teórico); o objectivo 3 está relacionado com o conteúdo da parte II (História da Ásia); o objectivo 4 será alcançado com o cumprimento da parte III (Estudos de Caso).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A unidade curricular pretende dotar o discente com competências nos Estudos Asiáticos, para tal recorrer-se-á a uma metodologia de ensino diversificada que contará com aulas expositivas, de modo a garantir a compreensão e aquisição de conhecimentos teóricos relevantes para se analisarem os Estudos Asiáticos; o recurso aos estudos de caso garantirão o pleno cumprimento dos objetivos propostos pela unidade curricular, uma vez que obrigam o discente a um esforço de análise, categorização e interpretação das nuances que compõem o espectro dos regimes políticos vigentes no continente Asiático. A realização de um trabalho de investigação, com recurso a metodologias de política comparada, irá possibilitar ao discente um espaço para examinar conceitos, explicar argumentos e demonstrar aquisição de competências científicas na área dos Estudos Asiáticos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese Sim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia Sim
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemas Sim
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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