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Organizações Internacionais 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Inglês
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular pretende dotar o discente de conhecimento relevante sobre o universo das Organizações Internacionais no século XXI. No final do semestre o discente deverá ser capaz de:
1. Compreender as teorias que sustentam a arquitetura das Organizações Internacionais contemporâneas;
2. Conhecer a tipologia e as funções/objetivos das Organizações Internacionais;
3. Analisar as áreas temáticas em torno das quais se criaram as Organizações Internacionais mais influentes;
4. Problematizar a questão da governança transnacional à escala regional e/ou à escola global.

Pré-Requisitos Recomendados

Recomenda-se ao alunos desta UC que tenham frequentado, com aproveitamento, as unidades curriculares de:
* Direito Internacional Público
* Teoria das Relações Internacionais

Método de Ensino

A unidade curricular contará com aulas de natureza teórica-prática. A exploração dos vários conteúdos programáticos será feita com recurso a aulas expositivas e a debates moderados pelo docente, tendo em conta material bibliográfico previamente indicado.

Conteúdos Programáticos

I. A génese das Organizações Internacionais
a. Teorias das Relações Internacionais aplicadas às Organizações Internacionais
b. Tipologia das Organizações Internacionais
c. Objetivos das Organizações Internacionais
d. Funções das Organizações Internacionais

II. Temáticas das Organizações Internacionais
a. Segurança Internacional e Regional
b. Economia, Comércio e Finanças
c. Saúde Mundial
d. Proteção do Meio Ambiente
e. Regionalismo e Integração
f. Organizações Internacionais Não-Governamentais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

* Park, Susan, 2018. International Organisations and Global Problems: Theories and Explanations. Cambridge: Cambridge University Press
* Pease, Kelly-Kate, 2019. International Organizations: Perspectives on Global Governance. Nova Iorque: Routledge
* Weiss, Thomas and Wilkinson, Rorden, 2014. International Organization and Global Governance. Nova Iorque: Routledge

Bibliografia Complementar

Archer, Clive, 2001. International Organizations. Nova Iorque: Routledge
Armstrong, David, et. al., 2004. International Organisation in World Politics. Nova Iorque: Palgrave Macmillan
Barkin, Samuel, 2006. International Organization: Theories and Institutions. Nova Iorque: Palgrave Macmillan
Bennett, Alvin LeRoy e Oliver, James, 2002. International Organizations: Principles and Issues. Nova Jérsia: Prentice Hall.
Gutner, Tamar, 2016. International Organizations in World Politics. Washington: CQ Press
Hurd, Ian, 2017. International Organizations: Politics, Law, Practice. Cambridge: Cambridge University Press
Muldoon, James, 2004. The Architecture of Global Governance: An Introduction to the Study of International Organizations. Boulder: Westview Press
Karns, Margaret, et. al., 2015. International Organizations: The Politics and Processes of Global Governance. Boulder: Lynne Rienner Publishers
Reinalda, Bob, 2013. Routledge Handbook of International Organization. Nova Iorque: R

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação do programa
1.1. Apresentação do programa
1.2. Introdução ao estudo das Organizações Internacionais enquanto agentes políticos

Semana 2: Teoria das Organizações Internacionais I
2.1. Teoria Realista: Teoria da Estabilidade Hegemónica e Dilema do Prisioneiro
2.2. Teoria Liberal: Funcionalismo e Institucionalismo
Semana 3: Teoria das Organizações Internacionais II
3.1. Teoria Marxista: Teoria da Dependência e Teoria Sistema-Mundo
3.2. Teoria Construtivista

Semana 4: Esclarecimento de dúvidas

Semana 5: Classificação das Organizações Internacionais
5.1. Classificação quanto ao tipo de membros
5.2. Classificação quanto ao tema
5.3. Classificação quanto à estrutura
Semana 6: Objetivos e Funções das Organizações Internacionais
6.1. Objetivos das Organizações Internacionais
6.1.1. Objetivos enquanto Instrumento
6.1.2. Objetivos enquanto Arena
6.1.3. Objetivos enquanto Ator
6.2. Funções das Organizações Internacionais
6.2.1. Função de Articulação e Agregação
6.2.2. Função Normativa
6.2.3. Função Informativa
6.2.4. Função Operacional
6.2.5. Função de Socialização
6.2.6. Função de Recrutamento

Semana 7: Esclarecimento de dúvidas e teste

Semana 8: Segurança Internacional e Regional
8.1. Conselho de Segurança da ONU
8.2. Assembleia Geral e Secretário Geral da ONU
8.3. Segurança regional temática: o caso da OTAN
8.4. Segurança coletiva intergovernamental: ECOWAS
Semana 9: Economia, Comércio e Finanças
9.1. Fundo Monetário Internacional
9.2. G-7 e G-20
9.3. Banco Mundial
9.4. Organização Mundial do Comércio
9.5. Políticas desenvolvimentistas do PNUD e da UNCTAD

Semana 10: Saúde Mundial
10.1. Organização Mundial de Saúde
10.2. Fundo para a Criança das Nações Unidas
10.3. Coordenação inter-estados e governação global: o caso da UNAIDS
Semana 11: Protecção do Meio Ambiente
11.1. Programa das Nações Unidas para o Ambiente
11.2. A Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal
11.3. Da Conferência do Rio (1992) aos Acordos de Paris (2015)

Semana 12: Debates Contemporâneos sobre Organizações Internacionais

Semana 13: Regionalismo e governança regional
13.1. Organizações Internacionais, de escala regional, no âmbito da Carta da ONU
13.1.1. União Europeia
13.1.2. União Africana
13.1.3. Associação de Nações do Sudeste Asiático
13.1.4. Organizações de Estados Americanos
13.2. Prós e contras da integração regional
Semana 14: Organizações Internacionais Não-Governamentais
14.1. Think Tanks
14.2. Agências de Rating
14.3. Sociedade Civil Transnacional

Semana 15: Esclarecimento de dúvidas e teste

Coerência do programa para com os objetivos

O programa apresentado foi desenhado de modo a que todos objectivos pedagógicos possam ser alcançados. Neste sentido o primeiro e o segundo objetivos serão alcançados com recurso à parte I (A génese das Organizações Internacionais) do programa proposto. O terceiro e quarto objetivos serão alcançados com o material presente no ponto II (Temáticas das Organizações Internacionais) do programa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O estudo das Organizações Internacionais é mais profícuo com recurso a aulas expositivas, nas quais os alunos terão contacto com a bibliografia relevante para a área científica. O docente servirá como um mediador no processo de aquisição de conhecimento, que segue o modelo autonómico e centrado no estudantes como é definido pelo Processo de Bolonha

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de investigação Sim
Competência em língua estrangeira Sim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Preocupação com a qualidade  
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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