Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Métodos Quantitativos 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Ser capaz de distinguir entre métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados.
Entender a natureza dos dados, tipos de dados.
Aprenda a trabalhar com base de dados internacionais e nacionais.
Fornecer uma introdução às ferramentas práticas para os dados quantitativos análise no turismo e hospitalidade.
Aprender ferramentas estatísticas básicas em análise de dados.
Familiarizar os alunos com pacotes estatísticos, como o SPSS.
Interpretar e discutir os resultados dos dados analisados.
Desenvolver habilidades de análise de dados e
interpretação para os conjuntos de dados.
Construir relatórios adequados utilizando dados quantitativos.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos adquiridos na disciplina de Matemática do Ensino Básico e Secundário.

Método de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, estando divididas em dois blocos de duas horas semanais.
Informações teóricas serão fornecidas durante as aulas com base em literatura recente.
Os alunos trabalharão com bases de dados na área de turismo e hospitalidade, selecionarão variáveis e realizarão a análise dos dados.
Aulas mais práticas de construção, análise e discussão de casos concretos.
Serão propostos exercícios e problemas (fornecidos antecipadamente) a resolver pelos alunos individualmente ou em pequenos grupos. Posteriormente serão discutidas, com a toda a turma, as soluções encontradas e também a(s) estratégia(s) de resolução usada(s).

Conteúdos Programáticos

1.As diferenças entre a análise quantitativa e qualitativa dos dados.

2.Tipos de dados.Base de dados em turismo e hospitalidade.

3.Coleção de dados. Projeto de pesquisa em turismo e hospitalidade

4. População. Amostra. Tipos de amostra.

5. Estatística descritiva.

6. Análise de dados univariada e análise de dados bivariada.

7.Teste de hipótese.

8.Análise de correlação e causalidade.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baggio, R., & Klobas, J. (2011). Quantitative Methods in Tourism: an Handbook. Channel View Publications.

Baggio, R., & Klobas, J. (2017). Quantitative methods in tourism: A handbook. Channel view publications.

Bryman, A.(2016). Social research methods: Oxford: Oxford University Press.

Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. ReportNumber, Lda.

Bibliografia Complementar

Macdonald, S., & Headlam, N. (2008). Research Methods Handbook: Introductory guide to research methods for social research. Centre for Local Economic Strategies.

Planificação Semanal

Semana 1.
Introdução ao curso.
Análise quantitativa e qualitativa dos dados.

Semana 2.
Tipos de dados. Dados e variáveis.
Bases de dados nacionais e internacionais em turismo e hospitalidade.

Semana 3.
Coleta de dados. Projeto de pesquisa.
Usando o SPSS para entender a pesquisa e a análise de dados.

Semana 4.
População. Amostra.
Tipos de amostra.

Semana 5.
Estatísticas descritivas.

Semana 6.
Análise de dados univariada.

Semana 7.
Análise de dados bivariada.


Semana 8.
Teste de hipóteses.

Semana 9.
Análise de correlação.
O coeficiente de correlação linear de Pearson.

Semana 10.
Causação.

Semanas 11-15.
Exercícios práticos e revisão do curso.

Coerência do programa para com os objetivos

O conteúdo do programa selecionado, destinado a atender consistentemente aos objetivos de aprendizagem do curso.

Os alunos serão capazes de lidar com os vários métodos de análise de dados, interpretação de resultados, analisar casos concretos em turismo e hospitalidade e tirar conclusões objetivas.

O conhecimento quantitativo desenvolvido fornece habilidades para antecipar e adaptar-se às mudanças que os setores de turismo e hospitalidade enfrentam.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Utilizando softwares estatísticos, os alunos aprimoram suas habilidades práticas na análise de dados quantitativos (usando o Statistical Package for the Social Sciences).

As habilidades de discussão e interpretação dos resultados devem ser alcançadas através de aulas práticas.

O conhecimento teórico obtido ajudará a entender a natureza dos dados, métodos quantitativos de análise de dados e seu papel e importância nos setores de turismo e hospitalidade.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)