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Princípios Gerais de Turismo 2019/2020

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular pretende que os alunos adquiram uma visão teórico-prática global e introdutória sobre o fenómeno do turismo. Pretende-se, em primeira instância, dotar os alunos de conhecimentos gerais que constituam uma base sólida para as restantes unidades curriculares do curso. A estrutura curricular da disciplina pretende que os alunos sejam capazes de:
-Entender o conceito de Turismo e os conceitos principais associados ao Turismo
-Interpretar a perspectiva sistémica do Turismo (modelo de Leiper)
-Identificar o processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional, nomeadamente os momentos chave do seu desenvolvimento
- Conhecer e interpretar a dimensão do Turismo em Portugal e no Mundo, através de indicadores estatísticos
- Aplicar o conceito de sistema turístico caracterizando os elementos da oferta que o compõem
- Descrever os fatores e os determinantes associados à procura turística
- Avaliar as tendências fundamentais do futuro do sector.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos através do método expositivo interativo, estimulando a participação dos alunos através do debate, da análise de estudos de caso, do brainstorming, da resolução de casos práticos, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva interativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas. O recurso a meios audiovisuais e multimédia e a realização de visitas técnicas contribuirão para a consolidação de conhecimentos no âmbito de objetivos específicos.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos de Turismo
1.1. Definição de visitante, turista e excursionista
1.2. Conceito de turismo
1.3. Classificação do turismo
1.4. Tipos de turismo (alguns exemplos)
1.5. Abordagem sistémica do turismo

2. A evolução histórica do Turismo
2.1 A nível mundial
2.2 Em Portugal
2.3. Organização institucional do turismo

3. A Procura turística
3.1. Noção e formas
3.2. Características fundamentais
3.3. Factores determinantes
3.4. Dimensão e características
3.5. Perspectivas da Procura internacional
3.6. Indicadores da Procura

4. A Oferta Turística
4.1. Definição, características e componentes
4.2. Actividades turísticas
4.3. Conceito de Destino turístico
4.4. Conceito de Produto turístico
4.5. Indicadores da Oferta

5. Distribuição turística
5.1. Estrutura da distribuição
5.1.1. Grossistas
5.1.2. Retalhistas
5.1.3. Canais especializados
5.2. Sistemas informáticos de distribuição

6. Tendências e desafios no sector do Turismo

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cunha, L. (2013), Introdução ao Turismo (5ª Edição), Lisboa, LIDEL.

Cunha, L. (2017), Turismo e Desenvolvimento: Realidades e Perspetivas,Lisboa, LIDEL.

Marques, (2017), Turismo e Cinema: uma outra abordagem através do filme de animação Astérix – O Domínio dos Deuses, in Cravidão, F., Cunha, L., Santana, P. & Santos, N. (coord), Espaços e Tempos em Geografia. Homenagem a António Gama, IUC, Coimbra, pp. 643-658

Bibliografia Complementar

Goeldner, C. R. & Ritchie, J. R. B. (2009). Tourism: Principles, Practices, Philosophies. New Jersey: John Wiley & Sons.

Planificação Semanal

Semana 1. Apresentação da Ficha de Unidade Curricular e do modelo de avaliação; Conceitos de Turismo.

Semana 2: Definição de visitante, turista e excursionista; Conceito de turismo; Classificação do turismo.

Semana 3: Tipos de turismo (alguns exemplos); Abordagem sistémica do turismo.

Semana 4: A evolução histórica do Turismo: a nível mundial; em Portugal.

Semana 5: Organização institucional do turismo.

Semana 6: Procura turística: noção e formas; características fundamentais; factores determinantes.

Semana 7: Procura turística: dimensão e características; perspectivas da Procura internacional; indicadores da Procura.

Semana 8: Visita de estudo.

Semana 9: Aula prática para elaboração do 1º trabalho prático de avaliação contínua.

Semana 10: A Oferta Turística: definição, características e componentes; actividades turísticas; conceito de destino turístico; conceito de produto turístico; indicadores da oferta.

Semana 11: Aula prática para realização do 2º trabalho prático de avaliação contínua.

Semana 12: Aula prática para realização do 2º trabalho prático de avaliação contínua.

Semana 13: Distribuição turística; Estrutura da distribuição; Grossistas; Retalhistas; Canais especializados; Sistemas informáticos de distribuição.

Semana 14: Tendências e desafios no sector do Turismo.

Semana 15: Prova escrita de avaliação contínua (mini teste).

Coerência do programa para com os objetivos

As temáticas abordadas nesta unidade curricular permitem que o aluno aprenda os conceitos básicos e definições do turismo, compreenda a sua evolução ao longo dos tempos, identifique e distinga os vários tipos e classificações de turismo e perceba quais os factores que têm influenciado o fenómeno turístico e respectivas tendências.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino estão em coerência com os objectivos da unidade curricular dado que a metodologia expositiva associada ao estudo de casos possibilita a demonstração da relevância de saber identificar as várias componentes do sistema turístico e a aplicação de conceitos e definições no contexto da actividade turística.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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