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Fundamentos de Hotelaria 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- identificar e distinguir as características dos diferentes empreendimentos turísticos e da indústria da hospitalidade;
- reconhecer as características da organização de um hotel independente e de cadeia;
- reconhecer os vários tipos de contratos hoteleiros;
- identificar e distinguir os vários cenários de concorrência e ocupação hoteleira;
- calcular índices de referência para os resultados de um hotel;
- criticar construtivamente unidades de hotelaria e restauração, do ponto de vista profissional e como cliente;
- reconhecer a missão social dos serviços de hospitalidade

Pré-Requisitos Recomendados

nenhum

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão leccionadas através do método expositivo complementadas com a análise e debate de estudos-caso. Será feita orientação tutorial para o apoio prático do percurso lectivo dos alunos, particularmente na realização de trabalhos desenvolvidos e apresentados em contexto de aula, de forma a estimular a reflexão, a capacidade crítica e a interacção nos alunos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à hotelaria
1.1. Definição e evolução do conceito de hotel
1.2. Tipologias de empreendimentos turísticos
1.3. A empresa hoteleira e as especificidades do serviço hoteleiro
1.4. Evolução e tendências do alojamento turístico

2. A comercialização do sector hoteleiro
2.1. Departamento comercial e de marketing
2.2. A distribuição turística
2.3. O papel das TIC na comercialização

3. Formas de exploração do alojamento
3.1. Gestão independente
3.2. Multipropriedade
3.3. Timesharing
3.4. Cadeias hoteleiras
3.5. Franchising

4. Organização funcional de uma unidade hoteleira
4.1. Receção/Reservas
4.2. Housekeeping/Andares
4.3. Lavandaria
4.4. Economato
4.5. Alimentação e bebidas/F&B
4.6. Animação
4.7. Reuniões e congressos

5.Principais indicadores utilizados na hotelaria
5.1. Permanência média
5.2. Taxa de ocupação hoteleira
5.3. Rendimento por quarto (RevPar)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Abranja, N., Almeida, M. & Almeida, A. (2019), Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping, Lisboa, Lidel.

Vallen, G. & Vallen, J. (2017), Check-in check-out: managing hotel operations,Harlow: Pearson.

Costa, R. (2012), Introdução à Gestão Hoteleira 4ª Ed., Lisboa, Lidel.

Bibliografia Complementar

Marques, (2017), Turismo e Cinema: uma outra abordagem através do filme de animação Astérix – O Domínio dos Deuses, in Cravidão, F., Cunha, L., Santana, P. & Santos, N. (coord), Espaços e Tempos em Geografia. Homenagem a António Gama, IUC, Coimbra, pp. 643-658

Marques, J. & Santos, N. (2013), O Centro Litoral de Portugal como destino de Turismo de Negócios. Análise à oferta de alojamento e de espaços para reuniões, in Cravidão, F. & Santos, N. (coord.), Turismo e Cultura. Destinos e Competitividade, IUC, Coimbra.

Marques, J. & Santos, N. (2012), Espaços turísticos e novas formas de alojamento, GOT/Journal of Geography and Spatial, n.º 1 (Junho), Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, pp. 103-126.

Planificação Semanal

Semana 1. Apresentação da ficha de unidade curricular. Método de avaliação e funcionamento da unidade curricular.

Semana 2. Introdução à hotelaria; Definição e evolução do conceito de hotel; Tipologias de empreendimentos turísticos.

Semana 3. A empresa hoteleira e as especificidades do serviço hoteleiro; Evolução e tendências do alojamento turístico.

Semana 4. Comercialização do sector hoteleiro; Departamento comercial e de marketing

Semana 5. A distribuição turística; O papel das TIC na comercialização

Semana 6. Formas de exploração do alojamento; Gestão independente; Multipropriedade

Semana 7. Timesharing; Cadeias hoteleiras; Franchising

Semana 8. Visita de estudo

Semana 9. Organização funcional de uma unidade hoteleira; Receção/Reservas; Housekeeping/Andares; Lavandaria

Semana 10. Economato; Alimentação e bebidas/F&B; Animação; Reuniões e congressos

Semana 11. Visualização de filme e realização de trabalho prático de avaliação.

Semana 12. Principais indicadores utilizados na hotelaria; Permanência média

Semana 13. Taxa de ocupação hoteleira; Rendimento por quarto (RevPar)

Semana 14. Teste escrito

Semana 15. Correção do teste escrito e revisões da matéria dada.

Coerência do programa para com os objetivos

As temáticas abordadas nesta unidade curricular permitem que o aluno aprenda os conceitos básicos da hotelaria, compreenda a sua evolução ao longo dos tempos, identifique e distinga os vários cenários da gestão hoteleira,
reconheça os diferentes departamentos e características de serviços relacionados com a gestão de um estabelecimento hoteleiro e/ou similar.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As horas de contacto teórico-práticas leccionadas através do método expositivo e complementadas com a análise e debate de estudos-caso vão ao encontro dos objectivos inicialmente propostos e possibilitam aprendizagem e contextualização dos conceitos associados à hotelaria. A orientação tutorial no apoio prático do percurso lectivo dos alunos, mais concretamente na realização de trabalhos práticos desenvolvidos e apresentados em contexto de aula, ajuda à prossecução do trabalho autónomo dos alunos e aplicação dos conceitos ao contexto real.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
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