Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Psicologia do Desenvolvimento 2 2019/2020

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Reconhecer os paradigmas do estudo do desenvolvimento humano, debatendo o processo de desenvolvimento numa perspetiva life-span development;
2. Refletir acerca do papel de diferentes fatores para o desenvolvimento harmonioso e integrado do ser humano, tendo em conta a sua especificidade na idade adulta e velhice;
3. Conhecer e caracterizar as dimensões psicológicas do desenvolvimento e envelhecimento humano, nomeadamente ao nível do desenvolvimento funcional, cognitivo, social e relacional na idade adulta e na velhice;
4. Reconhecer o envelhecimento enquanto processo de adaptação e ajustamento psicológico, discutindo a importância do envelhecimento ativo para o ajustamento psicológico dos indivíduos;
5. Conhecer estratégias de intervenção para a promoção de um envelhecimento bem-sucedido.

Pré-Requisitos Recomendados

Para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, serão essenciais os conhecimentos adquiridos na Unidade Curricular de Psicologia do Desenvolvimento 1.

Método de Ensino

No âmbito desta UC, serão realizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos, com suporte de meios audiovisuais e eletrónicos. Complementarmente, será ainda implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos, nomeadamente a realização de atividades de carácter prático, brainstormings, análise e discussão crítica de textos e/ou artigos científicos e/ou vídeos, atividades em pares/grupo no âmbito das aulas, bem como na análise de instrumentos de avaliação psicológica na idade adulta e velhice.

Conteúdos Programáticos

1. Perspetivas e modelos do desenvolvimento
1.1. Desenvolvimento humano: Conceito
1.2. Paradigmas do desenvolvimento humano
1.3. Perspetiva desenvolvimental do ciclo de vida

2. Dimensões psicológicas do desenvolvimento e envelhecimento humano
2.1. Cognição
2.1.1. Pensamento formal e pós-formal
2.1.2. Inteligência e memória
2.1.3. Sabedoria
2.2. Vinculação
2.2.1. Vinculação, relacionamento conjugal/familiar e relações sociais
2.2.2. Vinculação enquanto fator protetor do desenvolvimento psicológico
2.3. Trabalho, reforma e organização dos tempos livres

3. Desenvolvimento humano e adaptação
3.1. Acontecimentos de vida, stress e coping
3.2. Ajustamento psicológica na velhice
3.3. Perspetivas psicológicas sobre o envelhecimento ativo e bem-sucedido

4. O Educador Social na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso
4.1. Contextos de intervenção
4.2. Modalidades e estratégias de intervenção

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baltes, P. B., & Smith, J. (2003). New frontiers in the future of aging. Gerontology, 49, 123-135.
Baltes, P. B., Staudinger, U. M., & Lindenberger, U. (1999). Lifespan psychology: Theory and application to intellectual functioning. Annual Review of Psychology, 50, 471-507.
Bengtson, V. L., Settersten, R. S. (2016). Handbook of Theories of Aging (3rd ed.). New York: Springer Publishing Company
Cavanaugh, J. & Blanchard-Fields, F. (2015). Adult development and aging (7th ed). New York: NY: Cengage.
Fineman, S. (2011). Organizing age. Oxford: Oxford University Press.
Fonseca, A. M. (2006). O envelhecimento: Uma abordagem psicológica (2nd ed.). Lisboa: Universidade Católica Editora.
Ribeiro, O. & Paúl, M. C. (2012). Manual de gerontologia. Lisboa: Lidel.

Bibliografia Complementar

Não obstante outra bibliografia complementar e/ou artigos científicos que sejam oportunamente indicados no decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos, indicam-se, como bibliografia complementar à UC de Psicologia do Desenvolvimento 2, as seguintes referências:

Baltes, M. & Baltes, P. B. (1990). Successful aging. Cambridge: Cambridge University Press.
Baltes, P.B. & Mayer, K.U. (1999). Berlin Aging Study: Aging from 70 to 100. Cambridge: Cambridge University Press.
Cavanaugh, J. & Blanchard-Fields, F (2010). Adult development and aging. Cengage Learning.
Fernández-Ballasteros, R. (2008). Active aging: The contribution of psychology. Cambridge, MA: Hogrefe & Huber Publishers.
Hook, D., Watts, J., & Cockcroft, K. (2002). Developmental psychology. London: Lansdowne.
Simões, A. (1999). A personalidade do adulto: Estabilidade e/ou mudança? Psychologica, 22, 9-26.
Simões, A. (2006). Factos e factores do desenvolvimento intelectual do adulto. Psychologica

Planificação Semanal

Semana 1: Participação na Semana de Psicologia e Educação.
Semana 2: Apresentação da UC: objetivos, conteúdos programáticos e modalidade de avaliação; Conceito de desenvolvimento Humano;
Paradigmas e teorias do desenvolvimento humano
Semana 3: Carnaval; Paradigmas e teorias do desenvolvimento humano;
Semana 4: Paradigmas e teorias do desenvolvimento humano; Cognição na idade adulta e velhice: Pensamento formal e pós-formal;
Semana 5: Cognição na idade adulta e velhice: Pensamento formal e pós-formal; Cognição na idade adulta e velhice: Inteligência, memória e sabedoria;
Semana 6: Vinculação na idade adulta e velhice
Semana 7: Trabalho, reforma e organização dos tempos livres; Revisões e esclarecimento de dúvidas;
Semana 8: Teste 1; Trabalho, reforma e organização dos tempos livres;
Semana 9: Férias da Páscoa; Acontecimentos de vida, stress e coping na idade adulta e velhice
Semana 10: Acontecimentos de vida, stress e coping na idade adulta e velhice
Semana 11: Envelhecimento ativo e bem-sucedido; Monitorização dos trabalhos de grupo;
Semana 12: Ajustamento psicológico na idade avançada;
Semana 13: O psicólogo na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso (aula aberta); Instrumentos de avaliação na terceira idade;
Semana 14: Teste 2; Monitorização dos trabalhos de grupo;
Semana 15: Apresentação de trabalhos de grupo

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos apresentados sobre as perspetivas e modelos de desenvolvimento humano remetem para o cumprimento do objetivo 1. Os conteúdos referentes às dimensões psicológicas do desenvolvimento e envelhecimento humano permitem a concretização dos objetivos 2 e 3. Por sua vez, o objetivo 4 será concretizado pela apresentação dos conteúdos referentes ao desenvolvimento/envelhecimento humano enquanto processo de adaptação. Por fim, os conteúdos programáticos referentes ao papel e intervenção do Educador Social para promoção da qualidade do envelhecimento permitem a concretização do objetivo 5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino consistirão em aulas expositivas e atividades de exploração de leitura, que permitirão ao estudante “Reconhecer os paradigmas do estudo do desenvolvimento humano, debatendo o processo de desenvolvimento numa perspetiva life-span development” (Objetivo 1) e “Conhecer e caracterizar as dimensões psicológicas do desenvolvimento e envelhecimento humano, nomeadamente ao nível do desenvolvimento funcional, cognitivo, social e relacional na idade adulta e na velhice” (Objetivo 3). Por seu turno, será através da realização de atividades de carácter prático, brainstormings, análise e discussão crítica de textos e/ou artigos científicos e/ou vídeos e de atividades em pares/grupo no âmbito das aulas que os estudantes serão capazes de “Refletir acerca do papel de diferentes fatores para o desenvolvimento harmonioso e integrado do ser humano, tendo em conta a sua especificidade na idade adulta e velhice” (Objetivo 2), “Reconhecer o envelhecimento enquanto processo de adapt

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)