Como chegar
|
Contactos
Perguntas
Frequentes

Psicologia Social 2019/2020

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

corpo docente

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Reconhecer a importância da psicologia social para o estudo e análise do comportamento humano em contextos particulares de interação;
2. Conhecer as principais áreas de conhecimento em psicologia social, nomeadamente as perspetivas de estudo ao nível dos processos grupais e intergrupais, bem como intraindividuais e interindividuais;
3. Desenvolver competências de análise psicossocial a vários níveis nas sociedades contemporâneas

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica

Método de Ensino

Serão utilizados métodos expositivos e métodos ativos. Os primeiros assentarão grandemente no recurso a suporte multimédia. Os segundos irão basear-se na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente brainstormings, exercícios/dinâmicas de grupo, análise e discussão de textos e artigos científicos e trabalhos de grupo, com apresentação e discussão em contexto de aula.

Conteúdos Programáticos

1. O domínio da psicologia social
1.1. Definição e objeto
1.2. Paradigmas na Psicologia Social
1.3. Níveis de análise em Psicologia Social

2. Cognição e pensamento social
2.1. Representações sociais: Conceito, funções e perspetivas teóricas
2.2. Atitudes, mudança de atitudes e persuasão

3. Estrutura e dinâmica de grupos
3.1. Normas, estatutos e papéis
3.2. Processos e efeitos do grupo: a presença dos outros

4. Influência social em grupos
4.1. Influência social maioritária
4.2. Influência social minoritária

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Hogg, M. A. & Vaughan, G. M. (2008). Social psychology. Harlow, NJ: Prentice Hall.
Leyens, J. P. (1994). Psicologia social. Lisboa: Edições 70.
Myers, D. G. (2009). Exploring social psychology. New York, NY: McGraw-Hill.
Michener, H. A., Delamater, J. D., & Myers, D. J. (2005). Psicologia social (E. Fittipaldi & S. S. M. Cuccio, Trans.). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Neto, F. (2000). Psicologia social. Lisboa: Universidade Aberta.
Vala, J. & Monteiro, M. B. (Eds.). (2013). Psicologia social (9th ed.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Bibliografia Complementar

Aronson, E., Wilson, T. D., e Akert, R. M. (2005). Social psychology (5th ed). New York, NY: Pearson
Castro, P. (2006). Applying social psychology to the study of environmental concern and environmental
worldviews: Contributions from the social representations approach. Journal of Community and Applied Social
Psychology, 16, 247-266.
Doise, W. (2002). Da psicologia social à psicologia societal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 18(1), 27-35.
Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K. (2008). Introduction to social psychology: A European perspective.
New York, NY: Blackwell.
Sammut, G., Andreouli, E., Gaskell, G., & Valsiner, J. (2015). The Cambridge handbook of social
representations. Cambridge: Cambridge University Press.
Valentim, J. P. (2011). Societal approaches in social psychology. Bern: Peter Lang.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação da UC;Definição e objeto da Psicologia Social
Semana 2: Representações sociais: Conceito, origens e processos sociocognitivos
Semana 3: Representações sociais: Abordagens ao estudo das representações sociais
Semana 4: Atitudes: Conceitos, medição e funções
Semana 5: Atitudes: Formação, mudança e sua relação com os comportamentos
Semana 6: Atitudes: Formação, mudança e sua relação com os comportamentos
Semana 7: Teste 1
Semana 8: Estruturas e processos de grupo
Semana 9: Estruturas e processos de grupo
Semana 10: Influência social maioritária
Semana 11: Influência social maioritária
Semana 12: Influência social minoritária
Semana 13: Teste 2
Semana 14: Preparação dos trabalhos de grupo para apresentação
Semana 15: Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo

Coerência do programa para com os objetivos

Focando áreas relevantes da Psicologia Social e expondo uma perspetiva do seu desenvolvimento, os conteúdos apresentados no Ponto 1 (“Domínio da Psicologia Social), remetem ao cumprimento do Objetivo 1.
Os conteúdos propostos no Ponto 2 (“Cognição e pensamento social”), Ponto 3 (“Estrutura e processos de grupo) e Ponto 4 (“Influência social em grupo”) permitem iniciar os estudantes na compreensão dos principais processos e fatores psicossociais na construção do pensamento social, nas interações grupais e interindividuais, bem como nos processos intradinidividuais, remetendo para a concretização do Objetivo 2. Na sua globalidade, os conteúdos programáticos permitem aos estudantes desenvolver competências de análise psicossocial a vários níveis nas sociedades contemporâneas (Objetivo 3).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

No âmbito dos objetivos “reconhecer a importância da psicologia social para o estudo e análise do comportamento humano em contextos particulares de interação” (Objetivo 1) e “conhecer as principais áreas de conhecimento em psicologia social, nomeadamente as perspetivas de estudo ao nível dos processos grupais e intergrupais, bem como intraindividuais e interindividuais” (Objetivo 2), serão utilizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura e exercícios de aplicação de conhecimentos realizados em contexto de grupo. Do mesmo modo, aulas expositivas, atividades de exploração de leitura e exercícios de aplicação de conhecimentos realizados, elaboração de comentários críticos afilmes e/ou documentários em contexto de grupo permitirão aos estudantes “Desenvolver competências de análise psicossocial a vários níveis nas sociedades contemporâneas” (Objetivo 3).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
LiderançaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)